A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/5946 |
Resumo: | ABSTRACT: In this article, we present the result of a pedagogical practice with the discursive genre News through a didactic sequence. The research was developed during the Master of the PROFLETRAS. The research was based on the theory of Discursive Gender proposed by Bakhtin (2011) and the application of the didactic sequence follow the proposal of Lopes Rossi (2002). This research of applied and interventionist nature proposed the development of activities that contributed to the production and rewriting, considering the situational context and its linguistic - discursive characteristic. After the intervention, we found that the participants had a significant advancement. Key - words: Discursive genre; News; Following teaching; Written production. |
id |
UFT-4_3f7398b7a6c5fc1acdeec3d43fa5d60d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/5946 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA.gênero discursivonotíciasequência didáticaescritaABSTRACT: In this article, we present the result of a pedagogical practice with the discursive genre News through a didactic sequence. The research was developed during the Master of the PROFLETRAS. The research was based on the theory of Discursive Gender proposed by Bakhtin (2011) and the application of the didactic sequence follow the proposal of Lopes Rossi (2002). This research of applied and interventionist nature proposed the development of activities that contributed to the production and rewriting, considering the situational context and its linguistic - discursive characteristic. After the intervention, we found that the participants had a significant advancement. Key - words: Discursive genre; News; Following teaching; Written production. Neste artigo apresentamos o resultado de uma prática pedagógica com o gênero discursivo notícia por meio de sequência didática. A pesquisa foi desenvolvida durante o Mestrado do PROFLETRAS. A pesquisa teve como fundamentação teórica, a concepção de gênero discursivo de Bakhtin e aplicação da sequência didática. Esta investigação de caráter aplicado e intervencionista propôs o desenvolvimento de atividades que contribuíram para a produção e a reescrita, considerando o contexto situacional e sua característica linguística - discursiva. Após a intervenção, verificamos que os alunos participantes apresentaram um avanço significativo.Universidade Federal do Norte do Tocantins2019-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/594610.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p428EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 428 - 4432179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/5946/15980Copyright (c) 2019 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Santana, Cristiane Maria2021-11-24T14:03:47Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/5946Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-11-24T14:03:47EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. |
title |
A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. |
spellingShingle |
A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. da Silva Santana, Cristiane Maria gênero discursivo notícia sequência didática escrita |
title_short |
A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. |
title_full |
A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. |
title_fullStr |
A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. |
title_full_unstemmed |
A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. |
title_sort |
A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. |
author |
da Silva Santana, Cristiane Maria |
author_facet |
da Silva Santana, Cristiane Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Santana, Cristiane Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gênero discursivo notícia sequência didática escrita |
topic |
gênero discursivo notícia sequência didática escrita |
description |
ABSTRACT: In this article, we present the result of a pedagogical practice with the discursive genre News through a didactic sequence. The research was developed during the Master of the PROFLETRAS. The research was based on the theory of Discursive Gender proposed by Bakhtin (2011) and the application of the didactic sequence follow the proposal of Lopes Rossi (2002). This research of applied and interventionist nature proposed the development of activities that contributed to the production and rewriting, considering the situational context and its linguistic - discursive characteristic. After the intervention, we found that the participants had a significant advancement. Key - words: Discursive genre; News; Following teaching; Written production. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/5946 10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p428 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/5946 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/5946/15980 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 428 - 443 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458994139791360 |