UTILIZATION OF PHET SOFTWARE IN CHEMISTRY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ, MARANHÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Passos, Ionara Nayana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sousa, José Luis dos Santos, Sousa, Sandro Ferreira de, Leal, Romário Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626
Resumo: O presente trabalho objetiva avaliar a eficiência do software PhET como recurso facilitador da aprendizagem da Química em uma escola de Grajaú/MA, em especial, do conteúdo sobre Estudo dos Gases. A pesquisa foi desenvolvida numa escola estadual, com alunos do 2º ano do Ensino Médio, que foram divididos entre dois grupos: grupo controle (GC) e grupo experimental (GE). A coleta de dados foi feita por meio de questionários com perguntas fechadas e abertas para os alunos, sendo que o questionário diagnóstico era composto por duas partes. A partir das respostas dos questionários constatamos que 95% dos alunos afirmaram desejar que as aulas de Química fossem ministradas de forma diferente, com aulas práticas, recursos tecnológicos e mais dinamismo, por exemplo.
id UFT-8_a788bb81172abd4425bc5def751b1a81
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/4626
network_acronym_str UFT-8
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling UTILIZATION OF PHET SOFTWARE IN CHEMISTRY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ, MARANHÃOUTILIZACIÓN DEL SOFTWARE PHET EN LA ENSEÑANZA DE QUÍMICA EN UNA ESCUELA PÚBLICA DE GRAJAÚ, MARANHÃOUTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PhET NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE GRAJAÚ, MARANHÃOeducaçãosoftwareO presente trabalho objetiva avaliar a eficiência do software PhET como recurso facilitador da aprendizagem da Química em uma escola de Grajaú/MA, em especial, do conteúdo sobre Estudo dos Gases. A pesquisa foi desenvolvida numa escola estadual, com alunos do 2º ano do Ensino Médio, que foram divididos entre dois grupos: grupo controle (GC) e grupo experimental (GE). A coleta de dados foi feita por meio de questionários com perguntas fechadas e abertas para os alunos, sendo que o questionário diagnóstico era composto por duas partes. A partir das respostas dos questionários constatamos que 95% dos alunos afirmaram desejar que as aulas de Química fossem ministradas de forma diferente, com aulas práticas, recursos tecnológicos e mais dinamismo, por exemplo.Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/462610.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p335Observatory Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 335-365Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 335-365Observatoire Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 335-365Revista Observatório ; v. 5 n. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 335-3652447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n3reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15353https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15407https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15416https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15423https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15434https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15443Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes Passos, Ionara NayanaSousa, José Luis dos SantosSousa, Sandro Ferreira deLeal, Romário Cardoso2022-03-04T13:06:15Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/4626Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oaigilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:06:15Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZATION OF PHET SOFTWARE IN CHEMISTRY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ, MARANHÃO
UTILIZACIÓN DEL SOFTWARE PHET EN LA ENSEÑANZA DE QUÍMICA EN UNA ESCUELA PÚBLICA DE GRAJAÚ, MARANHÃO
UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PhET NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE GRAJAÚ, MARANHÃO
title UTILIZATION OF PHET SOFTWARE IN CHEMISTRY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ, MARANHÃO
spellingShingle UTILIZATION OF PHET SOFTWARE IN CHEMISTRY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ, MARANHÃO
Gomes Passos, Ionara Nayana
educação
software
title_short UTILIZATION OF PHET SOFTWARE IN CHEMISTRY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ, MARANHÃO
title_full UTILIZATION OF PHET SOFTWARE IN CHEMISTRY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ, MARANHÃO
title_fullStr UTILIZATION OF PHET SOFTWARE IN CHEMISTRY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ, MARANHÃO
title_full_unstemmed UTILIZATION OF PHET SOFTWARE IN CHEMISTRY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ, MARANHÃO
title_sort UTILIZATION OF PHET SOFTWARE IN CHEMISTRY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ, MARANHÃO
author Gomes Passos, Ionara Nayana
author_facet Gomes Passos, Ionara Nayana
Sousa, José Luis dos Santos
Sousa, Sandro Ferreira de
Leal, Romário Cardoso
author_role author
author2 Sousa, José Luis dos Santos
Sousa, Sandro Ferreira de
Leal, Romário Cardoso
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Passos, Ionara Nayana
Sousa, José Luis dos Santos
Sousa, Sandro Ferreira de
Leal, Romário Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv educação
software
topic educação
software
description O presente trabalho objetiva avaliar a eficiência do software PhET como recurso facilitador da aprendizagem da Química em uma escola de Grajaú/MA, em especial, do conteúdo sobre Estudo dos Gases. A pesquisa foi desenvolvida numa escola estadual, com alunos do 2º ano do Ensino Médio, que foram divididos entre dois grupos: grupo controle (GC) e grupo experimental (GE). A coleta de dados foi feita por meio de questionários com perguntas fechadas e abertas para os alunos, sendo que o questionário diagnóstico era composto por duas partes. A partir das respostas dos questionários constatamos que 95% dos alunos afirmaram desejar que as aulas de Química fossem ministradas de forma diferente, com aulas práticas, recursos tecnológicos e mais dinamismo, por exemplo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p335
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15353
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15407
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15416
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15423
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15434
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15443
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
application/octet-stream
application/zip
application/x-gzip
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 335-365
Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 335-365
Observatoire Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 335-365
Revista Observatório ; v. 5 n. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 335-365
2447-4266
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv gilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||
_version_ 1797174754579316736