ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9599 |
Resumo: | Nesta entrevista, Felipe Munita apresenta um panorama do contexto de investigação em didática da literatura na contemporaneidade, abordando desde temas teóricos como o conceito de professor-leitor, a relação entre cognição e fruição na experiência estética e tendências teórico-metodológicas, até questões ligadas à práxis docente como a relevância do trabalho envolvendo biblioteca escolar e as práticas de ensino na escola, além de temas transversais como enfoques prioritários na cooperação científica latino-americana. O pesquisador chileno recebeu a menção de Doutor Internacional e Prêmio Extraordinário de Doutorado por sua tese sobre mediação de leitura defendida na Universidade Autônoma de Barcelona, sob a supervisão de Teresa Colomer. Tem atuado como conferencista, formador de mediadores, professor e pesquisador em vários países da Europa, América Latina e do Norte, em algumas ações como consultor internacional da Unesco em programas para mediadores de leitura. Atualmente, é Professor da Pontificia Universidad Católica de Chile e membro do Grupo de Investigación de literatura infantil y juvenil y educación literaria de la Universitat Autònoma de Barcelona. |
id |
UFT-4_31b27c159c1d6a31a936405d2eaa8279 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/9599 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTREVISTA COM FELIPE MUNITAleitura literáriaeducação literáriaformação do leitorprofessor-leitorNesta entrevista, Felipe Munita apresenta um panorama do contexto de investigação em didática da literatura na contemporaneidade, abordando desde temas teóricos como o conceito de professor-leitor, a relação entre cognição e fruição na experiência estética e tendências teórico-metodológicas, até questões ligadas à práxis docente como a relevância do trabalho envolvendo biblioteca escolar e as práticas de ensino na escola, além de temas transversais como enfoques prioritários na cooperação científica latino-americana. O pesquisador chileno recebeu a menção de Doutor Internacional e Prêmio Extraordinário de Doutorado por sua tese sobre mediação de leitura defendida na Universidade Autônoma de Barcelona, sob a supervisão de Teresa Colomer. Tem atuado como conferencista, formador de mediadores, professor e pesquisador em vários países da Europa, América Latina e do Norte, em algumas ações como consultor internacional da Unesco em programas para mediadores de leitura. Atualmente, é Professor da Pontificia Universidad Católica de Chile e membro do Grupo de Investigación de literatura infantil y juvenil y educación literaria de la Universitat Autònoma de Barcelona.Universidade Federal do Norte do Tocantins2021-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/959910.20873/uft2179-3948.2020v11n3p06-19EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 6-192179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9599/18404Copyright (c) 2021 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMello, Cláudio José de Almeida2023-12-19T19:40:09Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/9599Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T19:40:09EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA |
title |
ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA |
spellingShingle |
ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA Mello, Cláudio José de Almeida leitura literária educação literária formação do leitor professor-leitor |
title_short |
ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA |
title_full |
ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA |
title_fullStr |
ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA |
title_full_unstemmed |
ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA |
title_sort |
ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA |
author |
Mello, Cláudio José de Almeida |
author_facet |
Mello, Cláudio José de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Cláudio José de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura literária educação literária formação do leitor professor-leitor |
topic |
leitura literária educação literária formação do leitor professor-leitor |
description |
Nesta entrevista, Felipe Munita apresenta um panorama do contexto de investigação em didática da literatura na contemporaneidade, abordando desde temas teóricos como o conceito de professor-leitor, a relação entre cognição e fruição na experiência estética e tendências teórico-metodológicas, até questões ligadas à práxis docente como a relevância do trabalho envolvendo biblioteca escolar e as práticas de ensino na escola, além de temas transversais como enfoques prioritários na cooperação científica latino-americana. O pesquisador chileno recebeu a menção de Doutor Internacional e Prêmio Extraordinário de Doutorado por sua tese sobre mediação de leitura defendida na Universidade Autônoma de Barcelona, sob a supervisão de Teresa Colomer. Tem atuado como conferencista, formador de mediadores, professor e pesquisador em vários países da Europa, América Latina e do Norte, em algumas ações como consultor internacional da Unesco em programas para mediadores de leitura. Atualmente, é Professor da Pontificia Universidad Católica de Chile e membro do Grupo de Investigación de literatura infantil y juvenil y educación literaria de la Universitat Autònoma de Barcelona. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9599 10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p06-19 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9599 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p06-19 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9599/18404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 6-19 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458994622136320 |