‘AFINAL, O QUE É UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA – CdP?’: (RE)PENSANDO O(S) CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CdP NO E PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/4004 |
Resumo: | Este artigo apresenta como principal objetivo tecer considerações sobre Comunidade de Prática – CdP buscando relacioná-la com o processo de formação de professores de língua estrangeira, em uma tentativa de (re)pensar conceitos, definições e a configuração da CdP no âmbito educacional. Para alcançar o objetivo proposto, relacionamos e articulamos conceitos e perspectivas teóricas sobre CdP (WENGER, 1998; WENGER; SNYDER, 2000; BARAB; DUFFY; 2003; WENGER; ROWE, 2005) e formação de professores (VIEIRA-ABRAHÃO, 2014; JOHNSON, 2009), bem como tecemos um panorama sobre as principais pesquisas realizadas na área em contexto nacional (PERIN, 2009; GIMENEZ, 2010; HALU, 2010; BARBOSA, 2014; BARBOSA; BEDRAN, 2016), de forma a situar o leitor com relação às questões investigadas e contempladas pelos trabalhos que utilizam a CdP como uma oportunidade para o desenvolvimento da formação de professores de língua. Nesse processo, evidenciamos a inviabilidade de uma transposição direta de conceitos trazidos pelos estudiosos de CdP para o âmbito educacional, sem que haja uma compreensão adequada de definições, princípios e das características da CdP para que o formador possa assumir uma postura crítico-reflexiva atenta às necessidades do contexto no qual atua. Ademais, ao buscarmos situar o leitor sobre as pesquisas realizadas, ressaltamos a importâncias dos trabalhos até então desenvolvidos e entendemos ser necessário o desenvolvimento de mais pesquisas que dialoguem entre si de forma a expandir a literatura da área. |
id |
UFT-4_54062aa836c038860a3eaf714f7377ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/4004 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
‘AFINAL, O QUE É UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA – CdP?’: (RE)PENSANDO O(S) CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CdP NO E PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRAEste artigo apresenta como principal objetivo tecer considerações sobre Comunidade de Prática – CdP buscando relacioná-la com o processo de formação de professores de língua estrangeira, em uma tentativa de (re)pensar conceitos, definições e a configuração da CdP no âmbito educacional. Para alcançar o objetivo proposto, relacionamos e articulamos conceitos e perspectivas teóricas sobre CdP (WENGER, 1998; WENGER; SNYDER, 2000; BARAB; DUFFY; 2003; WENGER; ROWE, 2005) e formação de professores (VIEIRA-ABRAHÃO, 2014; JOHNSON, 2009), bem como tecemos um panorama sobre as principais pesquisas realizadas na área em contexto nacional (PERIN, 2009; GIMENEZ, 2010; HALU, 2010; BARBOSA, 2014; BARBOSA; BEDRAN, 2016), de forma a situar o leitor com relação às questões investigadas e contempladas pelos trabalhos que utilizam a CdP como uma oportunidade para o desenvolvimento da formação de professores de língua. Nesse processo, evidenciamos a inviabilidade de uma transposição direta de conceitos trazidos pelos estudiosos de CdP para o âmbito educacional, sem que haja uma compreensão adequada de definições, princípios e das características da CdP para que o formador possa assumir uma postura crítico-reflexiva atenta às necessidades do contexto no qual atua. Ademais, ao buscarmos situar o leitor sobre as pesquisas realizadas, ressaltamos a importâncias dos trabalhos até então desenvolvidos e entendemos ser necessário o desenvolvimento de mais pesquisas que dialoguem entre si de forma a expandir a literatura da área.Universidade Federal do Norte do Tocantins2017-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/4004EntreLetras; v. 8 n. 2 (2017): A formação do Professor de Línguas na Contemporaneidade: Cenários, Desafios e Perspectivas; 35 - 562179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/4004/11952Copyright (c) 2017 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBedran, Patrícia FabianaBarbosa, Selma Maria Abdalla Dias2023-12-19T16:58:42Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/4004Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T16:58:42EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
‘AFINAL, O QUE É UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA – CdP?’: (RE)PENSANDO O(S) CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CdP NO E PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title |
‘AFINAL, O QUE É UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA – CdP?’: (RE)PENSANDO O(S) CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CdP NO E PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
spellingShingle |
‘AFINAL, O QUE É UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA – CdP?’: (RE)PENSANDO O(S) CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CdP NO E PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA Bedran, Patrícia Fabiana |
title_short |
‘AFINAL, O QUE É UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA – CdP?’: (RE)PENSANDO O(S) CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CdP NO E PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_full |
‘AFINAL, O QUE É UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA – CdP?’: (RE)PENSANDO O(S) CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CdP NO E PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_fullStr |
‘AFINAL, O QUE É UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA – CdP?’: (RE)PENSANDO O(S) CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CdP NO E PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_full_unstemmed |
‘AFINAL, O QUE É UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA – CdP?’: (RE)PENSANDO O(S) CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CdP NO E PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_sort |
‘AFINAL, O QUE É UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA – CdP?’: (RE)PENSANDO O(S) CONCEITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CdP NO E PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
author |
Bedran, Patrícia Fabiana |
author_facet |
Bedran, Patrícia Fabiana Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bedran, Patrícia Fabiana Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias |
description |
Este artigo apresenta como principal objetivo tecer considerações sobre Comunidade de Prática – CdP buscando relacioná-la com o processo de formação de professores de língua estrangeira, em uma tentativa de (re)pensar conceitos, definições e a configuração da CdP no âmbito educacional. Para alcançar o objetivo proposto, relacionamos e articulamos conceitos e perspectivas teóricas sobre CdP (WENGER, 1998; WENGER; SNYDER, 2000; BARAB; DUFFY; 2003; WENGER; ROWE, 2005) e formação de professores (VIEIRA-ABRAHÃO, 2014; JOHNSON, 2009), bem como tecemos um panorama sobre as principais pesquisas realizadas na área em contexto nacional (PERIN, 2009; GIMENEZ, 2010; HALU, 2010; BARBOSA, 2014; BARBOSA; BEDRAN, 2016), de forma a situar o leitor com relação às questões investigadas e contempladas pelos trabalhos que utilizam a CdP como uma oportunidade para o desenvolvimento da formação de professores de língua. Nesse processo, evidenciamos a inviabilidade de uma transposição direta de conceitos trazidos pelos estudiosos de CdP para o âmbito educacional, sem que haja uma compreensão adequada de definições, princípios e das características da CdP para que o formador possa assumir uma postura crítico-reflexiva atenta às necessidades do contexto no qual atua. Ademais, ao buscarmos situar o leitor sobre as pesquisas realizadas, ressaltamos a importâncias dos trabalhos até então desenvolvidos e entendemos ser necessário o desenvolvimento de mais pesquisas que dialoguem entre si de forma a expandir a literatura da área. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/4004 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/4004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/4004/11952 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 8 n. 2 (2017): A formação do Professor de Línguas na Contemporaneidade: Cenários, Desafios e Perspectivas; 35 - 56 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458993632280576 |