O discurso do professor-supervisor do PIBID: perspectivas e desafios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/961 |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o discurso que os professores-supervisores sustentam a partir da posição que ocupam como sujeitos de conhecimento inseridos na escola básica e nas situações de orientação aos bolsistas de iniciação à docência. O problema a ser pesquisado pode ser definido pelo seguinte questionamento: O professor-supervisor assume, nas orientações e no desenvolvimento de atividades formativas, a posição de coformador dos bolsistas de iniciação à docência? Para isso, definimos os seguintes objetivos específicos: identificar as motivações que levam professores da área de língua portuguesa a integrarem o Pibid; analisar os discursos dos professores-supervisores de Língua Portuguesa, em situação de interlocução com os coordenadores, ao realizarem planejamentos; analisar as concepções de linguagem e de ensino dos professores-supervisores que assumem o papel de coformadores e identificar as representações sociais do professor e da docência presentes nos discursos que os professores-supervisores fazem em seu discurso. Utilizamos, portanto, a metodologia qualitativa indiciária na análise dos discursos desses professores-supervisores e de seus interlocutores, a saber professores-coordenadores e bolsistas de iniciação. Todas as análises foram realizadas a partir do aporte teórico bakhtiniano, o qual concebe a linguagem como interação, permeada de construção dialógica, concebida no seio da sociedade em um espaço sócio-histórico. Elas permitiram-nos identificar, nos discursos dos três professores-supervisores, juntamente com as parcerias feitas, as compreensões acerca da docência, da linguagem e da formação inicial. Também foi analisado o modo como os professores-supervisores veem o Programa, como se relacionam com os representantes da universidade, no caso, os professores-coordenadores, e como orientam seus bolsistas de iniciação. De fato, os indícios dos discursos contribuíram para entender um trecho do percurso do Pibid, Subprojeto de Língua Portuguesa, nas duas instituições cidade de Uberaba. Além disso, as discussões levantadas aqui podem contribuir para orientar os próximos passos do Programa, não somente nas instituições pesquisadas, mas em outras que porventura apresentam as mesmas características. |
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O discurso do professor-supervisor do PIBID: perspectivas e desafiosPIBID.Discurso.Professor-supervisor.PIBID.Discourse.Supervisor-teacher.EducaçãoEsta pesquisa tem o objetivo de analisar o discurso que os professores-supervisores sustentam a partir da posição que ocupam como sujeitos de conhecimento inseridos na escola básica e nas situações de orientação aos bolsistas de iniciação à docência. O problema a ser pesquisado pode ser definido pelo seguinte questionamento: O professor-supervisor assume, nas orientações e no desenvolvimento de atividades formativas, a posição de coformador dos bolsistas de iniciação à docência? Para isso, definimos os seguintes objetivos específicos: identificar as motivações que levam professores da área de língua portuguesa a integrarem o Pibid; analisar os discursos dos professores-supervisores de Língua Portuguesa, em situação de interlocução com os coordenadores, ao realizarem planejamentos; analisar as concepções de linguagem e de ensino dos professores-supervisores que assumem o papel de coformadores e identificar as representações sociais do professor e da docência presentes nos discursos que os professores-supervisores fazem em seu discurso. Utilizamos, portanto, a metodologia qualitativa indiciária na análise dos discursos desses professores-supervisores e de seus interlocutores, a saber professores-coordenadores e bolsistas de iniciação. Todas as análises foram realizadas a partir do aporte teórico bakhtiniano, o qual concebe a linguagem como interação, permeada de construção dialógica, concebida no seio da sociedade em um espaço sócio-histórico. Elas permitiram-nos identificar, nos discursos dos três professores-supervisores, juntamente com as parcerias feitas, as compreensões acerca da docência, da linguagem e da formação inicial. Também foi analisado o modo como os professores-supervisores veem o Programa, como se relacionam com os representantes da universidade, no caso, os professores-coordenadores, e como orientam seus bolsistas de iniciação. De fato, os indícios dos discursos contribuíram para entender um trecho do percurso do Pibid, Subprojeto de Língua Portuguesa, nas duas instituições cidade de Uberaba. Além disso, as discussões levantadas aqui podem contribuir para orientar os próximos passos do Programa, não somente nas instituições pesquisadas, mas em outras que porventura apresentam as mesmas características.This research aims to analyze the discourse that supervisor-teachers hold from the position they occupy as subjects of the knowledge inserted into Primary School and in situations of advising teaching initiation research fellows. The problem to be researched can be defined by the following question: does the supervisor-teacher assume, while advising and developing formation activities, the position of co-builder of those teaching initiation research fellows? To this end, we defined the following specific objectives: to identify the motivations that lead Language teachers to join PIBID; to analyze the coordinators‘ discourse while they do planning; to analyze the supervisor-teachers of Portuguese‘s discourse in situation of interlocution with the coordinators while they do planning; analyze the supervisor-teachers who assume the role of co-builders‘ concepts of language and teaching, and identify the social representations of teachers and of teaching present in supervisor-teachers‘ discourse. We will use, therefore, the indiciary-qualitative methodology to analyze those supervisor-teachers and their interlocutors‘ discourse, namely coordinator-professors and research fellows. All the analysis will be done from the Bakhtinian theoretical apparatus, which conceives language as interaction, crossed with dialogical construction, formed in the heart of the society and in a social-historical space. They allowed us to identify, in those three supervisor-teachers‘ discourses, jointly with the partnerships established, the comprehensions surrounding the teaching, the language and the initial formation. It was also analyzed how the supervisor-teachers see the Program, how they deal with the university representatives, that is, the coordinatorprofessors, and how they advise their research fellows. In fact, the evidences from the discourses contributed to understand a part of the trajectory of PIBID, a Portuguese language related sub-project, in both institutions in the city of Uberaba. Besides that, the discussions raised here can contribute to guide the next steps of the Program, not only in the institutions researched, but in others which might show the same characteristics.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBARBOSA, Marinalva Vieira38641020225http://lattes.cnpq.br/8103443442362053CASTRO, Ana Paula de2020-02-12T15:12:06Z2016-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCASTRO, Ana Paula de. O discurso do professor-supervisor do PIBID: perspectivas e desafios. 2016. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/961porALEXANDRE, Marcos. Representação Social: uma genealogia do conceito. Comum - Rio de Janeiro - v.10 - nº 23 - p. 122 a 138 - julho / dezembro 2004. ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações Sociais: Aspectos Teóricos e Aplicações à Educação. Revista Múltiplas leituras, V.1, n.1, p.18-43, jan/jun.2008. ALTET, Marguerite; PAQUAY, Léopold & PERRENOUD, Philippe (org). A profissionalização dos formadores de professores. Tradução: Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed. 2003 ANDRÉ, Marli et all. O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo. Disponível em <http:rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/1593/1315> acesso em 6 de fev. 2015 BAKHTIN, Mikhail (Voloshinov, 1929). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução: Lahud, Michel, Vieira, Yara. São Paulo. Hucitec. 1995. BARBOSA, Marinalva Vieira. O discurso emotivo nas interações em sala de aula. São Paulo: Annablume. 2010. BORGES, Maria Célltia. AQUINO, Orlando Fernández; PUENTES, Roberto Valdés. Formação de Professores no Brasil: história, políticas e perspectivas. In: REVISTA HISTEDBR online, Campinas, n.42, pp:94-112, jun.2011. BRAIT, Beth. (org). Bakhtin: Outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto. 2008. BRANDÃO, Helena Nagamine. Introdução à Análise do Discurso. Campinas: UNICAMP. 2004. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília. 1997 CHARAUDEAU. Patrick. Dize-me qual é teu corpus, eu te direi qual é a tua problemática. Revista Diadorim/Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vol.10. dez. 2011. FIORIN, José Luiz. A criação dos cursos de Letras no Brasil e as primeiras orientações da pesquisa linguística. Letras & Letras, v. 7, n. 12, p. 11-25, 1º. Sem. 2006. FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a Análise do Discurso em Educação. Caderno de Pesquisa. N.114. pp: 197-223. nov/2001 FOUCAULT, M. A arquelogia do saber. Ed. Forense Universitária - RJ, 1987. GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora. 1995. GARCIA, Maria Manuela Alves. Pedagogias Críticas e Subjetivação: Uma pesquisa foucaultiana. Petrópolis. Vozes. 2002. GERALDI, João Wanderley. Ancoragens: Estudos bakhtinianos. São Carlos: 2010. ____ . Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes. 2003. GHEDIN, E. et al. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber Livro Editora, 2008. GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Companhia das Letras. 1999. HOUAISS, A. e VILLAR, M. de S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Elaborado no Instituto Antonio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. ILLICH. Ivan. Sociedade sem escolas. Trad. de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 1985. IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução: Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez. 2009. MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. SAUSSURE, F. de. Curso de Linguística Geral. 2º. ed. São Paulo: Cultrix, 2006. SOARES, M. B. Português na escola – História de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (org.). Linguística da norma. São Paulo: Edições Loyola, 2002. SOUZA, João Valdir Alves de.; NUNES, Clara., et al (org). Formação de Professores para a educação básica: dez anos de LDB. Belo Horizonte: Autêntica. 2007. STESSUK, Sílvio. Implantação da Língua Portuguesa no Brasil, em contato com o Tupi antigo e as línguas africanas. Todas as Letras I. vol.8. n.1.2006. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Peirópolis. Vozes. 2002. THERBORN, Goran. The ideology of Power and the Power of Ideology. London, Verso. Trad. Jair Pinheiro e Lúcio Flávio de Almeida, ambos membros da NEILS. TOGNINI-BONELLI, E. Corpus linguistics at work. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 2001. VEIGA-NETO, Alfredo. Educação e governamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas subjetividades. In: BRANCO, Guilherme Castelo.; PORTOCARRERO, Vera. (org). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: NAU. 2000http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2020-02-13T04:00:17Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/961Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2020-02-13T04:00:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
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