AS INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O DESEMPENHO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE LÍNGUA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1331 |
Resumo: | Esta reflexão é parte integrante de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida na UnCuyo, Argentina, inserida, outrossim, nos estudos desenvolvidos no grupo de pesquisa Linguagem, Educação e Sustentabilidade-LES, na qual se analisa a prática pedagógica no ensino de língua nas séries iniciais do ensino fundamental, a partir do uso de um léxico específico sobre o falar local (amapaense), para tratar a noção de língua como conjunto de variedades, considerando o paradigma sustentabilidade na educação linguística. Nossa abordagem é qualitativa interpretativista, incorporando princípios da sustentabilidade na educação linguística, quer do professor pedagogo, quer do aluno do ensino fundamental das sérias iniciais. Desse modo, neste artigo, delimitamos para nossa discussão breve problematização sobre como as políticas de Estado condicionaram o surgimento de projetos de formação docente atuais que ainda pouco fundamentam o embasamento teórico-metodológico na formação linguística do pedagogo, que irá introduzir o pequeno cidadão ao ensino sistemático da língua materna. |
id |
UFT-4_727c02a3d25759d50d6305e7c718d3b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/1331 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
AS INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O DESEMPENHO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE LÍNGUAFormação de Professor. Sustentabilidade na Prática Pedagógica Docente. Educação Linguística.Esta reflexão é parte integrante de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida na UnCuyo, Argentina, inserida, outrossim, nos estudos desenvolvidos no grupo de pesquisa Linguagem, Educação e Sustentabilidade-LES, na qual se analisa a prática pedagógica no ensino de língua nas séries iniciais do ensino fundamental, a partir do uso de um léxico específico sobre o falar local (amapaense), para tratar a noção de língua como conjunto de variedades, considerando o paradigma sustentabilidade na educação linguística. Nossa abordagem é qualitativa interpretativista, incorporando princípios da sustentabilidade na educação linguística, quer do professor pedagogo, quer do aluno do ensino fundamental das sérias iniciais. Desse modo, neste artigo, delimitamos para nossa discussão breve problematização sobre como as políticas de Estado condicionaram o surgimento de projetos de formação docente atuais que ainda pouco fundamentam o embasamento teórico-metodológico na formação linguística do pedagogo, que irá introduzir o pequeno cidadão ao ensino sistemático da língua materna.Universidade Federal do Norte do Tocantins2015-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1331EntreLetras; v. 5 n. 2 (2014): DOSSIÊ CONTRIBUIÇÕES SOBRE A GRAMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA; 223-2422179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1331/8143Araújo, Maria Zenaide Farias deSantos, Janete Silva dosDifabio, Elbia HaydéePinho, Maria José deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-25T23:32:19Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/1331Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-04-25T23:32:19EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O DESEMPENHO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE LÍNGUA |
title |
AS INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O DESEMPENHO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE LÍNGUA |
spellingShingle |
AS INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O DESEMPENHO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE LÍNGUA Araújo, Maria Zenaide Farias de Formação de Professor. Sustentabilidade na Prática Pedagógica Docente. Educação Linguística. |
title_short |
AS INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O DESEMPENHO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE LÍNGUA |
title_full |
AS INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O DESEMPENHO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE LÍNGUA |
title_fullStr |
AS INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O DESEMPENHO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE LÍNGUA |
title_full_unstemmed |
AS INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O DESEMPENHO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE LÍNGUA |
title_sort |
AS INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O DESEMPENHO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE LÍNGUA |
author |
Araújo, Maria Zenaide Farias de |
author_facet |
Araújo, Maria Zenaide Farias de Santos, Janete Silva dos Difabio, Elbia Haydée Pinho, Maria José de |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Janete Silva dos Difabio, Elbia Haydée Pinho, Maria José de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Maria Zenaide Farias de Santos, Janete Silva dos Difabio, Elbia Haydée Pinho, Maria José de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professor. Sustentabilidade na Prática Pedagógica Docente. Educação Linguística. |
topic |
Formação de Professor. Sustentabilidade na Prática Pedagógica Docente. Educação Linguística. |
description |
Esta reflexão é parte integrante de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida na UnCuyo, Argentina, inserida, outrossim, nos estudos desenvolvidos no grupo de pesquisa Linguagem, Educação e Sustentabilidade-LES, na qual se analisa a prática pedagógica no ensino de língua nas séries iniciais do ensino fundamental, a partir do uso de um léxico específico sobre o falar local (amapaense), para tratar a noção de língua como conjunto de variedades, considerando o paradigma sustentabilidade na educação linguística. Nossa abordagem é qualitativa interpretativista, incorporando princípios da sustentabilidade na educação linguística, quer do professor pedagogo, quer do aluno do ensino fundamental das sérias iniciais. Desse modo, neste artigo, delimitamos para nossa discussão breve problematização sobre como as políticas de Estado condicionaram o surgimento de projetos de formação docente atuais que ainda pouco fundamentam o embasamento teórico-metodológico na formação linguística do pedagogo, que irá introduzir o pequeno cidadão ao ensino sistemático da língua materna. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1331 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1331/8143 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 5 n. 2 (2014): DOSSIÊ CONTRIBUIÇÕES SOBRE A GRAMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA; 223-242 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458993123721216 |