Planejamento didático e desenvolvimento de práticas inseridas na cultura digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, Marina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1109
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é analisar como tem sido realizado o planejamento didático pelos professores e contribuir para o desenvolvimento de ações e práticas pedagógicas por meio de atividades e iniciativas inseridas na cultura digital, a partir da compreensão da realidade da escola. Apontamos uma lacuna de pesquisas produzidas nos últimos oito anos (2010-2018) sobre o tema planejamento no campo educacional e enfatizamos que o ato de planejar é fundamental para a realização de atividades educacionais e importante para o desenvolvimento da atuação profissional dos professores. O percurso investigativo é guiado pela problematização: quais os aspectos positivos e as dificuldades encontradas pelos professores ao incluir as tecnologias da informação e comunicação em seu planejamento didático? A pesquisa tem cunho qualitativo e está estruturada por uma pesquisa-ação. Para alcançar os objetivos propostos adotou-se como procedimentos metodológicos a coleta de dados a partir do grupo focal, composto por oito professores de uma escola da rede privada no interior de São Paulo. Nas reuniões do grupo focal utilizou-se a abordagem do design thinking, afim de criar um processo de integração visando a resolução dos questionamentos, através de ações coletivas entre o pesquisador e os participantes da pesquisa. A análise dos dados trouxe à tona aspectos como a falta de formação e insegurança dos professores ao incluir as tecnologias digitais em sua prática profissional e a importância do protagonismo docente sobre o planejamento didático. O discurso dos sujeitos da pesquisa foram submetidas à análise lexical por meio do software denominado Iramuteq. A investigação mostrou que os professores participantes da pesquisa ainda se sentem despreparados para incluir as tecnologias digitais em sua prática, pois para eles, há uma defasagem na formação docente que dificulta a utilização dos recursos tecnológicos digitais de forma educativa. Mesmo com as alegações de medo, insegurança e ausência de formação específica, os professores participantes criaram e desenvolveram atividades inseridas na cultura digital. Os resultados também mostraram que a interação e as atividades desenvolvidas nos grupos focais, auxiliaram para que os professores enfrentassem os desafios agindo como protagonistas de sua prática profissional, levando-os a repensar o planejamento de suas aulas, suas ações didáticas e a importância do desenvolvimento profissional docente.
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spelling Planejamento didático e desenvolvimento de práticas inseridas na cultura digitalCultura Digital.Planejamento Didático.Desenvolvimento Profissional Docente.Digital Culture.Didactic Planning.Teacher Professional Development.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO objetivo geral deste trabalho é analisar como tem sido realizado o planejamento didático pelos professores e contribuir para o desenvolvimento de ações e práticas pedagógicas por meio de atividades e iniciativas inseridas na cultura digital, a partir da compreensão da realidade da escola. Apontamos uma lacuna de pesquisas produzidas nos últimos oito anos (2010-2018) sobre o tema planejamento no campo educacional e enfatizamos que o ato de planejar é fundamental para a realização de atividades educacionais e importante para o desenvolvimento da atuação profissional dos professores. O percurso investigativo é guiado pela problematização: quais os aspectos positivos e as dificuldades encontradas pelos professores ao incluir as tecnologias da informação e comunicação em seu planejamento didático? A pesquisa tem cunho qualitativo e está estruturada por uma pesquisa-ação. Para alcançar os objetivos propostos adotou-se como procedimentos metodológicos a coleta de dados a partir do grupo focal, composto por oito professores de uma escola da rede privada no interior de São Paulo. Nas reuniões do grupo focal utilizou-se a abordagem do design thinking, afim de criar um processo de integração visando a resolução dos questionamentos, através de ações coletivas entre o pesquisador e os participantes da pesquisa. A análise dos dados trouxe à tona aspectos como a falta de formação e insegurança dos professores ao incluir as tecnologias digitais em sua prática profissional e a importância do protagonismo docente sobre o planejamento didático. O discurso dos sujeitos da pesquisa foram submetidas à análise lexical por meio do software denominado Iramuteq. A investigação mostrou que os professores participantes da pesquisa ainda se sentem despreparados para incluir as tecnologias digitais em sua prática, pois para eles, há uma defasagem na formação docente que dificulta a utilização dos recursos tecnológicos digitais de forma educativa. Mesmo com as alegações de medo, insegurança e ausência de formação específica, os professores participantes criaram e desenvolveram atividades inseridas na cultura digital. Os resultados também mostraram que a interação e as atividades desenvolvidas nos grupos focais, auxiliaram para que os professores enfrentassem os desafios agindo como protagonistas de sua prática profissional, levando-os a repensar o planejamento de suas aulas, suas ações didáticas e a importância do desenvolvimento profissional docente.The general objective of this work is to analyze how the didactic planning has been carried out by the teachers and to contribute to the development of pedagogical actions and practices through activities and initiatives inserted in the digital culture, from the understanding of the reality of the school. We point to a research gap produced in the last eight years (2010-2018) on the topic of planning in the educational field and emphasize that the act of planning is fundamental for the accomplishment of educational activities and important for the development of the professional activity of the teachers. The investigative path is guided by the problematization: what are the positive aspects and difficulties encountered by teachers when including information and communication technologies in their didactic planning? The research has a qualitative character and is structured by action research. To reach the proposed objectives, the data collected from the focus group, composed of eight teachers from a private school in the interior of São Paulo, were adopted as methodological procedures. At the focus group meetings, the design thinking approach was used, to create an integration process aimed at solving the questions, through collective actions between the researcher and the research participants. The analysis of the data brought up aspects such as the lack of training and insecurity of the teachers when including the digital technologies in their professional practice and the importance of the teaching protagonism on the didactic planning. The subjects' discourse was subjected to lexical analysis through software called Iramuteq. Research has shown that teachers participating in the study still feel unprepared to include digital technologies in their practice because for them, there is a gap in teacher training that makes it difficult to use digital technology resources in an educational way. Even with the allegations of fear, insecurity, and lack of specific training, participating teachers have created and developed activities within the digital culture. The results also showed that the interaction and activities developed in the focus groups helped teachers to face the challenges acting as protagonists of their professional practice, leading them to rethink the planning of their classes, their didactic actions and the importance of developing professional teacher.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLINHARES , Martha Maria Prata29625289100http://lattes.cnpq.br/2261656066135090MACHADO, Marina2022-05-10T13:02:40Z2019-02-222022-05-10T13:02:40Z2019-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1109porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T18:03:24Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1109Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T18:03:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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