O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Overné, Cláudio Amaral
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/1633
Resumo: O objetivo central desse artigo é analisar o impresso pedagógico, com atenção especial destinada à Revista Nacional que tinha à frente Lourenço Filho, intelectual e educador preocupado em extenuar o analfabetismo, apoiar a formação de professores e a promoção do avanço civilizatório, além de alimentar o sentimento pátrio no contexto brasileiro. A Revista Nacional foi um impresso publicado pela Weizsflog e Irmãos, a Editora Companhia Melhoramentos, entre os anos de 1921 a 1923, construiu um discurso que teve como objetivo legitimar o projeto de nação rumo ao progresso. Na perspectiva da História da Educação e dos pressupostos da história da cultura escolar escrita a ideia é proporcionar a exposição da materialidade desse periódico de forma a entender seu arranjo e especificidades.    
id UFT-2_665e1b990e927d4f2808f44d8d53a69c
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/1633
network_acronym_str UFT-2
network_name_str Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
repository_id_str
spelling O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923)Impresso pedagógicohistória da educaçãohistória da cultura escritaRevista Nacional.O objetivo central desse artigo é analisar o impresso pedagógico, com atenção especial destinada à Revista Nacional que tinha à frente Lourenço Filho, intelectual e educador preocupado em extenuar o analfabetismo, apoiar a formação de professores e a promoção do avanço civilizatório, além de alimentar o sentimento pátrio no contexto brasileiro. A Revista Nacional foi um impresso publicado pela Weizsflog e Irmãos, a Editora Companhia Melhoramentos, entre os anos de 1921 a 1923, construiu um discurso que teve como objetivo legitimar o projeto de nação rumo ao progresso. Na perspectiva da História da Educação e dos pressupostos da história da cultura escolar escrita a ideia é proporcionar a exposição da materialidade desse periódico de forma a entender seu arranjo e especificidades.    Portal de Periódicos UFT2015-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/163310.20873/vol7n1pp65-85Revista Escritas; v. 7 n. 1 (2015): Imprensa no Brasil; 65-852238-718810.20873/vol7n1reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaínainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/1633/831810.20873/vol7n1c8318Overné, Cláudio Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-09T13:28:36Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/1633Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritasPRIhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/oaioliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br2238-71881981-5603opendoar:2015-10-09T13:28:36Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923)
title O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923)
spellingShingle O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923)
Overné, Cláudio Amaral
Impresso pedagógico
história da educação
história da cultura escrita
Revista Nacional.
title_short O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923)
title_full O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923)
title_fullStr O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923)
title_full_unstemmed O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923)
title_sort O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923)
author Overné, Cláudio Amaral
author_facet Overné, Cláudio Amaral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Overné, Cláudio Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Impresso pedagógico
história da educação
história da cultura escrita
Revista Nacional.
topic Impresso pedagógico
história da educação
história da cultura escrita
Revista Nacional.
description O objetivo central desse artigo é analisar o impresso pedagógico, com atenção especial destinada à Revista Nacional que tinha à frente Lourenço Filho, intelectual e educador preocupado em extenuar o analfabetismo, apoiar a formação de professores e a promoção do avanço civilizatório, além de alimentar o sentimento pátrio no contexto brasileiro. A Revista Nacional foi um impresso publicado pela Weizsflog e Irmãos, a Editora Companhia Melhoramentos, entre os anos de 1921 a 1923, construiu um discurso que teve como objetivo legitimar o projeto de nação rumo ao progresso. Na perspectiva da História da Educação e dos pressupostos da história da cultura escolar escrita a ideia é proporcionar a exposição da materialidade desse periódico de forma a entender seu arranjo e especificidades.    
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/1633
10.20873/vol7n1pp65-85
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/1633
identifier_str_mv 10.20873/vol7n1pp65-85
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/1633/8318
10.20873/vol7n1c8318
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos UFT
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos UFT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Escritas; v. 7 n. 1 (2015): Imprensa no Brasil; 65-85
2238-7188
10.20873/vol7n1
reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
collection Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
repository.name.fl_str_mv Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv oliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br
_version_ 1799944313650544640