Cartografias do PNAIC: formação continuada das professoras que ensinam matemática no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Bruna Carla Rodrigues de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1104
Resumo: A pesquisa, de caráter qualitativo, insere-se na linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e no projeto de pesquisa intitulado “Ensino Superior e Escola Básica em rede colaborativa: a Formação de Professores em pauta”, aprovado pela FAPEMIG. A questão que orientou a pesquisa foi: Quais as principais contribuições do PNAIC/Matemática para a prática pedagógica das professoras que ensinam matemática no 3º ano do Ensino Fundamental? Teve como objetivo central identificar as contribuições do PNAIC/Matemática para a prática pedagógica das professoras que ensinam matemática no 3º ano do Ensino Fundamental de escolas da Rede Estadual de Uberaba/MG, com o intuito de verificar a formação oferecida aos docentes e as implicações no contexto da docência. Para tanto, o estudo tem como inspiração a concepção pós-crítica e os pressupostos da cartografia social à luz de Deleuze e Guatarri. Em relação à Alfabetização Matemática, buscaram-se subsídios nos estudos de Ocsana Danyluk, Maria de Lurdes Serrazina, Edda Curi, entre outros. Utilizou-se levantamento bibliográfico sobre pesquisas realizadas com o PNAIC e análise de documentos, mais especificamente dos cadernos pedagógicos do PNAIC/Matemática, além de entrevista semiestruturada, que aconteceu com dez professoras alfabetizadoras do 3º ano do Ensino Fundamental que participaram do PNAIC/Matemática, de diferentes escolas estaduais. Os resultados mostram que a formação oferecida foi positiva em relação ao ensino de matemática, à troca de experiências e à vivência com diversos materiais concretos. Em relação às práticas pedagógicas descritas pelas professoras, os relatos das atividades desenvolvidas evidenciam que o programa contribuiu para que refletissem sobre como ensinar matemática no processo de alfabetização. Espera-se que essa pesquisa possa auxiliar nas propostas de formação continuada junto a professores e professoras alfabetizadores no sentido de utilizarem e ressignificarem práticas oferecidas nos cursos em suas aulas, bem como outras iniciativas de formação continuada para a Alfabetização Matemática e outras áreas do conhecimento.
id UFTM_142c2563629d1f1b84ec62f6e98ddb8a
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1104
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Cartografias do PNAIC: formação continuada das professoras que ensinam matemática no ensino fundamentalAlfabetização Matemática.PNAIC.Professores que ensinam Matemática.Anos iniciais do Ensino Fundamental.Mathematical Literacy.PNAIC.Teachers teaching mathematics in the early years of elementary school.Basic education.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa, de caráter qualitativo, insere-se na linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e no projeto de pesquisa intitulado “Ensino Superior e Escola Básica em rede colaborativa: a Formação de Professores em pauta”, aprovado pela FAPEMIG. A questão que orientou a pesquisa foi: Quais as principais contribuições do PNAIC/Matemática para a prática pedagógica das professoras que ensinam matemática no 3º ano do Ensino Fundamental? Teve como objetivo central identificar as contribuições do PNAIC/Matemática para a prática pedagógica das professoras que ensinam matemática no 3º ano do Ensino Fundamental de escolas da Rede Estadual de Uberaba/MG, com o intuito de verificar a formação oferecida aos docentes e as implicações no contexto da docência. Para tanto, o estudo tem como inspiração a concepção pós-crítica e os pressupostos da cartografia social à luz de Deleuze e Guatarri. Em relação à Alfabetização Matemática, buscaram-se subsídios nos estudos de Ocsana Danyluk, Maria de Lurdes Serrazina, Edda Curi, entre outros. Utilizou-se levantamento bibliográfico sobre pesquisas realizadas com o PNAIC e análise de documentos, mais especificamente dos cadernos pedagógicos do PNAIC/Matemática, além de entrevista semiestruturada, que aconteceu com dez professoras alfabetizadoras do 3º ano do Ensino Fundamental que participaram do PNAIC/Matemática, de diferentes escolas estaduais. Os resultados mostram que a formação oferecida foi positiva em relação ao ensino de matemática, à troca de experiências e à vivência com diversos materiais concretos. Em relação às práticas pedagógicas descritas pelas professoras, os relatos das atividades desenvolvidas evidenciam que o programa contribuiu para que refletissem sobre como ensinar matemática no processo de alfabetização. Espera-se que essa pesquisa possa auxiliar nas propostas de formação continuada junto a professores e professoras alfabetizadores no sentido de utilizarem e ressignificarem práticas oferecidas nos cursos em suas aulas, bem como outras iniciativas de formação continuada para a Alfabetização Matemática e outras áreas do conhecimento.The qualitative research is part of the line of research on Teacher Education and Digital Culture of the Graduate Program in Education at the Federal University of Triângulo Mineiro and in the research project entitled “Higher Education and Basic School in a collaborative network: a Teacher Training on the agenda ”approved by FAPEMIG. The question that guided the research was: What are the main contributions of PNAIC Mathematical literacy to the pedagogical practice of teachers who teach mathematics in the 3rd year of Elementary School I? Its main objective was to identify the contributions of PNAIC Mathematical literacy to the pedagogical practice of teachers who teach mathematics in the 3rd year of Elementary School I of schools in the State Network of Uberaba / MG, in order to verify the training offered to teachers and the implications in the teaching context. To this end, the study is inspired by the post critical conception and the assumptions of social cartography in the light of Deleuze and Guatarri. Regarding Mathematical Literacy, subsidies were sought in the studies of Ocsana Danyluk, Maria de Lurdes Serrazina, Edda Curi, among others. A bibliographic survey of research carried out with the PNAIC and analysis of documents was used, more specifically of the pedagogical notebooks of the Mathematical Literacy PNAIC, in addition to a semi-structured interview, which took place with 10 literacy teachers from the 3rd year of Elementary School who participated in the PNAIC of Mathematical Literacy, from different state schools. The results show that the training offered was positive in relation to teaching mathematics, exchanging experiences and living with different concrete materials. Regarding the teachers' pedagogical practices, the reports of activities developed show that the program contributed to expand their practices in relation to the teaching of mathematics. It is hoped that this research can assist in the proposals of continuing education with teachers and literacy teachers in order to use practices offered in the courses in their classes, as well as other initiatives of continuing education for Mathematical Literacy and other areas of knowledge.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCOSTA, Váldina Gonçalves da61983810649http://lattes.cnpq.br/7394812434585566OLIVEIRA, Bruna Carla Rodrigues de2022-05-09T18:08:37Z2020-04-062022-05-09T18:08:37Z2020-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1104porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T17:48:57Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1104Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T17:48:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografias do PNAIC: formação continuada das professoras que ensinam matemática no ensino fundamental
title Cartografias do PNAIC: formação continuada das professoras que ensinam matemática no ensino fundamental
spellingShingle Cartografias do PNAIC: formação continuada das professoras que ensinam matemática no ensino fundamental
OLIVEIRA, Bruna Carla Rodrigues de
Alfabetização Matemática.
PNAIC.
Professores que ensinam Matemática.
Anos iniciais do Ensino Fundamental.
Mathematical Literacy.
PNAIC.
Teachers teaching mathematics in the early years of elementary school.
Basic education.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Cartografias do PNAIC: formação continuada das professoras que ensinam matemática no ensino fundamental
title_full Cartografias do PNAIC: formação continuada das professoras que ensinam matemática no ensino fundamental
title_fullStr Cartografias do PNAIC: formação continuada das professoras que ensinam matemática no ensino fundamental
title_full_unstemmed Cartografias do PNAIC: formação continuada das professoras que ensinam matemática no ensino fundamental
title_sort Cartografias do PNAIC: formação continuada das professoras que ensinam matemática no ensino fundamental
author OLIVEIRA, Bruna Carla Rodrigues de
author_facet OLIVEIRA, Bruna Carla Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Váldina Gonçalves da
61983810649
http://lattes.cnpq.br/7394812434585566
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Bruna Carla Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Matemática.
PNAIC.
Professores que ensinam Matemática.
Anos iniciais do Ensino Fundamental.
Mathematical Literacy.
PNAIC.
Teachers teaching mathematics in the early years of elementary school.
Basic education.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Alfabetização Matemática.
PNAIC.
Professores que ensinam Matemática.
Anos iniciais do Ensino Fundamental.
Mathematical Literacy.
PNAIC.
Teachers teaching mathematics in the early years of elementary school.
Basic education.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa, de caráter qualitativo, insere-se na linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e no projeto de pesquisa intitulado “Ensino Superior e Escola Básica em rede colaborativa: a Formação de Professores em pauta”, aprovado pela FAPEMIG. A questão que orientou a pesquisa foi: Quais as principais contribuições do PNAIC/Matemática para a prática pedagógica das professoras que ensinam matemática no 3º ano do Ensino Fundamental? Teve como objetivo central identificar as contribuições do PNAIC/Matemática para a prática pedagógica das professoras que ensinam matemática no 3º ano do Ensino Fundamental de escolas da Rede Estadual de Uberaba/MG, com o intuito de verificar a formação oferecida aos docentes e as implicações no contexto da docência. Para tanto, o estudo tem como inspiração a concepção pós-crítica e os pressupostos da cartografia social à luz de Deleuze e Guatarri. Em relação à Alfabetização Matemática, buscaram-se subsídios nos estudos de Ocsana Danyluk, Maria de Lurdes Serrazina, Edda Curi, entre outros. Utilizou-se levantamento bibliográfico sobre pesquisas realizadas com o PNAIC e análise de documentos, mais especificamente dos cadernos pedagógicos do PNAIC/Matemática, além de entrevista semiestruturada, que aconteceu com dez professoras alfabetizadoras do 3º ano do Ensino Fundamental que participaram do PNAIC/Matemática, de diferentes escolas estaduais. Os resultados mostram que a formação oferecida foi positiva em relação ao ensino de matemática, à troca de experiências e à vivência com diversos materiais concretos. Em relação às práticas pedagógicas descritas pelas professoras, os relatos das atividades desenvolvidas evidenciam que o programa contribuiu para que refletissem sobre como ensinar matemática no processo de alfabetização. Espera-se que essa pesquisa possa auxiliar nas propostas de formação continuada junto a professores e professoras alfabetizadores no sentido de utilizarem e ressignificarem práticas oferecidas nos cursos em suas aulas, bem como outras iniciativas de formação continuada para a Alfabetização Matemática e outras áreas do conhecimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-06
2020-04-06
2022-05-09T18:08:37Z
2022-05-09T18:08:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1104
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1813013339203174400