Avaliação de impacto do Programa de Permanência Estudantil da Universidade Federal de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MINHOTO, Maria Angelica Pedra
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: CESPEDES, Juliana Garcia, ROSA, Anderson da Silva, OLIVEIRA, Suzana Cristina Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/Jbgmjrb7dTJKdFKGHvVPWNC/abstract/?lang=pt
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61248
https://doi.org/10.1590/S0104-403620210002902418
Resumo: O Programa de Auxílio Para Estudantes (Pape), da Universidade Federal de São Paulo, destina-se à assistência de estudantes com renda familiar per capita de até a 1,5 salário mínimo para garantir sua permanência na universidade. Os recursos vêm do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). O artigo analisa a eficácia do Pape e os possíveis impactos sobre o desempenho acadêmico. Para tanto, são comparados a evasão e os coeficientes de rendimento entre os participantes do Pape e os não participantes com perfil de renda igual. Os resultados mostram que, entre os participantes do Pape, o percentual de evadidos é menor e que o coeficiente de rendimento é maior e menos disperso. Conclui-se que o programa tem sido eficaz para garantir a permanência de estudantes vulneráveis e para promover condições de melhor desempenho acadêmico, porém, para preservá-lo, seria preciso ampliar seus recursos e transformar o Pnaes em política de Estado.
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spelling MINHOTO, Maria Angelica PedraCESPEDES, Juliana GarciaROSA, Anderson da SilvaOLIVEIRA, Suzana Cristina Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/6564510847928702Rio de Janeiro2021-07-07T22:11:18Z2021-07-07T22:11:18Z2021-03-19https://www.scielo.br/j/ensaio/a/Jbgmjrb7dTJKdFKGHvVPWNC/abstract/?lang=ptASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR – ANDIFES. Comissão Especial de Estudos Sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_ Evasao_ Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf. Acesso em: 3 maio 2016. Era Brasil ASSIS, A. C. L. et al. As políticas de assistência estudantil: experiências comparadas em universidades públicas brasileiras. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, v. 6, n. 4, p. 125-146, dez. 2013. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p125 BRASIL. Decreto No 6.096, de 24 de abril de 2007. 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Acesso em: 18 jun 2020.1809-4465https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61248https://doi.org/10.1590/S0104-403620210002902418O Programa de Auxílio Para Estudantes (Pape), da Universidade Federal de São Paulo, destina-se à assistência de estudantes com renda familiar per capita de até a 1,5 salário mínimo para garantir sua permanência na universidade. Os recursos vêm do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). O artigo analisa a eficácia do Pape e os possíveis impactos sobre o desempenho acadêmico. Para tanto, são comparados a evasão e os coeficientes de rendimento entre os participantes do Pape e os não participantes com perfil de renda igual. Os resultados mostram que, entre os participantes do Pape, o percentual de evadidos é menor e que o coeficiente de rendimento é maior e menos disperso. Conclui-se que o programa tem sido eficaz para garantir a permanência de estudantes vulneráveis e para promover condições de melhor desempenho acadêmico, porém, para preservá-lo, seria preciso ampliar seus recursos e transformar o Pnaes em política de Estado.Não recebi financiamentop. 1-25porFundação CESGRANRIOEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em EducaçãoAvaliação de políticas públicas; Pnaes; Permanência estudantil; Desempenho acadêmico; Ensino SuperiorAvaliação de impacto do Programa de Permanência Estudantil da Universidade Federal de São PauloImpact Evaluation of the Student Permanence Program of the Universidade Federal de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlev. 29n. 1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)EducaçãoNão se aplicaNão se aplicaORIGINALAvaliação de impacto do 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description O Programa de Auxílio Para Estudantes (Pape), da Universidade Federal de São Paulo, destina-se à assistência de estudantes com renda familiar per capita de até a 1,5 salário mínimo para garantir sua permanência na universidade. Os recursos vêm do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). O artigo analisa a eficácia do Pape e os possíveis impactos sobre o desempenho acadêmico. Para tanto, são comparados a evasão e os coeficientes de rendimento entre os participantes do Pape e os não participantes com perfil de renda igual. Os resultados mostram que, entre os participantes do Pape, o percentual de evadidos é menor e que o coeficiente de rendimento é maior e menos disperso. Conclui-se que o programa tem sido eficaz para garantir a permanência de estudantes vulneráveis e para promover condições de melhor desempenho acadêmico, porém, para preservá-lo, seria preciso ampliar seus recursos e transformar o Pnaes em política de Estado.
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