O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6113 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300007 |
Resumo: | O presente trabalho terá como objetivo transformar em tema de reflexão as inquietações de duas crianças, Alicia e João, a respeito de sua nacionalidade; quer dizer, trazer em cena o sentimento ambíguo de pertença que possuem em relação a suas identidades. Diálogos com o pensamento filosófico serão realizados a respeito da fronteira, como lugar onde a naturalização da igualdade é posta por terra; naturalização na qual o conceito de identidade aparece como uma peça monolítica coesa e impenetrável. Defendemos o contrário: que a identidade é efeito de um processo constante, e sempre inacabado, de transformação subjetiva, pela mescla, pela angústia de não ser UM consigo mesmo e nem em relação aos outros. Apostamos, portanto, no universo múltiplo e incalculável do processo identitário, que torna único cada sujeito em seus dilemas. |
id |
UFSP_e04f963efe274db410c851d45a3ec244 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/6113 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Souza, Regina Maria DeCarvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:42:41Z2015-06-14T13:42:41Z2010-12-01Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 3, p. 97-115, 2010.0103-7307http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6113http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300007S0103-73072010000300007.pdfS0103-7307201000030000710.1590/S0103-73072010000300007O presente trabalho terá como objetivo transformar em tema de reflexão as inquietações de duas crianças, Alicia e João, a respeito de sua nacionalidade; quer dizer, trazer em cena o sentimento ambíguo de pertença que possuem em relação a suas identidades. Diálogos com o pensamento filosófico serão realizados a respeito da fronteira, como lugar onde a naturalização da igualdade é posta por terra; naturalização na qual o conceito de identidade aparece como uma peça monolítica coesa e impenetrável. Defendemos o contrário: que a identidade é efeito de um processo constante, e sempre inacabado, de transformação subjetiva, pela mescla, pela angústia de não ser UM consigo mesmo e nem em relação aos outros. Apostamos, portanto, no universo múltiplo e incalculável do processo identitário, que torna único cada sujeito em seus dilemas.The aim of the present paper is to bring about a reflection on the uneasiness of two children, Alicia and João, regarding their nationalities, that is, on their ambiguous feeling of belonging regarding their own identities. Dialogues based on philosophical thinking will be carried out about the frontier as a place where the naturalization of equality is extinguished, and naturalization, in which identity is perceived as a cohesive and impenetrable monolithic piece. The opposite is actually what we stand up for: identity is the effect of a never-ending, always unfinished process of subjective transformation, through miscellany, through anguish for not being ONE with oneself or with others. In short, we believe in the multiple and immeasurable universe of the identity process, which makes every subject unique concerning his or her dilemmas.Unicamp Faculdade de Educação Departamento de Psicologia da EducaçãoUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESP, EFLCH, Guarulhos, BrazilSciELO97-115porUNICAMP - Faculdade de EducaçãoPro-Posiçõesidentidadelínguafronteirapolítica linguísticaeducaçãoidentitylanguagefrontierlinguistic politicseducationO que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor?What or who am I, after all? Am I Brazilian or Uruguayan, teacher?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-73072010000300007.pdfapplication/pdf1407026${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6113/1/S0103-73072010000300007.pdf7805898eae4f5eecdc0b8948c29c282eMD51open accessTEXTS0103-73072010000300007.pdf.txtS0103-73072010000300007.pdf.txtExtracted texttext/plain47952${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6113/24/S0103-73072010000300007.pdf.txt2955af9263d94c03371915b5c45d05c1MD524open accessTHUMBNAILS0103-73072010000300007.pdf.jpgS0103-73072010000300007.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3514${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6113/26/S0103-73072010000300007.pdf.jpg439018cbfeae1450824718efd32cd5adMD526open access11600/61132023-06-03 01:48:41.675open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/6113Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:48:41Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor? |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
What or who am I, after all? Am I Brazilian or Uruguayan, teacher? |
title |
O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor? |
spellingShingle |
O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor? Souza, Regina Maria De identidade língua fronteira política linguística educação identity language frontier linguistic politics education |
title_short |
O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor? |
title_full |
O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor? |
title_fullStr |
O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor? |
title_full_unstemmed |
O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor? |
title_sort |
O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor? |
author |
Souza, Regina Maria De |
author_facet |
Souza, Regina Maria De Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Regina Maria De Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
identidade língua fronteira política linguística educação |
topic |
identidade língua fronteira política linguística educação identity language frontier linguistic politics education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
identity language frontier linguistic politics education |
description |
O presente trabalho terá como objetivo transformar em tema de reflexão as inquietações de duas crianças, Alicia e João, a respeito de sua nacionalidade; quer dizer, trazer em cena o sentimento ambíguo de pertença que possuem em relação a suas identidades. Diálogos com o pensamento filosófico serão realizados a respeito da fronteira, como lugar onde a naturalização da igualdade é posta por terra; naturalização na qual o conceito de identidade aparece como uma peça monolítica coesa e impenetrável. Defendemos o contrário: que a identidade é efeito de um processo constante, e sempre inacabado, de transformação subjetiva, pela mescla, pela angústia de não ser UM consigo mesmo e nem em relação aos outros. Apostamos, portanto, no universo múltiplo e incalculável do processo identitário, que torna único cada sujeito em seus dilemas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:42:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:42:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 3, p. 97-115, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6113 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300007 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0103-7307 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S0103-73072010000300007.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S0103-73072010000300007 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-73072010000300007 |
identifier_str_mv |
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 3, p. 97-115, 2010. 0103-7307 S0103-73072010000300007.pdf S0103-73072010000300007 10.1590/S0103-73072010000300007 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6113 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Pro-Posições |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
97-115 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6113/1/S0103-73072010000300007.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6113/24/S0103-73072010000300007.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6113/26/S0103-73072010000300007.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7805898eae4f5eecdc0b8948c29c282e 2955af9263d94c03371915b5c45d05c1 439018cbfeae1450824718efd32cd5ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1783460338284363776 |