E-commerce em uma empresa de pequeno porte:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11612/4527 |
Resumo: | O e-commerce realiza o processo de compra/venda por meio da rede mundial de computadores. O presente estudo buscou entender o modus operandi desta ferramenta que auxilia as empresas de pequeno porte na vantagem competitiva, principalmente com a pandemia causada pelo COVID-19, que modificou diversos aspectos da vida em sociedade. Como contraste resultante desta pandemia, ocorreu uma grande modificação no comportamento dos consumidores nos diversos segmentos de mercados, com diversos impactos decorrentes da redução da circulação das pessoas (uma medida instaurada com o intuito de evitar a propagação do vírus). Entretanto, essas medidas causaram consequentemente o fechamento de empresas que atendem ao varejo, o que tem aumentado a demanda pela modalidade de comércio digital. Por este ângulo, o presente trabalho tem como objetivo compreender os impactos causados pela pandemia nas pequenas empresas e como influenciou no aumento do e-commerce. A pesquisa realizada apresentou uma pequena empresa do ramo de Cosméticos, abordando as perspectivas e dificuldades enfrentadas durante o período de pandemia, e sobretudo entender como o e-commerce auxiliou nesse processo. Utilizou-se do procedimento metodológico de estudo de caso, o roteiro de entrevista foi aplicado no período de outubro de 2021, sendo também utilizada a pesquisa bibliográfica para nortear o estudo que se realizou durante o periodo de outubro a dezembro de 2021. Para a realização do estudo, utilizou-se da coleta de dados através de entrevistas realizadas pessoalmente e via Google Meet. |
id |
UFT_319d7333093af9813eb23c163b87ac8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uft.edu.br:11612/4527 |
network_acronym_str |
UFT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFT |
repository_id_str |
|
spelling |
Braga, Geovanna Pires dos SantosMendanha, José Francisco2023-01-25T19:56:18Z2023-01-25T19:56:18Z2023-01-25BRAGA, Geovanna Pires dos Santos. E-commerce em uma empresa de pequeno porte: um estudo de caso em uma loja de cosméticos do varejo na cidade de Araguaína - TO. 2021. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.http://hdl.handle.net/11612/4527O e-commerce realiza o processo de compra/venda por meio da rede mundial de computadores. O presente estudo buscou entender o modus operandi desta ferramenta que auxilia as empresas de pequeno porte na vantagem competitiva, principalmente com a pandemia causada pelo COVID-19, que modificou diversos aspectos da vida em sociedade. Como contraste resultante desta pandemia, ocorreu uma grande modificação no comportamento dos consumidores nos diversos segmentos de mercados, com diversos impactos decorrentes da redução da circulação das pessoas (uma medida instaurada com o intuito de evitar a propagação do vírus). Entretanto, essas medidas causaram consequentemente o fechamento de empresas que atendem ao varejo, o que tem aumentado a demanda pela modalidade de comércio digital. Por este ângulo, o presente trabalho tem como objetivo compreender os impactos causados pela pandemia nas pequenas empresas e como influenciou no aumento do e-commerce. A pesquisa realizada apresentou uma pequena empresa do ramo de Cosméticos, abordando as perspectivas e dificuldades enfrentadas durante o período de pandemia, e sobretudo entender como o e-commerce auxiliou nesse processo. Utilizou-se do procedimento metodológico de estudo de caso, o roteiro de entrevista foi aplicado no período de outubro de 2021, sendo também utilizada a pesquisa bibliográfica para nortear o estudo que se realizou durante o periodo de outubro a dezembro de 2021. Para a realização do estudo, utilizou-se da coleta de dados através de entrevistas realizadas pessoalmente e via Google Meet.E-commerce performs the purchase/sale process through the world wide web, this study sought to understand the modus operandi of this tool helps small businesses gain a competitive advantage, especially with the pandemic caused by COVID - 19, which changed several aspects of life in society. As a result of this pandemic contrast, which has changed the behavior of consumers in different market segments. The impacts resulting from the reduction in the circulation of people as a measure to prevent the spread of the virus and the closing of companies that serve the retail sector, which has increased the demand for the modality of digital commerce. From this angle, this work aims to understand the impacts caused by the pandemic on small businesses and how it influenced the increase in e-commerce. The research carried out presented a small company in the cosmetics sector, addressing the perspectives and difficulties faced during the pandemic period, and above all understanding how e- commerce helped in this process. The methodological procedure of case study was used, the interview script was applied from October to December 2021, and bibliographic research was also used to guide the study. To carry out the study, we used data collection through interviews conducted in person and via Google Meet.Universidade Federal do TocantinsAraguaínaCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICAAraguaínaGraduaçãoAcesso livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::OUTROSCOVID-19PandemiaE-commerceMarketingPandemic.E-commerce em uma empresa de pequeno porte:um estudo de caso em uma loja de cosméticos do varejo na cidade de Araguaína - TO.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALGEOVANNA PIRES DOS SANTOS BRAGA -TCC - LOGÍSTICA.pdfGEOVANNA PIRES DOS SANTOS BRAGA -TCC - LOGÍSTICA.pdfapplication/pdf697036http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4527/1/GEOVANNA%20PIRES%20DOS%20SANTOS%20BRAGA%20-TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf82f534669c3b8d870c8261a64e439bc9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4527/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTGEOVANNA PIRES DOS SANTOS BRAGA -TCC - LOGÍSTICA.pdf.txtGEOVANNA PIRES DOS SANTOS BRAGA -TCC - LOGÍSTICA.pdf.txtExtracted texttext/plain39761http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4527/3/GEOVANNA%20PIRES%20DOS%20SANTOS%20BRAGA%20-TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.txt54e57656ecd8b3847c749a8c1cc46a3dMD53THUMBNAILGEOVANNA PIRES DOS SANTOS BRAGA -TCC - LOGÍSTICA.pdf.jpgGEOVANNA PIRES DOS SANTOS BRAGA -TCC - LOGÍSTICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4527/4/GEOVANNA%20PIRES%20DOS%20SANTOS%20BRAGA%20-TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.jpgd334683581beb41d842882aaf4ff8e7dMD5411612/45272023-01-31 16:57:12.989oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2023-01-31T19:57:12Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
E-commerce em uma empresa de pequeno porte: |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
um estudo de caso em uma loja de cosméticos do varejo na cidade de Araguaína - TO. |
title |
E-commerce em uma empresa de pequeno porte: |
spellingShingle |
E-commerce em uma empresa de pequeno porte: Braga, Geovanna Pires dos Santos CNPQ::OUTROS COVID-19 Pandemia E-commerce Marketing Pandemic. |
title_short |
E-commerce em uma empresa de pequeno porte: |
title_full |
E-commerce em uma empresa de pequeno porte: |
title_fullStr |
E-commerce em uma empresa de pequeno porte: |
title_full_unstemmed |
E-commerce em uma empresa de pequeno porte: |
title_sort |
E-commerce em uma empresa de pequeno porte: |
author |
Braga, Geovanna Pires dos Santos |
author_facet |
Braga, Geovanna Pires dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Geovanna Pires dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendanha, José Francisco |
contributor_str_mv |
Mendanha, José Francisco |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS |
topic |
CNPQ::OUTROS COVID-19 Pandemia E-commerce Marketing Pandemic. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COVID-19 Pandemia E-commerce Marketing Pandemic. |
description |
O e-commerce realiza o processo de compra/venda por meio da rede mundial de computadores. O presente estudo buscou entender o modus operandi desta ferramenta que auxilia as empresas de pequeno porte na vantagem competitiva, principalmente com a pandemia causada pelo COVID-19, que modificou diversos aspectos da vida em sociedade. Como contraste resultante desta pandemia, ocorreu uma grande modificação no comportamento dos consumidores nos diversos segmentos de mercados, com diversos impactos decorrentes da redução da circulação das pessoas (uma medida instaurada com o intuito de evitar a propagação do vírus). Entretanto, essas medidas causaram consequentemente o fechamento de empresas que atendem ao varejo, o que tem aumentado a demanda pela modalidade de comércio digital. Por este ângulo, o presente trabalho tem como objetivo compreender os impactos causados pela pandemia nas pequenas empresas e como influenciou no aumento do e-commerce. A pesquisa realizada apresentou uma pequena empresa do ramo de Cosméticos, abordando as perspectivas e dificuldades enfrentadas durante o período de pandemia, e sobretudo entender como o e-commerce auxiliou nesse processo. Utilizou-se do procedimento metodológico de estudo de caso, o roteiro de entrevista foi aplicado no período de outubro de 2021, sendo também utilizada a pesquisa bibliográfica para nortear o estudo que se realizou durante o periodo de outubro a dezembro de 2021. Para a realização do estudo, utilizou-se da coleta de dados através de entrevistas realizadas pessoalmente e via Google Meet. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-25T19:56:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-25T19:56:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BRAGA, Geovanna Pires dos Santos. E-commerce em uma empresa de pequeno porte: um estudo de caso em uma loja de cosméticos do varejo na cidade de Araguaína - TO. 2021. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11612/4527 |
identifier_str_mv |
BRAGA, Geovanna Pires dos Santos. E-commerce em uma empresa de pequeno porte: um estudo de caso em uma loja de cosméticos do varejo na cidade de Araguaína - TO. 2021. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021. |
url |
http://hdl.handle.net/11612/4527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Acesso livre. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Acesso livre. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Araguaína Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Araguaína Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFT instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFT |
collection |
Repositório Institucional da UFT |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4527/1/GEOVANNA%20PIRES%20DOS%20SANTOS%20BRAGA%20-TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4527/2/license.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4527/3/GEOVANNA%20PIRES%20DOS%20SANTOS%20BRAGA%20-TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4527/4/GEOVANNA%20PIRES%20DOS%20SANTOS%20BRAGA%20-TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
82f534669c3b8d870c8261a64e439bc9 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 54e57656ecd8b3847c749a8c1cc46a3d d334683581beb41d842882aaf4ff8e7d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br |
_version_ |
1802111583510331392 |