O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/1633 |
Resumo: | O objetivo central desse artigo é analisar o impresso pedagógico, com atenção especial destinada à Revista Nacional que tinha à frente Lourenço Filho, intelectual e educador preocupado em extenuar o analfabetismo, apoiar a formação de professores e a promoção do avanço civilizatório, além de alimentar o sentimento pátrio no contexto brasileiro. A Revista Nacional foi um impresso publicado pela Weizsflog e Irmãos, a Editora Companhia Melhoramentos, entre os anos de 1921 a 1923, construiu um discurso que teve como objetivo legitimar o projeto de nação rumo ao progresso. Na perspectiva da História da Educação e dos pressupostos da história da cultura escolar escrita a ideia é proporcionar a exposição da materialidade desse periódico de forma a entender seu arranjo e especificidades. |
id |
UFT-2_665e1b990e927d4f2808f44d8d53a69c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/1633 |
network_acronym_str |
UFT-2 |
network_name_str |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923)Impresso pedagógicohistória da educaçãohistória da cultura escritaRevista Nacional.O objetivo central desse artigo é analisar o impresso pedagógico, com atenção especial destinada à Revista Nacional que tinha à frente Lourenço Filho, intelectual e educador preocupado em extenuar o analfabetismo, apoiar a formação de professores e a promoção do avanço civilizatório, além de alimentar o sentimento pátrio no contexto brasileiro. A Revista Nacional foi um impresso publicado pela Weizsflog e Irmãos, a Editora Companhia Melhoramentos, entre os anos de 1921 a 1923, construiu um discurso que teve como objetivo legitimar o projeto de nação rumo ao progresso. Na perspectiva da História da Educação e dos pressupostos da história da cultura escolar escrita a ideia é proporcionar a exposição da materialidade desse periódico de forma a entender seu arranjo e especificidades. Portal de Periódicos UFT2015-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/163310.20873/vol7n1pp65-85Revista Escritas; v. 7 n. 1 (2015): Imprensa no Brasil; 65-852238-718810.20873/vol7n1reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaínainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/1633/831810.20873/vol7n1c8318Overné, Cláudio Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-09T13:28:36Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/1633Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritasPRIhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/oaioliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br2238-71881981-5603opendoar:2015-10-09T13:28:36Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923) |
title |
O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923) |
spellingShingle |
O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923) Overné, Cláudio Amaral Impresso pedagógico história da educação história da cultura escrita Revista Nacional. |
title_short |
O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923) |
title_full |
O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923) |
title_fullStr |
O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923) |
title_full_unstemmed |
O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923) |
title_sort |
O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923) |
author |
Overné, Cláudio Amaral |
author_facet |
Overné, Cláudio Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Overné, Cláudio Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Impresso pedagógico história da educação história da cultura escrita Revista Nacional. |
topic |
Impresso pedagógico história da educação história da cultura escrita Revista Nacional. |
description |
O objetivo central desse artigo é analisar o impresso pedagógico, com atenção especial destinada à Revista Nacional que tinha à frente Lourenço Filho, intelectual e educador preocupado em extenuar o analfabetismo, apoiar a formação de professores e a promoção do avanço civilizatório, além de alimentar o sentimento pátrio no contexto brasileiro. A Revista Nacional foi um impresso publicado pela Weizsflog e Irmãos, a Editora Companhia Melhoramentos, entre os anos de 1921 a 1923, construiu um discurso que teve como objetivo legitimar o projeto de nação rumo ao progresso. Na perspectiva da História da Educação e dos pressupostos da história da cultura escolar escrita a ideia é proporcionar a exposição da materialidade desse periódico de forma a entender seu arranjo e especificidades. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/1633 10.20873/vol7n1pp65-85 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/1633 |
identifier_str_mv |
10.20873/vol7n1pp65-85 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/1633/8318 10.20873/vol7n1c8318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Escritas; v. 7 n. 1 (2015): Imprensa no Brasil; 65-85 2238-7188 10.20873/vol7n1 reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
collection |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
repository.name.fl_str_mv |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
oliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br |
_version_ |
1799944313650544640 |