A educação literária no ensino médio: análises, reflexões e desafios sobre ensinar literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longo, Laís Boarini [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/213769
Resumo: Esta dissertação apresenta por objetivo analisar como a disciplina de Literatura é trabalhada no Ensino Médio da Educação Básica em um contexto de escola particular do estado de São Paulo. Para subsidiar tal análise, propusemos um recorte histórico e analítico dos documentos que compõem a área educacional brasileira tais como os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio (PCNEM), a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e o Currículo do Estado de São Paulo a fim de interpretarmos como a educação literária se apresenta em tais documentos norteadores das atuais modificações curriculares e organizacionais para a implementação do novo Ensino Médio, um dos desafios que ora se apresenta no âmbito da formação e atuação de professores. Centralizamos naqueles documentos a área de Linguagens, enfatizando as potencialidades didáticas que a literatura pode possibilitar para o desenvolvimento da leitura crítica e para o conhecimento de mundo e de texto/discurso nos alunos envolvidos. Para essa reflexão, utilizamos como fundamentação teórica autores que discutem a importância da literatura e do letramento literário como: Cândido (1989); Lajolo (2001); Bosi (1994); Rocco (1992); Zinani (2002), Cosson (2006; 2014), entre outros que julgamos necessários para o foco da presente pesquisa. Desse modo, procedemos à análise dos documentos oficiais citados e a implementação do material didático Literatura do Sistema FTD, em uma disciplina de Literatura no Ensino Médio. Os resultados de nossas análises evidenciam alguns descompassos entre o que é proposto pelos documentos e como a disciplina se desenvolve nos materiais didáticos usados na sala de aula, principalmente por meio de uma abordagem utilizada para o desenvolvimento da leitura crítica, revelando, muitas vezes um distanciamento entre os estudantes e a área estudada.
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spelling A educação literária no ensino médio: análises, reflexões e desafios sobre ensinar literaturaLa educación literaria en el bachillerato: análisis, reflexiones y desafíos sobre la enseñanza de la literaturaEducação literáriaEnsino de literaturaEnsino MédioBNCCCurrículo paulistaEsta dissertação apresenta por objetivo analisar como a disciplina de Literatura é trabalhada no Ensino Médio da Educação Básica em um contexto de escola particular do estado de São Paulo. Para subsidiar tal análise, propusemos um recorte histórico e analítico dos documentos que compõem a área educacional brasileira tais como os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio (PCNEM), a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e o Currículo do Estado de São Paulo a fim de interpretarmos como a educação literária se apresenta em tais documentos norteadores das atuais modificações curriculares e organizacionais para a implementação do novo Ensino Médio, um dos desafios que ora se apresenta no âmbito da formação e atuação de professores. Centralizamos naqueles documentos a área de Linguagens, enfatizando as potencialidades didáticas que a literatura pode possibilitar para o desenvolvimento da leitura crítica e para o conhecimento de mundo e de texto/discurso nos alunos envolvidos. Para essa reflexão, utilizamos como fundamentação teórica autores que discutem a importância da literatura e do letramento literário como: Cândido (1989); Lajolo (2001); Bosi (1994); Rocco (1992); Zinani (2002), Cosson (2006; 2014), entre outros que julgamos necessários para o foco da presente pesquisa. Desse modo, procedemos à análise dos documentos oficiais citados e a implementação do material didático Literatura do Sistema FTD, em uma disciplina de Literatura no Ensino Médio. Os resultados de nossas análises evidenciam alguns descompassos entre o que é proposto pelos documentos e como a disciplina se desenvolve nos materiais didáticos usados na sala de aula, principalmente por meio de uma abordagem utilizada para o desenvolvimento da leitura crítica, revelando, muitas vezes um distanciamento entre os estudantes e a área estudada.Esta disertación tiene como objetivo analizar cómo se trabaja la disciplina de la Literatura en la educación básica en el contexto de una escuela privada en el estado de São Paulo. Para sustentar este análisis, se propuso un corte histórico y analítico de los documentos que componen el área educativa brasileña como los Parámetros Curriculares de la Enseñanza Media (PCNEM), la Base Curricular Nacional Común (BNCC) y el Currículo del Estado de São Paulo con el fin de interpretar cómo se presenta la educación literaria en dicho documentos que orientan los câmbios curriculares y organizativos para una nueva implementación de la Enseñanza Media, uno de los desafíos que ahora se presenta en el contexto de la formación y desempeño docente . En esos documentos centramos el área de Lenguas y Códigos, enfatizando el potencial didáctico que el área literaria adquiere para el desarrollo de la lectura crítica y el conocimiento del mundo de los estudiantes. Para ello, se procedió al análisis del proceso tanto de los documentos oficiales como del material didáctico que la Literatura puede habilitar para el desarrollo de la lectura crítica para el conocimiento del mundo, del texto/discurso en los estudiantes. Para esta reflexión utilizamos como fundamento teórico autores que discuten la importancia de la literatura como Cândido (1989); Lajolo (2001); Bosi (1994); Rocco (1992); Zinani (2002), Cosson (2006; 2014) entre otros que consideramos necesarios para el enfoque de esta investigación. De esta manera, se procedió al análisis de los documentos oficiales citados y la implementación del material didáctico Literatura Sistema FTD, en una disciplina de Literatura de la Enseñanza Media. Nuestros resultados muestran algunos desajustes entre lo propuesto por los documentos y cómo se desarrolla en los materiales didácticos por el enfoque utilizado para el desarrollo de la lectura crítica, revelando a menudo un distanciamiento entre los alumnos y el área estudiada.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gileno, Rosangela Sanches da Silveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Longo, Laís Boarini [UNESP]2021-07-30T16:27:59Z2021-07-30T16:27:59Z2021-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21376933004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:53:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213769Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:02:20.413480Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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