O Impacto da Covid-19 nos Hábitos dos Consumidores e no E-Commerce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Carolina Medeiros
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/100766
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_54da409947e9210956f3973cb8b6c72a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/100766
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Impacto da Covid-19 nos Hábitos dos Consumidores e no E-CommerceThe Impact of Covid-19 on Consumer Habits and E-CommerceCovid-19e-commercehábitos dos consumidoresretalhistaspós-pandemiaCovid-19e-commerceconsumer habitsretailerspost-pandemicRelatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de EconomiaO presente relatório serve para descrever o estágio realizado no departamento de marketing da note!, insígnia da Sonae MC, com a finalidade de se obter o grau de Mestre em Gestão, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O estágio teve a duração de 700 horas, e decorreu entre 1 de fevereiro de 2021 e 4 de junho de 2021. Neste relatório são descritas todas as atividades desenvolvidas no estágio, que incidiu maioritariamente sobre a área do marketing digital. Além disso, é realizada uma revisão de literatura, que recai sobre o impacto da Covid-19 nos hábitos dos consumidores e no e-commerce. É um tema muito atual e que está relacionado com a atividade da entidade de acolhimento, que viu os seus planos de criar uma loja online serem impulsionados e antecipados pela pandemia, de modo a poder continuar o seu negócio e servir os seus clientes. Esta pandemia, declarada a 11 de março de 2020, apanhou o mundo desprevenido. Obrigou à imposição de regras e restrições por parte dos governos, impactou a liberdade dos cidadãos, que passaram semanas confinados às suas casas, e mudou a forma como hoje se vive e se compra. Os consumidores aperceberam-se de todas as vantagens do e-commerce, de toda a conveniência, praticidade, e segurança e proteção contra o vírus, que esta forma de comprar lhes proporciona. Os retalhistas, tanto por estarem a par destas alterações nos hábitos dos consumidores, como por terem sido obrigados a fechar as portas dos seus estabelecimentos, viram nas lojas online a sua oportunidade de não deixar os negócios falir, de poderem continuar a servir os seus clientes, e poder prosperar e beneficiar com este crescimento do e-commerce, que está a acontecer a níveis nunca antes vistos. Espera-se que muitos dos novos hábitos dos consumidores tenham vindo para ficar, e se mantenham no período pós-pandemia.The following report was written with the intend of describing the internship realized in the marketing department of note!, one of Sonae MC brands, with the aim of obtaining the Master’s Degree in Management, by the Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. The internship lasted 700 hours and took place between February 1st, 2021, and June 4th, 2021. This report describes all the activities developed during the internship, which focused mainly on the area of digital marketing. In addition, there’s a literature review about the impact of Covid-19 on consumer habits and on e-commerce. It is a very current theme that is also related to the activity of the company, which saw its plans to create an online store being boosted and anticipated by the pandemic so it would be able to continue its business and serve its customers. This pandemic, declared on March 11th, 2020, caught the world off guard. It forced the imposition of rules and restrictions by governments, impacted the freedom of citizens, who spent weeks confined to their homes, and changed the way people live and buy. Consumers became aware of all the advantages of e-commerce, all the convenience, practicality, security, and protection against the virus, that this way of shopping provides them. Retailers, both because they are aware of these changes in consumer habits, and because they have been forced to close the doors of their establishments, saw online stores as their opportunity not to let their businesses fail, to be able to continue serving their customers, and be able to prosper and benefit from this e-commerce growth, which is growing at levels never seen before. It is expected that many of the new consumers habits are here to stay and will continue in the post-pandemic period.2021-11-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/100766http://hdl.handle.net/10316/100766TID:203033582porSousa, Carolina Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-07-09T20:35:40Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/100766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:05.115670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Impacto da Covid-19 nos Hábitos dos Consumidores e no E-Commerce
The Impact of Covid-19 on Consumer Habits and E-Commerce
title O Impacto da Covid-19 nos Hábitos dos Consumidores e no E-Commerce
spellingShingle O Impacto da Covid-19 nos Hábitos dos Consumidores e no E-Commerce
Sousa, Carolina Medeiros
Covid-19
e-commerce
hábitos dos consumidores
retalhistas
pós-pandemia
Covid-19
e-commerce
consumer habits
retailers
post-pandemic
title_short O Impacto da Covid-19 nos Hábitos dos Consumidores e no E-Commerce
title_full O Impacto da Covid-19 nos Hábitos dos Consumidores e no E-Commerce
title_fullStr O Impacto da Covid-19 nos Hábitos dos Consumidores e no E-Commerce
title_full_unstemmed O Impacto da Covid-19 nos Hábitos dos Consumidores e no E-Commerce
title_sort O Impacto da Covid-19 nos Hábitos dos Consumidores e no E-Commerce
author Sousa, Carolina Medeiros
author_facet Sousa, Carolina Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Carolina Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19
e-commerce
hábitos dos consumidores
retalhistas
pós-pandemia
Covid-19
e-commerce
consumer habits
retailers
post-pandemic
topic Covid-19
e-commerce
hábitos dos consumidores
retalhistas
pós-pandemia
Covid-19
e-commerce
consumer habits
retailers
post-pandemic
description Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/100766
http://hdl.handle.net/10316/100766
TID:203033582
url http://hdl.handle.net/10316/100766
identifier_str_mv TID:203033582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134076222832640