E-commerce em uma empresa de pequeno porte:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Geovanna Pires dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/4527
Resumo: O e-commerce realiza o processo de compra/venda por meio da rede mundial de computadores. O presente estudo buscou entender o modus operandi desta ferramenta que auxilia as empresas de pequeno porte na vantagem competitiva, principalmente com a pandemia causada pelo COVID-19, que modificou diversos aspectos da vida em sociedade. Como contraste resultante desta pandemia, ocorreu uma grande modificação no comportamento dos consumidores nos diversos segmentos de mercados, com diversos impactos decorrentes da redução da circulação das pessoas (uma medida instaurada com o intuito de evitar a propagação do vírus). Entretanto, essas medidas causaram consequentemente o fechamento de empresas que atendem ao varejo, o que tem aumentado a demanda pela modalidade de comércio digital. Por este ângulo, o presente trabalho tem como objetivo compreender os impactos causados pela pandemia nas pequenas empresas e como influenciou no aumento do e-commerce. A pesquisa realizada apresentou uma pequena empresa do ramo de Cosméticos, abordando as perspectivas e dificuldades enfrentadas durante o período de pandemia, e sobretudo entender como o e-commerce auxiliou nesse processo. Utilizou-se do procedimento metodológico de estudo de caso, o roteiro de entrevista foi aplicado no período de outubro de 2021, sendo também utilizada a pesquisa bibliográfica para nortear o estudo que se realizou durante o periodo de outubro a dezembro de 2021. Para a realização do estudo, utilizou-se da coleta de dados através de entrevistas realizadas pessoalmente e via Google Meet.
id UFT_319d7333093af9813eb23c163b87ac8c
oai_identifier_str oai:repositorio.uft.edu.br:11612/4527
network_acronym_str UFT
network_name_str Repositório Institucional da UFT
repository_id_str
spelling Braga, Geovanna Pires dos SantosMendanha, José Francisco2023-01-25T19:56:18Z2023-01-25T19:56:18Z2023-01-25BRAGA, Geovanna Pires dos Santos. E-commerce em uma empresa de pequeno porte: um estudo de caso em uma loja de cosméticos do varejo na cidade de Araguaína - TO. 2021. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.http://hdl.handle.net/11612/4527O e-commerce realiza o processo de compra/venda por meio da rede mundial de computadores. O presente estudo buscou entender o modus operandi desta ferramenta que auxilia as empresas de pequeno porte na vantagem competitiva, principalmente com a pandemia causada pelo COVID-19, que modificou diversos aspectos da vida em sociedade. Como contraste resultante desta pandemia, ocorreu uma grande modificação no comportamento dos consumidores nos diversos segmentos de mercados, com diversos impactos decorrentes da redução da circulação das pessoas (uma medida instaurada com o intuito de evitar a propagação do vírus). Entretanto, essas medidas causaram consequentemente o fechamento de empresas que atendem ao varejo, o que tem aumentado a demanda pela modalidade de comércio digital. Por este ângulo, o presente trabalho tem como objetivo compreender os impactos causados pela pandemia nas pequenas empresas e como influenciou no aumento do e-commerce. A pesquisa realizada apresentou uma pequena empresa do ramo de Cosméticos, abordando as perspectivas e dificuldades enfrentadas durante o período de pandemia, e sobretudo entender como o e-commerce auxiliou nesse processo. Utilizou-se do procedimento metodológico de estudo de caso, o roteiro de entrevista foi aplicado no período de outubro de 2021, sendo também utilizada a pesquisa bibliográfica para nortear o estudo que se realizou durante o periodo de outubro a dezembro de 2021. Para a realização do estudo, utilizou-se da coleta de dados através de entrevistas realizadas pessoalmente e via Google Meet.E-commerce performs the purchase/sale process through the world wide web, this study sought to understand the modus operandi of this tool helps small businesses gain a competitive advantage, especially with the pandemic caused by COVID - 19, which changed several aspects of life in society. As a result of this pandemic contrast, which has changed the behavior of consumers in different market segments. The impacts resulting from the reduction in the circulation of people as a measure to prevent the spread of the virus and the closing of companies that serve the retail sector, which has increased the demand for the modality of digital commerce. From this angle, this work aims to understand the impacts caused by the pandemic on small businesses and how it influenced the increase in e-commerce. The research carried out presented a small company in the cosmetics sector, addressing the perspectives and difficulties faced during the pandemic period, and above all understanding how e- commerce helped in this process. The methodological procedure of case study was used, the interview script was applied from October to December 2021, and bibliographic research was also used to guide the study. To carry out the study, we used data collection through interviews conducted in person and via Google Meet.Universidade Federal do TocantinsAraguaínaCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICAAraguaínaGraduaçãoAcesso livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::OUTROSCOVID-19PandemiaE-commerceMarketingPandemic.E-commerce em uma empresa de pequeno porte:um estudo de caso em uma loja de cosméticos do varejo na cidade de Araguaína - TO.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALGEOVANNA PIRES DOS SANTOS BRAGA -TCC - LOGÍSTICA.pdfGEOVANNA PIRES DOS SANTOS BRAGA -TCC - LOGÍSTICA.pdfapplication/pdf697036http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4527/1/GEOVANNA%20PIRES%20DOS%20SANTOS%20BRAGA%20-TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf82f534669c3b8d870c8261a64e439bc9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4527/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTGEOVANNA PIRES DOS SANTOS BRAGA -TCC - LOGÍSTICA.pdf.txtGEOVANNA PIRES DOS SANTOS BRAGA -TCC - LOGÍSTICA.pdf.txtExtracted texttext/plain39761http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4527/3/GEOVANNA%20PIRES%20DOS%20SANTOS%20BRAGA%20-TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.txt54e57656ecd8b3847c749a8c1cc46a3dMD53THUMBNAILGEOVANNA PIRES DOS SANTOS BRAGA -TCC - LOGÍSTICA.pdf.jpgGEOVANNA PIRES DOS SANTOS BRAGA -TCC - LOGÍSTICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4527/4/GEOVANNA%20PIRES%20DOS%20SANTOS%20BRAGA%20-TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.jpgd334683581beb41d842882aaf4ff8e7dMD5411612/45272023-01-31 16:57:12.989oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2023-01-31T19:57:12Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv E-commerce em uma empresa de pequeno porte:
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv um estudo de caso em uma loja de cosméticos do varejo na cidade de Araguaína - TO.
title E-commerce em uma empresa de pequeno porte:
spellingShingle E-commerce em uma empresa de pequeno porte:
Braga, Geovanna Pires dos Santos
CNPQ::OUTROS
COVID-19
Pandemia
E-commerce
Marketing
Pandemic.
title_short E-commerce em uma empresa de pequeno porte:
title_full E-commerce em uma empresa de pequeno porte:
title_fullStr E-commerce em uma empresa de pequeno porte:
title_full_unstemmed E-commerce em uma empresa de pequeno porte:
title_sort E-commerce em uma empresa de pequeno porte:
author Braga, Geovanna Pires dos Santos
author_facet Braga, Geovanna Pires dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Geovanna Pires dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendanha, José Francisco
contributor_str_mv Mendanha, José Francisco
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS
topic CNPQ::OUTROS
COVID-19
Pandemia
E-commerce
Marketing
Pandemic.
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
Pandemia
E-commerce
Marketing
Pandemic.
description O e-commerce realiza o processo de compra/venda por meio da rede mundial de computadores. O presente estudo buscou entender o modus operandi desta ferramenta que auxilia as empresas de pequeno porte na vantagem competitiva, principalmente com a pandemia causada pelo COVID-19, que modificou diversos aspectos da vida em sociedade. Como contraste resultante desta pandemia, ocorreu uma grande modificação no comportamento dos consumidores nos diversos segmentos de mercados, com diversos impactos decorrentes da redução da circulação das pessoas (uma medida instaurada com o intuito de evitar a propagação do vírus). Entretanto, essas medidas causaram consequentemente o fechamento de empresas que atendem ao varejo, o que tem aumentado a demanda pela modalidade de comércio digital. Por este ângulo, o presente trabalho tem como objetivo compreender os impactos causados pela pandemia nas pequenas empresas e como influenciou no aumento do e-commerce. A pesquisa realizada apresentou uma pequena empresa do ramo de Cosméticos, abordando as perspectivas e dificuldades enfrentadas durante o período de pandemia, e sobretudo entender como o e-commerce auxiliou nesse processo. Utilizou-se do procedimento metodológico de estudo de caso, o roteiro de entrevista foi aplicado no período de outubro de 2021, sendo também utilizada a pesquisa bibliográfica para nortear o estudo que se realizou durante o periodo de outubro a dezembro de 2021. Para a realização do estudo, utilizou-se da coleta de dados através de entrevistas realizadas pessoalmente e via Google Meet.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-25T19:56:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-25T19:56:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRAGA, Geovanna Pires dos Santos. E-commerce em uma empresa de pequeno porte: um estudo de caso em uma loja de cosméticos do varejo na cidade de Araguaína - TO. 2021. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11612/4527
identifier_str_mv BRAGA, Geovanna Pires dos Santos. E-commerce em uma empresa de pequeno porte: um estudo de caso em uma loja de cosméticos do varejo na cidade de Araguaína - TO. 2021. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.
url http://hdl.handle.net/11612/4527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso livre.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso livre.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Araguaína
CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Araguaína
Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Araguaína
CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Araguaína
Graduação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFT
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Repositório Institucional da UFT
collection Repositório Institucional da UFT
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4527/1/GEOVANNA%20PIRES%20DOS%20SANTOS%20BRAGA%20-TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4527/2/license.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4527/3/GEOVANNA%20PIRES%20DOS%20SANTOS%20BRAGA%20-TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4527/4/GEOVANNA%20PIRES%20DOS%20SANTOS%20BRAGA%20-TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 82f534669c3b8d870c8261a64e439bc9
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
54e57656ecd8b3847c749a8c1cc46a3d
d334683581beb41d842882aaf4ff8e7d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br
_version_ 1797427504204480512