A implantação do “Currículo da Cidade” na visão do docente: impressões e dificuldades iniciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10483366 https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64661 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar a visão dos professores frente à implantação da nova base curricular na cidade de São Paulo em 2018, do Ensino Fundamental II, referente ao componente curricular Ciências Naturais e como a sua formação contribui para a percepção do docente nesse processo. No final do ano de 2017 foi apresentado um novo currículo escolar na cidade de São Paulo para o Ensino Fundamental, o “Currículo da Cidade”, com uma proposta de alinhar as orientações curriculares do Município de São Paulo ao processo de construção da Base Nacional Comum Curricular, documento que define as aprendizagens essenciais a que todos os estudantes brasileiros têm direito ao longo da Educação Básica. Diante deste cenário, foram levantados os seguintes problemas de pesquisa: Qual a percepção dos professores frente à implantação do “Currículo da Cidade”? Os professores estão tendo suporte adequado quanto aos cursos de formação para trabalhar com o novo currículo? Como se dará a continuidade das disciplinas nessa transposição? E quanto à atualização do material didático? Para tentar responder a essas questões, procurou-se com esta pesquisa, de caráter qualitativo, fazer uma análise sobre os modelos de formação de professores de ciências, cuja busca por um perfil crítico-reflexivo se faz desejável para conquistar a autonomia para a construção e/ou implementação curricular no curso de sua atividade profissional. Primeiramente foi feito um levantamento teórico sobre a definição de currículo, passando por autores como Sacristán, Saviani, Macedo e Lopes e um breve levantamento histórico sobre a BNCC e a reorganização do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de São Paulo nos últimos anos. Procurou-se com isto fundamentar esta pesquisa, levando em consideração o perfil dos docentes entrevistados e considerando extremamente relevante a visão do professor sobre a implantação do “Currículo da Cidade”, para que não seja visto apenas como um mero executor, mas como um personagem importante, crítico e participativo nas decisões que afetam o ambiente e a comunidade escolar. |
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No final do ano de 2017 foi apresentado um novo currículo escolar na cidade de São Paulo para o Ensino Fundamental, o “Currículo da Cidade”, com uma proposta de alinhar as orientações curriculares do Município de São Paulo ao processo de construção da Base Nacional Comum Curricular, documento que define as aprendizagens essenciais a que todos os estudantes brasileiros têm direito ao longo da Educação Básica. Diante deste cenário, foram levantados os seguintes problemas de pesquisa: Qual a percepção dos professores frente à implantação do “Currículo da Cidade”? Os professores estão tendo suporte adequado quanto aos cursos de formação para trabalhar com o novo currículo? Como se dará a continuidade das disciplinas nessa transposição? E quanto à atualização do material didático? Para tentar responder a essas questões, procurou-se com esta pesquisa, de caráter qualitativo, fazer uma análise sobre os modelos de formação de professores de ciências, cuja busca por um perfil crítico-reflexivo se faz desejável para conquistar a autonomia para a construção e/ou implementação curricular no curso de sua atividade profissional. Primeiramente foi feito um levantamento teórico sobre a definição de currículo, passando por autores como Sacristán, Saviani, Macedo e Lopes e um breve levantamento histórico sobre a BNCC e a reorganização do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de São Paulo nos últimos anos. Procurou-se com isto fundamentar esta pesquisa, levando em consideração o perfil dos docentes entrevistados e considerando extremamente relevante a visão do professor sobre a implantação do “Currículo da Cidade”, para que não seja visto apenas como um mero executor, mas como um personagem importante, crítico e participativo nas decisões que afetam o ambiente e a comunidade escolar.This work aimed to analyse the vision of teachers regarding the implementation of the new curriculum base in the city of São Paulo in 2018, to the Elementary School II, referring to the Natural Sciences curriculum component and reflect on possible difficulties encountered by teachers in this process. At the end of 2017, a new school curriculum was presented in the city of São Paulo for Primary Education, the "Currículo da Cidade", with a proposal to align the curriculum guidelines of the Municipality of São Paulo with the process of building the Common National Curriculum Base, a document that defines the essential learning to which all Brazilian students are entitled throughout Basic Education. Faced with this scenario, the following research problems were raised: What is the teachers' perception of the implementation of this new curriculum? Are the teachers getting adequate support for the training courses to work with the new curriculum? How will the subjects be continued in this transposition? What about the updating of teaching material? To try to answer these questions, it was tried with this qualitative research to make an analysis of the models of training of science teachers, whose search for a critical-reflexive profile is desirable to gain autonomy for the construction and/or implementation of curriculum during their professional activity. First, a theoretical survey was made on the definition of curriculum, passing by authors such as Sacristán, Saviani, Macedo and Lopes and a brief historical survey on the BNCC and the reorganization of elementary education in the São Paulo Municipal Education Network in recent years. This sought to base this research considering the profile of the teachers interviewed and considering extremely relevant the vision of the teacher about the implementation of the “Currículo da Cidade”, not being seen as a mere executor, but as an important, critical and participative character in decisions that affect the environment and school community.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)125 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)CurrículoCidade De São PauloEnsino De CiênciasFormação DocenteBNCCCurriculumCity Of São PauloScience EducationTeacher FormationBNCCA implantação do “Currículo da Cidade” na visão do docente: impressões e dificuldades iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPDiadema, Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e FarmacêuticasEnsino de Ciências e MatemáticaEnsino De Ciências E MatemáticaEnsino E Aprendizagem Em Ciências Da Natureza E MatemáticaORIGINALPAULO HENRIQUE APARECIDO.pdfPAULO HENRIQUE APARECIDO.pdfapplication/pdf3017112${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64661/1/PAULO%20HENRIQUE%20APARECIDO.pdffee3cc182ad2212fc68d63d8db802fe5MD51open accessTEXTPAULO HENRIQUE APARECIDO.pdf.txtPAULO HENRIQUE APARECIDO.pdf.txtExtracted texttext/plain281254${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64661/2/PAULO%20HENRIQUE%20APARECIDO.pdf.txtd5be159a4efc1da38e6a625a25266016MD52open accessTHUMBNAILPAULO HENRIQUE APARECIDO.pdf.jpgPAULO HENRIQUE APARECIDO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4386${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64661/4/PAULO%20HENRIQUE%20APARECIDO.pdf.jpg6aadda6478ea593ca71a202111d1709cMD54open access11600/646612023-05-12 02:46:56.171open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64661Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-12T05:46:56Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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