O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Sodré, Patricia Rosicleia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Arlene Batista da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9963
Resumo: Esse artigo é parte da pesquisa de mestrado que investigou as experiências literárias dos alunos concluintes da educação básica, em uma escola pública estadual do ES, na tentativa de compreender como se dão as práticas de leitura desses jovens. Pretende-se dar visibilidade às experiências literárias dos alunos, inspirar novas abordagens investigativas com vistas à melhoria do ensino da literatura e estimular as discussões acerca da educação literária. Para isso, respaldamos nossa análise nos seguintes teóricos: Antonio Candido (1972, 2011); Roger Chartier (1999, 2002); Annie Rouxel (2012, 2013) e Neide Rezende (2013, 2018), entre outros.
id UFT-4_28abda3e4351f1aa2820a626afacf22a
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/9963
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIOensino de literatura; experiências literárias; ensino médio; práticas de leituras literáriasEsse artigo é parte da pesquisa de mestrado que investigou as experiências literárias dos alunos concluintes da educação básica, em uma escola pública estadual do ES, na tentativa de compreender como se dão as práticas de leitura desses jovens. Pretende-se dar visibilidade às experiências literárias dos alunos, inspirar novas abordagens investigativas com vistas à melhoria do ensino da literatura e estimular as discussões acerca da educação literária. Para isso, respaldamos nossa análise nos seguintes teóricos: Antonio Candido (1972, 2011); Roger Chartier (1999, 2002); Annie Rouxel (2012, 2013) e Neide Rezende (2013, 2018), entre outros.Universidade Federal do Norte do Tocantins2021-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/996310.20873/uft2179-3948.2020v11n3p128-147EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 128- 1472179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9963/18454Copyright (c) 2021 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Sodré, Patricia RosicleiaSilva, Arlene Batista da2023-12-19T19:40:09Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/9963Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T19:40:09EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
title O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
da Silva Sodré, Patricia Rosicleia
ensino de literatura; experiências literárias; ensino médio; práticas de leituras literárias
title_short O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
title_full O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
title_sort O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
author da Silva Sodré, Patricia Rosicleia
author_facet da Silva Sodré, Patricia Rosicleia
Silva, Arlene Batista da
author_role author
author2 Silva, Arlene Batista da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Sodré, Patricia Rosicleia
Silva, Arlene Batista da
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de literatura; experiências literárias; ensino médio; práticas de leituras literárias
topic ensino de literatura; experiências literárias; ensino médio; práticas de leituras literárias
description Esse artigo é parte da pesquisa de mestrado que investigou as experiências literárias dos alunos concluintes da educação básica, em uma escola pública estadual do ES, na tentativa de compreender como se dão as práticas de leitura desses jovens. Pretende-se dar visibilidade às experiências literárias dos alunos, inspirar novas abordagens investigativas com vistas à melhoria do ensino da literatura e estimular as discussões acerca da educação literária. Para isso, respaldamos nossa análise nos seguintes teóricos: Antonio Candido (1972, 2011); Roger Chartier (1999, 2002); Annie Rouxel (2012, 2013) e Neide Rezende (2013, 2018), entre outros.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9963
10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p128-147
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9963
identifier_str_mv 10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p128-147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9963/18454
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 128- 147
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458994632622080