THE MUSEUM AS A MULTI-REFERENTIAL LEARNING SPACE: learning tracks in cyberculture
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Observatório |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468 |
Resumo: | As novas relações que se estabelecem entre a técnica e a vida social geram novas formas de comunicação, de produção cultural e fenômenos sociotécnicos, desenvolvendo uma nova cultura contemporânea, a cibercultura. Diante desse novo contexto sociotécnico, os museus passaram a fazer uso das tecnologias digitais em rede e móveis, visando potencializar a experiência comunicacional e educacional de/com seus visitantes. Este artigo tem como objetivo discutir o espaço museal na cibercultura, apresentando-o como rede educativa e espaço multirreferencial de aprendizagem, e mostrar exemplos de usos das tecnologias digitais em rede por parte dos museus na contemporaneidade. PALAVRAS-CHAVE: cibercultura; educação museal; aprendizagem ubíqua; ciberpesquisa-formação; espaços multirreferenciais; ABSTRACT The new relations established between technique and social life have generated new forms of communication, cultural production and sociotechnical phenomena, developing a new contemporary culture, cyberculture. Faced with this new sociotechnical context, museums began to make use of mobile and online digital technologies, aiming at enhancing the communicational and educational experiences of/with their visitors. This article aims to discuss the museum space in cyberculture, presenting it as an educational network and a multi-referential learning space, and to show examples of use of online digital technologies by museums in the contemporary world. KEYWORDS: cyberculture; museum education; ubiquitous learning; cyber research-training; multi-referential spaces. |
id |
UFT-7_b48bce5ed113688f7d450199b499e696 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/6468 |
network_acronym_str |
UFT-7 |
network_name_str |
Revista Observatório |
repository_id_str |
|
spelling |
THE MUSEUM AS A MULTI-REFERENTIAL LEARNING SPACE: learning tracks in cybercultureO MUSEU COMO ESPAÇO MULTIRREFERENCIAL DE APRENDIZAGEM: RASTROS DE APRENDIZAGENS UBÍQUAS NA CIBERCULTURAciberculturaciberculturaAs novas relações que se estabelecem entre a técnica e a vida social geram novas formas de comunicação, de produção cultural e fenômenos sociotécnicos, desenvolvendo uma nova cultura contemporânea, a cibercultura. Diante desse novo contexto sociotécnico, os museus passaram a fazer uso das tecnologias digitais em rede e móveis, visando potencializar a experiência comunicacional e educacional de/com seus visitantes. Este artigo tem como objetivo discutir o espaço museal na cibercultura, apresentando-o como rede educativa e espaço multirreferencial de aprendizagem, e mostrar exemplos de usos das tecnologias digitais em rede por parte dos museus na contemporaneidade. PALAVRAS-CHAVE: cibercultura; educação museal; aprendizagem ubíqua; ciberpesquisa-formação; espaços multirreferenciais; ABSTRACT The new relations established between technique and social life have generated new forms of communication, cultural production and sociotechnical phenomena, developing a new contemporary culture, cyberculture. Faced with this new sociotechnical context, museums began to make use of mobile and online digital technologies, aiming at enhancing the communicational and educational experiences of/with their visitors. This article aims to discuss the museum space in cyberculture, presenting it as an educational network and a multi-referential learning space, and to show examples of use of online digital technologies by museums in the contemporary world. KEYWORDS: cyberculture; museum education; ubiquitous learning; cyber research-training; multi-referential spaces.Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/646810.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p182Observatory Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 182-201Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 182-201Observatoire Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 182-201Revista Observatório ; v. 5 n. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 182-2012447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n1reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14696https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14712https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14723https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14740https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14751https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14762Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, EdmeaMarti, FriedaSantos, Rosemary dos2022-03-04T13:06:40Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/6468Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:06:40Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE MUSEUM AS A MULTI-REFERENTIAL LEARNING SPACE: learning tracks in cyberculture O MUSEU COMO ESPAÇO MULTIRREFERENCIAL DE APRENDIZAGEM: RASTROS DE APRENDIZAGENS UBÍQUAS NA CIBERCULTURA |
title |
THE MUSEUM AS A MULTI-REFERENTIAL LEARNING SPACE: learning tracks in cyberculture |
spellingShingle |
THE MUSEUM AS A MULTI-REFERENTIAL LEARNING SPACE: learning tracks in cyberculture Santos, Edmea cibercultura cibercultura |
title_short |
THE MUSEUM AS A MULTI-REFERENTIAL LEARNING SPACE: learning tracks in cyberculture |
title_full |
THE MUSEUM AS A MULTI-REFERENTIAL LEARNING SPACE: learning tracks in cyberculture |
title_fullStr |
THE MUSEUM AS A MULTI-REFERENTIAL LEARNING SPACE: learning tracks in cyberculture |
title_full_unstemmed |
THE MUSEUM AS A MULTI-REFERENTIAL LEARNING SPACE: learning tracks in cyberculture |
title_sort |
THE MUSEUM AS A MULTI-REFERENTIAL LEARNING SPACE: learning tracks in cyberculture |
author |
Santos, Edmea |
author_facet |
Santos, Edmea Marti, Frieda Santos, Rosemary dos |
author_role |
author |
author2 |
Marti, Frieda Santos, Rosemary dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Edmea Marti, Frieda Santos, Rosemary dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cibercultura cibercultura |
topic |
cibercultura cibercultura |
description |
As novas relações que se estabelecem entre a técnica e a vida social geram novas formas de comunicação, de produção cultural e fenômenos sociotécnicos, desenvolvendo uma nova cultura contemporânea, a cibercultura. Diante desse novo contexto sociotécnico, os museus passaram a fazer uso das tecnologias digitais em rede e móveis, visando potencializar a experiência comunicacional e educacional de/com seus visitantes. Este artigo tem como objetivo discutir o espaço museal na cibercultura, apresentando-o como rede educativa e espaço multirreferencial de aprendizagem, e mostrar exemplos de usos das tecnologias digitais em rede por parte dos museus na contemporaneidade. PALAVRAS-CHAVE: cibercultura; educação museal; aprendizagem ubíqua; ciberpesquisa-formação; espaços multirreferenciais; ABSTRACT The new relations established between technique and social life have generated new forms of communication, cultural production and sociotechnical phenomena, developing a new contemporary culture, cyberculture. Faced with this new sociotechnical context, museums began to make use of mobile and online digital technologies, aiming at enhancing the communicational and educational experiences of/with their visitors. This article aims to discuss the museum space in cyberculture, presenting it as an educational network and a multi-referential learning space, and to show examples of use of online digital technologies by museums in the contemporary world. KEYWORDS: cyberculture; museum education; ubiquitous learning; cyber research-training; multi-referential spaces. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p182 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14696 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14712 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14723 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14740 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14751 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14762 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Observatório info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Observatório |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip application/octet-stream application/zip application/x-gzip application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Observatory Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 182-201 Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 182-201 Observatoire Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 182-201 Revista Observatório ; v. 5 n. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 182-201 2447-4266 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1 reponame:Revista Observatório instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Revista Observatório |
collection |
Revista Observatório |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313248637845504 |