UTILIZATION OF PHET SOFTWARE IN CHEMISTRY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ, MARANHÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Observatório |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva avaliar a eficiência do software PhET como recurso facilitador da aprendizagem da Química em uma escola de Grajaú/MA, em especial, do conteúdo sobre Estudo dos Gases. A pesquisa foi desenvolvida numa escola estadual, com alunos do 2º ano do Ensino Médio, que foram divididos entre dois grupos: grupo controle (GC) e grupo experimental (GE). A coleta de dados foi feita por meio de questionários com perguntas fechadas e abertas para os alunos, sendo que o questionário diagnóstico era composto por duas partes. A partir das respostas dos questionários constatamos que 95% dos alunos afirmaram desejar que as aulas de Química fossem ministradas de forma diferente, com aulas práticas, recursos tecnológicos e mais dinamismo, por exemplo. |
id |
UFT-8_a788bb81172abd4425bc5def751b1a81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/4626 |
network_acronym_str |
UFT-8 |
network_name_str |
Revista Observatório |
repository_id_str |
|
spelling |
UTILIZATION OF PHET SOFTWARE IN CHEMISTRY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ, MARANHÃOUTILIZACIÓN DEL SOFTWARE PHET EN LA ENSEÑANZA DE QUÍMICA EN UNA ESCUELA PÚBLICA DE GRAJAÚ, MARANHÃOUTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PhET NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE GRAJAÚ, MARANHÃOeducaçãosoftwareO presente trabalho objetiva avaliar a eficiência do software PhET como recurso facilitador da aprendizagem da Química em uma escola de Grajaú/MA, em especial, do conteúdo sobre Estudo dos Gases. A pesquisa foi desenvolvida numa escola estadual, com alunos do 2º ano do Ensino Médio, que foram divididos entre dois grupos: grupo controle (GC) e grupo experimental (GE). A coleta de dados foi feita por meio de questionários com perguntas fechadas e abertas para os alunos, sendo que o questionário diagnóstico era composto por duas partes. A partir das respostas dos questionários constatamos que 95% dos alunos afirmaram desejar que as aulas de Química fossem ministradas de forma diferente, com aulas práticas, recursos tecnológicos e mais dinamismo, por exemplo.Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/462610.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p335Observatory Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 335-365Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 335-365Observatoire Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 335-365Revista Observatório ; v. 5 n. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 335-3652447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n3reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15353https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15407https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15416https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15423https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15434https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15443Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes Passos, Ionara NayanaSousa, José Luis dos SantosSousa, Sandro Ferreira deLeal, Romário Cardoso2022-03-04T13:06:15Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/4626Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oaigilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:06:15Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UTILIZATION OF PHET SOFTWARE IN CHEMISTRY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ, MARANHÃO UTILIZACIÓN DEL SOFTWARE PHET EN LA ENSEÑANZA DE QUÍMICA EN UNA ESCUELA PÚBLICA DE GRAJAÚ, MARANHÃO UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PhET NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE GRAJAÚ, MARANHÃO |
title |
UTILIZATION OF PHET SOFTWARE IN CHEMISTRY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ, MARANHÃO |
spellingShingle |
UTILIZATION OF PHET SOFTWARE IN CHEMISTRY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ, MARANHÃO Gomes Passos, Ionara Nayana educação software |
title_short |
UTILIZATION OF PHET SOFTWARE IN CHEMISTRY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ, MARANHÃO |
title_full |
UTILIZATION OF PHET SOFTWARE IN CHEMISTRY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ, MARANHÃO |
title_fullStr |
UTILIZATION OF PHET SOFTWARE IN CHEMISTRY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ, MARANHÃO |
title_full_unstemmed |
UTILIZATION OF PHET SOFTWARE IN CHEMISTRY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ, MARANHÃO |
title_sort |
UTILIZATION OF PHET SOFTWARE IN CHEMISTRY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ, MARANHÃO |
author |
Gomes Passos, Ionara Nayana |
author_facet |
Gomes Passos, Ionara Nayana Sousa, José Luis dos Santos Sousa, Sandro Ferreira de Leal, Romário Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, José Luis dos Santos Sousa, Sandro Ferreira de Leal, Romário Cardoso |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes Passos, Ionara Nayana Sousa, José Luis dos Santos Sousa, Sandro Ferreira de Leal, Romário Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação software |
topic |
educação software |
description |
O presente trabalho objetiva avaliar a eficiência do software PhET como recurso facilitador da aprendizagem da Química em uma escola de Grajaú/MA, em especial, do conteúdo sobre Estudo dos Gases. A pesquisa foi desenvolvida numa escola estadual, com alunos do 2º ano do Ensino Médio, que foram divididos entre dois grupos: grupo controle (GC) e grupo experimental (GE). A coleta de dados foi feita por meio de questionários com perguntas fechadas e abertas para os alunos, sendo que o questionário diagnóstico era composto por duas partes. A partir das respostas dos questionários constatamos que 95% dos alunos afirmaram desejar que as aulas de Química fossem ministradas de forma diferente, com aulas práticas, recursos tecnológicos e mais dinamismo, por exemplo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p335 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15353 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15407 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15416 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15423 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15434 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626/15443 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Observatório info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Observatório |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip application/octet-stream application/zip application/x-gzip application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Observatory Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 335-365 Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 335-365 Observatoire Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 335-365 Revista Observatório ; v. 5 n. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 335-365 2447-4266 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3 reponame:Revista Observatório instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Revista Observatório |
collection |
Revista Observatório |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
gilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br|| |
_version_ |
1797174754579316736 |