‘AFINAL, O QUE É UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA – CdP?’: (RE)PENSANDO O(S) CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CdP NO E PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bedran, Patrícia Fabiana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/4004
Resumo: Este artigo apresenta como principal objetivo tecer considerações sobre Comunidade de Prática – CdP buscando relacioná-la com o processo de formação de professores de língua estrangeira, em uma tentativa de (re)pensar conceitos, definições e a configuração da CdP no âmbito educacional. Para alcançar o objetivo proposto, relacionamos e articulamos conceitos e perspectivas teóricas sobre CdP (WENGER, 1998; WENGER; SNYDER, 2000; BARAB; DUFFY; 2003; WENGER; ROWE, 2005) e formação de professores (VIEIRA-ABRAHÃO, 2014; JOHNSON, 2009), bem como tecemos um panorama sobre as principais pesquisas realizadas na área em contexto nacional (PERIN, 2009; GIMENEZ, 2010; HALU, 2010; BARBOSA, 2014; BARBOSA; BEDRAN, 2016), de forma a situar o leitor com relação às questões investigadas e contempladas pelos trabalhos que utilizam a CdP como uma oportunidade para o desenvolvimento da formação de professores de língua. Nesse processo, evidenciamos a inviabilidade de uma transposição direta de conceitos trazidos pelos estudiosos de CdP para o âmbito educacional, sem que haja uma compreensão adequada de definições, princípios e das características da CdP para que o formador possa assumir uma postura crítico-reflexiva atenta às necessidades do contexto no qual atua. Ademais, ao buscarmos situar o leitor sobre as pesquisas realizadas, ressaltamos a importâncias dos trabalhos até então desenvolvidos e entendemos ser necessário o desenvolvimento de mais pesquisas que dialoguem entre si de forma a expandir a literatura da área.
id UFT-4_54062aa836c038860a3eaf714f7377ff
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/4004
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling ‘AFINAL, O QUE É UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA – CdP?’: (RE)PENSANDO O(S) CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CdP NO E PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRAEste artigo apresenta como principal objetivo tecer considerações sobre Comunidade de Prática – CdP buscando relacioná-la com o processo de formação de professores de língua estrangeira, em uma tentativa de (re)pensar conceitos, definições e a configuração da CdP no âmbito educacional. Para alcançar o objetivo proposto, relacionamos e articulamos conceitos e perspectivas teóricas sobre CdP (WENGER, 1998; WENGER; SNYDER, 2000; BARAB; DUFFY; 2003; WENGER; ROWE, 2005) e formação de professores (VIEIRA-ABRAHÃO, 2014; JOHNSON, 2009), bem como tecemos um panorama sobre as principais pesquisas realizadas na área em contexto nacional (PERIN, 2009; GIMENEZ, 2010; HALU, 2010; BARBOSA, 2014; BARBOSA; BEDRAN, 2016), de forma a situar o leitor com relação às questões investigadas e contempladas pelos trabalhos que utilizam a CdP como uma oportunidade para o desenvolvimento da formação de professores de língua. Nesse processo, evidenciamos a inviabilidade de uma transposição direta de conceitos trazidos pelos estudiosos de CdP para o âmbito educacional, sem que haja uma compreensão adequada de definições, princípios e das características da CdP para que o formador possa assumir uma postura crítico-reflexiva atenta às necessidades do contexto no qual atua. Ademais, ao buscarmos situar o leitor sobre as pesquisas realizadas, ressaltamos a importâncias dos trabalhos até então desenvolvidos e entendemos ser necessário o desenvolvimento de mais pesquisas que dialoguem entre si de forma a expandir a literatura da área.Universidade Federal do Norte do Tocantins2017-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/4004EntreLetras; v. 8 n. 2 (2017): A formação do Professor de Línguas na Contemporaneidade: Cenários, Desafios e Perspectivas; 35 - 562179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/4004/11952Copyright (c) 2017 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBedran, Patrícia FabianaBarbosa, Selma Maria Abdalla Dias2023-12-19T16:58:42Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/4004Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T16:58:42EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv ‘AFINAL, O QUE É UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA – CdP?’: (RE)PENSANDO O(S) CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CdP NO E PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
title ‘AFINAL, O QUE É UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA – CdP?’: (RE)PENSANDO O(S) CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CdP NO E PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
spellingShingle ‘AFINAL, O QUE É UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA – CdP?’: (RE)PENSANDO O(S) CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CdP NO E PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Bedran, Patrícia Fabiana
title_short ‘AFINAL, O QUE É UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA – CdP?’: (RE)PENSANDO O(S) CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CdP NO E PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_full ‘AFINAL, O QUE É UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA – CdP?’: (RE)PENSANDO O(S) CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CdP NO E PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_fullStr ‘AFINAL, O QUE É UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA – CdP?’: (RE)PENSANDO O(S) CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CdP NO E PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_full_unstemmed ‘AFINAL, O QUE É UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA – CdP?’: (RE)PENSANDO O(S) CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CdP NO E PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_sort ‘AFINAL, O QUE É UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA – CdP?’: (RE)PENSANDO O(S) CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CdP NO E PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
author Bedran, Patrícia Fabiana
author_facet Bedran, Patrícia Fabiana
Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias
author_role author
author2 Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bedran, Patrícia Fabiana
Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias
description Este artigo apresenta como principal objetivo tecer considerações sobre Comunidade de Prática – CdP buscando relacioná-la com o processo de formação de professores de língua estrangeira, em uma tentativa de (re)pensar conceitos, definições e a configuração da CdP no âmbito educacional. Para alcançar o objetivo proposto, relacionamos e articulamos conceitos e perspectivas teóricas sobre CdP (WENGER, 1998; WENGER; SNYDER, 2000; BARAB; DUFFY; 2003; WENGER; ROWE, 2005) e formação de professores (VIEIRA-ABRAHÃO, 2014; JOHNSON, 2009), bem como tecemos um panorama sobre as principais pesquisas realizadas na área em contexto nacional (PERIN, 2009; GIMENEZ, 2010; HALU, 2010; BARBOSA, 2014; BARBOSA; BEDRAN, 2016), de forma a situar o leitor com relação às questões investigadas e contempladas pelos trabalhos que utilizam a CdP como uma oportunidade para o desenvolvimento da formação de professores de língua. Nesse processo, evidenciamos a inviabilidade de uma transposição direta de conceitos trazidos pelos estudiosos de CdP para o âmbito educacional, sem que haja uma compreensão adequada de definições, princípios e das características da CdP para que o formador possa assumir uma postura crítico-reflexiva atenta às necessidades do contexto no qual atua. Ademais, ao buscarmos situar o leitor sobre as pesquisas realizadas, ressaltamos a importâncias dos trabalhos até então desenvolvidos e entendemos ser necessário o desenvolvimento de mais pesquisas que dialoguem entre si de forma a expandir a literatura da área.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/4004
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/4004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/4004/11952
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 8 n. 2 (2017): A formação do Professor de Línguas na Contemporaneidade: Cenários, Desafios e Perspectivas; 35 - 56
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458993632280576