LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Hellen Cris de Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silveira Vasconcelos, Emanuella, da Costa Barros, João Luiz, Silva de Farias, Marnilde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/8792
Resumo: Considerando a escola como o principal espaço responsável para habilitação do leitor e pela iniciação à educação literária, este artigo busca apresentar o delineamento de um projeto de pesquisa de doutorado, cuja proposta de pesquisa tem como objetivo analisar qual articulação os professores estabelecem entre a formação, a partir de uma perspectiva para o letramento literário, e as práticas de leitura. O método escolhido para esta investigação é a pesquisa-ação por compreender que este tipo de pesquisa permite a compreensão da realidade, além de propiciar a formação e participação dos participantes em todo processo de investigação.
id UFT-4_4f0fb94cfd72cae90edc06ad08a2114b
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/8792
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISAformação docente; anos iniciais; leitura literária; pesquisa-açãoConsiderando a escola como o principal espaço responsável para habilitação do leitor e pela iniciação à educação literária, este artigo busca apresentar o delineamento de um projeto de pesquisa de doutorado, cuja proposta de pesquisa tem como objetivo analisar qual articulação os professores estabelecem entre a formação, a partir de uma perspectiva para o letramento literário, e as práticas de leitura. O método escolhido para esta investigação é a pesquisa-ação por compreender que este tipo de pesquisa permite a compreensão da realidade, além de propiciar a formação e participação dos participantes em todo processo de investigação.Universidade Federal do Norte do Tocantins2021-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/879210.20873/uft2179-3948.2020v11n3p217-227EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 217-2272179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/8792/18415Copyright (c) 2021 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Hellen Cris de AlmeidaSilveira Vasconcelos, Emanuella da Costa Barros, João Luiz Silva de Farias, Marnilde 2023-12-19T22:40:09Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/8792Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oai||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T22:40:09EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISA
title LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISA
spellingShingle LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISA
Rodrigues, Hellen Cris de Almeida
formação docente; anos iniciais; leitura literária; pesquisa-ação
title_short LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISA
title_full LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISA
title_fullStr LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISA
title_full_unstemmed LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISA
title_sort LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISA
author Rodrigues, Hellen Cris de Almeida
author_facet Rodrigues, Hellen Cris de Almeida
Silveira Vasconcelos, Emanuella
da Costa Barros, João Luiz
Silva de Farias, Marnilde
author_role author
author2 Silveira Vasconcelos, Emanuella
da Costa Barros, João Luiz
Silva de Farias, Marnilde
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Hellen Cris de Almeida
Silveira Vasconcelos, Emanuella
da Costa Barros, João Luiz
Silva de Farias, Marnilde
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente; anos iniciais; leitura literária; pesquisa-ação
topic formação docente; anos iniciais; leitura literária; pesquisa-ação
description Considerando a escola como o principal espaço responsável para habilitação do leitor e pela iniciação à educação literária, este artigo busca apresentar o delineamento de um projeto de pesquisa de doutorado, cuja proposta de pesquisa tem como objetivo analisar qual articulação os professores estabelecem entre a formação, a partir de uma perspectiva para o letramento literário, e as práticas de leitura. O método escolhido para esta investigação é a pesquisa-ação por compreender que este tipo de pesquisa permite a compreensão da realidade, além de propiciar a formação e participação dos participantes em todo processo de investigação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/8792
10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p217-227
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/8792
identifier_str_mv 10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p217-227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/8792/18415
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 217-227
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv ||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br
_version_ 1798320163510026240