THE MUSEUM AS A MULTI-REFERENTIAL LEARNING SPACE: learning tracks in cyberculture

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Edmea
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marti, Frieda, Santos, Rosemary dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468
Resumo: As novas relações que se estabelecem entre a técnica e a vida social geram novas formas de comunicação, de produção cultural e fenômenos sociotécnicos, desenvolvendo uma nova cultura contemporânea, a cibercultura.  Diante desse novo contexto sociotécnico, os museus passaram a fazer uso das tecnologias digitais em rede e móveis, visando potencializar a experiência comunicacional e educacional de/com seus visitantes. Este artigo tem como objetivo discutir o espaço museal na cibercultura, apresentando-o como rede educativa e espaço multirreferencial de aprendizagem, e mostrar exemplos de usos das tecnologias digitais em rede por parte dos museus na contemporaneidade. PALAVRAS-CHAVE: cibercultura; educação museal; aprendizagem ubíqua; ciberpesquisa-formação; espaços multirreferenciais;   ABSTRACT The new relations established between technique and social life have generated new forms of communication, cultural production and sociotechnical phenomena, developing a new contemporary culture, cyberculture. Faced with this new sociotechnical context, museums began to make use of mobile and online digital technologies, aiming at enhancing the communicational and educational experiences of/with their visitors. This article aims to discuss the museum space in cyberculture, presenting it as an educational network and a multi-referential learning space, and to show examples of use of online digital technologies by museums in the contemporary world.   KEYWORDS: cyberculture; museum education; ubiquitous learning; cyber research-training; multi-referential spaces.
id UFT-8_b48bce5ed113688f7d450199b499e696
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/6468
network_acronym_str UFT-8
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling THE MUSEUM AS A MULTI-REFERENTIAL LEARNING SPACE: learning tracks in cybercultureO MUSEU COMO ESPAÇO MULTIRREFERENCIAL DE APRENDIZAGEM: RASTROS DE APRENDIZAGENS UBÍQUAS NA CIBERCULTURAciberculturaciberculturaAs novas relações que se estabelecem entre a técnica e a vida social geram novas formas de comunicação, de produção cultural e fenômenos sociotécnicos, desenvolvendo uma nova cultura contemporânea, a cibercultura.  Diante desse novo contexto sociotécnico, os museus passaram a fazer uso das tecnologias digitais em rede e móveis, visando potencializar a experiência comunicacional e educacional de/com seus visitantes. Este artigo tem como objetivo discutir o espaço museal na cibercultura, apresentando-o como rede educativa e espaço multirreferencial de aprendizagem, e mostrar exemplos de usos das tecnologias digitais em rede por parte dos museus na contemporaneidade. PALAVRAS-CHAVE: cibercultura; educação museal; aprendizagem ubíqua; ciberpesquisa-formação; espaços multirreferenciais;   ABSTRACT The new relations established between technique and social life have generated new forms of communication, cultural production and sociotechnical phenomena, developing a new contemporary culture, cyberculture. Faced with this new sociotechnical context, museums began to make use of mobile and online digital technologies, aiming at enhancing the communicational and educational experiences of/with their visitors. This article aims to discuss the museum space in cyberculture, presenting it as an educational network and a multi-referential learning space, and to show examples of use of online digital technologies by museums in the contemporary world.   KEYWORDS: cyberculture; museum education; ubiquitous learning; cyber research-training; multi-referential spaces.Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/646810.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p182Observatory Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 182-201Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 182-201Observatoire Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 182-201Revista Observatório ; v. 5 n. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 182-2012447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n1reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14696https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14712https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14723https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14740https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14751https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14762Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, EdmeaMarti, FriedaSantos, Rosemary dos2022-03-04T13:06:40Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/6468Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oaigilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:06:40Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv THE MUSEUM AS A MULTI-REFERENTIAL LEARNING SPACE: learning tracks in cyberculture
O MUSEU COMO ESPAÇO MULTIRREFERENCIAL DE APRENDIZAGEM: RASTROS DE APRENDIZAGENS UBÍQUAS NA CIBERCULTURA
title THE MUSEUM AS A MULTI-REFERENTIAL LEARNING SPACE: learning tracks in cyberculture
spellingShingle THE MUSEUM AS A MULTI-REFERENTIAL LEARNING SPACE: learning tracks in cyberculture
Santos, Edmea
cibercultura
cibercultura
title_short THE MUSEUM AS A MULTI-REFERENTIAL LEARNING SPACE: learning tracks in cyberculture
title_full THE MUSEUM AS A MULTI-REFERENTIAL LEARNING SPACE: learning tracks in cyberculture
title_fullStr THE MUSEUM AS A MULTI-REFERENTIAL LEARNING SPACE: learning tracks in cyberculture
title_full_unstemmed THE MUSEUM AS A MULTI-REFERENTIAL LEARNING SPACE: learning tracks in cyberculture
title_sort THE MUSEUM AS A MULTI-REFERENTIAL LEARNING SPACE: learning tracks in cyberculture
author Santos, Edmea
author_facet Santos, Edmea
Marti, Frieda
Santos, Rosemary dos
author_role author
author2 Marti, Frieda
Santos, Rosemary dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Edmea
Marti, Frieda
Santos, Rosemary dos
dc.subject.por.fl_str_mv cibercultura
cibercultura
topic cibercultura
cibercultura
description As novas relações que se estabelecem entre a técnica e a vida social geram novas formas de comunicação, de produção cultural e fenômenos sociotécnicos, desenvolvendo uma nova cultura contemporânea, a cibercultura.  Diante desse novo contexto sociotécnico, os museus passaram a fazer uso das tecnologias digitais em rede e móveis, visando potencializar a experiência comunicacional e educacional de/com seus visitantes. Este artigo tem como objetivo discutir o espaço museal na cibercultura, apresentando-o como rede educativa e espaço multirreferencial de aprendizagem, e mostrar exemplos de usos das tecnologias digitais em rede por parte dos museus na contemporaneidade. PALAVRAS-CHAVE: cibercultura; educação museal; aprendizagem ubíqua; ciberpesquisa-formação; espaços multirreferenciais;   ABSTRACT The new relations established between technique and social life have generated new forms of communication, cultural production and sociotechnical phenomena, developing a new contemporary culture, cyberculture. Faced with this new sociotechnical context, museums began to make use of mobile and online digital technologies, aiming at enhancing the communicational and educational experiences of/with their visitors. This article aims to discuss the museum space in cyberculture, presenting it as an educational network and a multi-referential learning space, and to show examples of use of online digital technologies by museums in the contemporary world.   KEYWORDS: cyberculture; museum education; ubiquitous learning; cyber research-training; multi-referential spaces.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p182
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14696
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14712
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14723
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14740
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14751
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468/14762
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
application/octet-stream
application/zip
application/x-gzip
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 182-201
Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 182-201
Observatoire Journal; Vol. 5 No. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 182-201
Revista Observatório ; v. 5 n. 1 (2019): Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019; 182-201
2447-4266
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv gilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||
_version_ 1797174756077731840