Modelo e metodologia para o ensino de oftalmoscopia direta e sua aplicação no desenvolvimento de algoritmos para interpretação de imagens oftalmológicas
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11179877 https://repositorio.unifesp.br/11600/68309 |
Resumo: | Objetivo: Desenvolver métodos de melhorias do atendimento oftalmológico, com um novo modelo e metodologia de ensino para o estudo da oftalmoscopia direta e desenvolvimento de novas tecnologias para análise de dados e imagens. Método: Após o estudo da distribuição irregular de oftalmologistas em países como Brasil e Portugal, foi realizado um questionário com médicos não oftalmologistas para avaliar o nível de confiança no exame de oftalmoscopia direta. A seguir, um modelo de olho humano foi confeccionado a partir de cálculos físicos utilizando-se papel cartão com fundo preto, esfera de acrílico e de gesso. O modelo foi aplicado no ensino de oftalmoscopia direta e teste de reflexo vermelho. Foram desenvolvidas novas tecnologias de análise de imagens e dados. Foi desenvolvido um algoritmo para avaliação de edema de mácula em retinografias e um programa de análise de imagem e controle de coriorretinite por toxoplasmose. Resultados: Os resultados do questionário demostraram que os médicos se sentem pouco confiantes no diagnóstico através da oftalmoscopia direta. O modelo se mostrou eficaz no ensino de oftalmoscopia direta e teste do reflexo vermelho. Sua versatilidade permitiu que fosse utilizado para o ensino de alunos de medicina veterinária. O algoritmo desenvolvido se mostrou útil na detecção de edema em retinografias de pacientes diabéticos e o programa de análise de imagens se mostrou útil para o acompanhamento de pacientes com uveíte por toxoplasmose. Conclusão: Buscando alternativas para melhorar o atendimento oftalmológico da população, foi desenvolvido um modelo simples e de baixo custo do olho humano para ser utilizado no ensino da oftalmoscopia direta e teste de reflexo vermelho, o que possibilitou o ensino e treinamento dessa técnica, sendo inclusive adaptado para o ensino de oftalmoscopia direta em alunos de medicina veterinária. Esse pode ser um método de ensino facilmente adotado por qualquer instituição de ensino devido a seu baixo custo e efetividade. O desenvolvimento de novas tecnologias de análise de dados e imagens se demonstraram como alternativas úteis para o diagnóstico e acompanhamento de doenças oftalmológicas em situações em que não possuímos acesso adequado ao atendimento oftalmológico. |
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O modelo foi aplicado no ensino de oftalmoscopia direta e teste de reflexo vermelho. Foram desenvolvidas novas tecnologias de análise de imagens e dados. Foi desenvolvido um algoritmo para avaliação de edema de mácula em retinografias e um programa de análise de imagem e controle de coriorretinite por toxoplasmose. Resultados: Os resultados do questionário demostraram que os médicos se sentem pouco confiantes no diagnóstico através da oftalmoscopia direta. O modelo se mostrou eficaz no ensino de oftalmoscopia direta e teste do reflexo vermelho. Sua versatilidade permitiu que fosse utilizado para o ensino de alunos de medicina veterinária. O algoritmo desenvolvido se mostrou útil na detecção de edema em retinografias de pacientes diabéticos e o programa de análise de imagens se mostrou útil para o acompanhamento de pacientes com uveíte por toxoplasmose. Conclusão: Buscando alternativas para melhorar o atendimento oftalmológico da população, foi desenvolvido um modelo simples e de baixo custo do olho humano para ser utilizado no ensino da oftalmoscopia direta e teste de reflexo vermelho, o que possibilitou o ensino e treinamento dessa técnica, sendo inclusive adaptado para o ensino de oftalmoscopia direta em alunos de medicina veterinária. Esse pode ser um método de ensino facilmente adotado por qualquer instituição de ensino devido a seu baixo custo e efetividade. O desenvolvimento de novas tecnologias de análise de dados e imagens se demonstraram como alternativas úteis para o diagnóstico e acompanhamento de doenças oftalmológicas em situações em que não possuímos acesso adequado ao atendimento oftalmológico.Objective: Develop methods to improve eye care, with a new model and teaching methodology for the study of direct ophthalmoscopy and development of new technologies for data and image analysis. Method: After studying the irregular distribution of ophthalmologists in countries like Brazil and Portugal, a questionnaire was carried out with non-ophthalmologists to assess the level of confidence in the direct ophthalmoscopy exam. Next, the human eye model was made from physical calculations using cardboard paper with a black background, acrylic sphere, and plaster. The model was applied in the teaching of direct ophthalmoscopy and red reflex test. New image and data analysis technologies have been developed. An algorithm was developed for the evaluation of macula edema in fundus color photography and an image analysis and control program for toxoplasmosis chorioretinitis. Results: The results of the questionnaire showed that doctors feel less confident in the diagnosis through direct ophthalmoscopy. The model proved to be effective in teaching direct ophthalmoscopy and red reflex test. Its versatility allowed it to be used for teaching veterinary medicine students. The developed algorithm proved to be useful in the detection of edema in fundus color photography of diabetic patients and the image analysis program proved to be useful for the monitoring of patients with toxoplasmosis uveitis. Conclusion: Searching for alternatives to improve the population's ophthalmic service, a simple and low-cost model of the human eye was developed to be used in the teaching of direct ophthalmoscopy and red reflex test, which enabled the teaching and training of this technique, including adapted for the teaching of direct ophthalmoscopy in veterinary medicine students. This can be a teaching method easily adopted by any educational institution due to its low cost and effectiveness. The development of new data and image analysis technologies has proven to be useful alternatives for the diagnosis and monitoring of ophthalmic diseases in situations where we do not have adequate access to eye careObjective: Develop methods to improve eye care, with a new model and teaching methodology for the study of direct ophthalmoscopy and development of new technologies for data and image analysis. Method: After studying the irregular distribution of ophthalmologists in countries like Brazil and Portugal, a questionnaire was carried out with non-ophthalmologists to assess the level of confidence in the direct ophthalmoscopy exam. Next, the human eye model was made from physical calculations using cardboard paper with a black background, acrylic sphere, and plaster. The model was applied in the teaching of direct ophthalmoscopy and red reflex test. New image and data analysis technologies have been developed. An algorithm was developed for the evaluation of macula edema in fundus color photography and an image analysis and control program for toxoplasmosis chorioretinitis. Results: The results of the questionnaire showed that doctors feel less confident in the diagnosis through direct ophthalmoscopy. The model proved to be effective in teaching direct ophthalmoscopy and red reflex test. Its versatility allowed it to be used for teaching veterinary medicine students. The developed algorithm proved to be useful in the detection of edema in fundus color photography of diabetic patients and the image analysis program proved to be useful for the monitoring of patients with toxoplasmosis uveitis. Conclusion: Searching for alternatives to improve the population's ophthalmic service, a simple and low-cost model of the human eye was developed to be used in the teaching of direct ophthalmoscopy and red reflex test, which enabled the teaching and training of this technique, including adapted for the teaching of direct ophthalmoscopy in veterinary medicine students. This can be a teaching method easily adopted by any educational institution due to its low cost and effectiveness. The development of new data and image analysis technologies has proven to be useful alternatives for the diagnosis and monitoring of ophthalmic diseases in situations where we do not have adequate access to eye care.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2021)184 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Oftalmoscopia DiretaModeloEnsino De Estudantes De MedicinaNeurociência, TecnologiaInovaçãoInteligência ArtificialDirect OphthalmoscopyModelMedical Students TeachingNeuroscienceTechnology, InnovationArtificial IntelligenceModelo e metodologia para o ensino de oftalmoscopia direta e sua aplicação no desenvolvimento de algoritmos para interpretação de imagens oftalmológicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)Oftalmologia e Ciências VisuaisAnálise Da Eficácia De Protocolos De IntervençãoIndicadores De Qualidade Anatômica E Óptica De Tecidos Do Segmento Anterior Do OlhoORIGINALTHIAGO GONCALVES DOS SANTOS MARTINS-A.pdfTHIAGO GONCALVES DOS SANTOS MARTINS-A.pdfapplication/pdf2926152${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68309/1/THIAGO%20GONCALVES%20DOS%20SANTOS%20MARTINS-A.pdf60ce1c53fd28d59ef2aaaac15b035fafMD51open accessTEXTTHIAGO GONCALVES DOS SANTOS MARTINS-A.pdf.txtTHIAGO GONCALVES DOS SANTOS MARTINS-A.pdf.txtExtracted texttext/plain324948${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68309/5/THIAGO%20GONCALVES%20DOS%20SANTOS%20MARTINS-A.pdf.txt6844ced3c7e4f52c00c93fd4bc07fc34MD55open accessTHUMBNAILTHIAGO GONCALVES DOS SANTOS MARTINS-A.pdf.jpgTHIAGO GONCALVES DOS SANTOS MARTINS-A.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4378${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68309/7/THIAGO%20GONCALVES%20DOS%20SANTOS%20MARTINS-A.pdf.jpg4571eb575876e79d7a823eb40024d467MD57open access11600/683092023-07-15 01:01:41.097open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/68309Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-07-15T04:01:41Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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