Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11612/1834 |
Resumo: | Este estudo foi realizado tendo como base uma pesquisa de marketing na empresa Laranja Gomes, situada na cidade de Marabá-PA. Atuando no mercado desde 2012 e atualmente é a principal fornecedora de laranjas do sul do Pará. Neste sentido, este artigo teve como objetivo geral, analisar a viabilidade de mercado para a inserção de novos produtos em uma distribuidora de frutas. Do mesmo modo, se propõe a identificar o mercado potencial local e quais as frutas e verduras de maior preferência dos clientes. Assim, esta pesquisa promoveu a elaboração de um estudo único e específico e desta forma gerou um estudo de caso. Como procedimento metodológico realizou-se a princípio uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos, sites e revistas, em seguida efetuou-se a pesquisa de campo, que foi desenvolvida através da aplicação de um questionário para averiguar a satisfação e o interesse dos clientes da empresa para inserção de novos produtos. Teve ainda uma abordagem qualitativa-quantitativa. Tais procedimentos possibilitaram identificar que a maioria dos clientes estão dispostos a trabalhar com novos produtos futuramente comercializados pela empresa Laranja Gomes. Além disso, percebeu-se que há uma demanda considerável para novos produtos dentre os clientes da empresa. |
id |
UFT_c7d59260c7d3c5ea735b2a26ff78985d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uft.edu.br:11612/1834 |
network_acronym_str |
UFT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFT |
repository_id_str |
|
spelling |
Pizza, Mario Otávio MoralesMedanha, José Francisco2020-03-04T19:27:09Z2020-03-04T19:27:09Z2020-03-04PIZZA, Mario Otávio Morales. Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA. 2017. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.http://hdl.handle.net/11612/1834Este estudo foi realizado tendo como base uma pesquisa de marketing na empresa Laranja Gomes, situada na cidade de Marabá-PA. Atuando no mercado desde 2012 e atualmente é a principal fornecedora de laranjas do sul do Pará. Neste sentido, este artigo teve como objetivo geral, analisar a viabilidade de mercado para a inserção de novos produtos em uma distribuidora de frutas. Do mesmo modo, se propõe a identificar o mercado potencial local e quais as frutas e verduras de maior preferência dos clientes. Assim, esta pesquisa promoveu a elaboração de um estudo único e específico e desta forma gerou um estudo de caso. Como procedimento metodológico realizou-se a princípio uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos, sites e revistas, em seguida efetuou-se a pesquisa de campo, que foi desenvolvida através da aplicação de um questionário para averiguar a satisfação e o interesse dos clientes da empresa para inserção de novos produtos. Teve ainda uma abordagem qualitativa-quantitativa. Tais procedimentos possibilitaram identificar que a maioria dos clientes estão dispostos a trabalhar com novos produtos futuramente comercializados pela empresa Laranja Gomes. Além disso, percebeu-se que há uma demanda considerável para novos produtos dentre os clientes da empresa.This study was carried out based on a marketing research at the company Orange Gomes, located in the city of Marabá-PA. In the market since 2012 and currently is the main supplier of oranges in the south of Pará. In this sense, this article had as general objective, to analyze the market viability for the insertion of new products in this distributor. Likewise, it proposes to identify the potential local market and the most preferred fruits and vegetables of the customers in the local market. Thus, this research promoted the elaboration of a single and specific study and in this way generated a case study. As methodological procedures, a bibliographic research was carried out in books, articles, websites and magazines, and the field research was carried out, which was developed through the application of a questionnaire to ascertain the satisfaction and interest of the clients of the Company for insertion of new products. It also had a qualitative-quantitative. Such procedures made it possible to identify that most of the customers are willing to work with new products in the future marketed by the company Orange Gomes. In addition, it has been noticed that there is considerable demand for new products among the company's customers.Universidade Federal do TocantinsAraguaínaCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICAAraguaínaGraduaçãoAcesso livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOPesquisa de marketingNovos produtosSatisfação dos clientesMarketing ResearchNew productsClients satisfactionPesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALMARIO OTÁVIO MORALES PIZZA - TCC - LOGÍSTICA.pdfMARIO OTÁVIO MORALES PIZZA - TCC - LOGÍSTICA.pdfapplication/pdf891716http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1834/1/MARIO%20OT%c3%81VIO%20MORALES%20PIZZA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf96aa93db1387c5dfc6edd64812978a0eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1834/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTMARIO OTÁVIO MORALES PIZZA - TCC - LOGÍSTICA.pdf.txtMARIO OTÁVIO MORALES PIZZA - TCC - LOGÍSTICA.pdf.txtExtracted texttext/plain49896http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1834/3/MARIO%20OT%c3%81VIO%20MORALES%20PIZZA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.txtddfae80bbed66563e6bc5aa009b93829MD53THUMBNAILMARIO OTÁVIO MORALES PIZZA - TCC - LOGÍSTICA.pdf.jpgMARIO OTÁVIO MORALES PIZZA - TCC - LOGÍSTICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1834/4/MARIO%20OT%c3%81VIO%20MORALES%20PIZZA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.jpg2fb9bbd463aaf89fb32b95089a2607efMD5411612/18342020-03-05 03:00:59.121oai:repositorio.uft.edu.br:11612/1834Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2020-03-05T06:00:59Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA. |
title |
Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA. |
spellingShingle |
Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA. Pizza, Mario Otávio Morales CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Pesquisa de marketing Novos produtos Satisfação dos clientes Marketing Research New products Clients satisfaction |
title_short |
Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA. |
title_full |
Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA. |
title_fullStr |
Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA. |
title_full_unstemmed |
Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA. |
title_sort |
Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA. |
author |
Pizza, Mario Otávio Morales |
author_facet |
Pizza, Mario Otávio Morales |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pizza, Mario Otávio Morales |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medanha, José Francisco |
contributor_str_mv |
Medanha, José Francisco |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Pesquisa de marketing Novos produtos Satisfação dos clientes Marketing Research New products Clients satisfaction |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa de marketing Novos produtos Satisfação dos clientes Marketing Research New products Clients satisfaction |
description |
Este estudo foi realizado tendo como base uma pesquisa de marketing na empresa Laranja Gomes, situada na cidade de Marabá-PA. Atuando no mercado desde 2012 e atualmente é a principal fornecedora de laranjas do sul do Pará. Neste sentido, este artigo teve como objetivo geral, analisar a viabilidade de mercado para a inserção de novos produtos em uma distribuidora de frutas. Do mesmo modo, se propõe a identificar o mercado potencial local e quais as frutas e verduras de maior preferência dos clientes. Assim, esta pesquisa promoveu a elaboração de um estudo único e específico e desta forma gerou um estudo de caso. Como procedimento metodológico realizou-se a princípio uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos, sites e revistas, em seguida efetuou-se a pesquisa de campo, que foi desenvolvida através da aplicação de um questionário para averiguar a satisfação e o interesse dos clientes da empresa para inserção de novos produtos. Teve ainda uma abordagem qualitativa-quantitativa. Tais procedimentos possibilitaram identificar que a maioria dos clientes estão dispostos a trabalhar com novos produtos futuramente comercializados pela empresa Laranja Gomes. Além disso, percebeu-se que há uma demanda considerável para novos produtos dentre os clientes da empresa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-04T19:27:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-04T19:27:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-03-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PIZZA, Mario Otávio Morales. Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA. 2017. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11612/1834 |
identifier_str_mv |
PIZZA, Mario Otávio Morales. Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA. 2017. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017. |
url |
http://hdl.handle.net/11612/1834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Acesso livre. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Acesso livre. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Araguaína Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Araguaína Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFT instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFT |
collection |
Repositório Institucional da UFT |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1834/1/MARIO%20OT%c3%81VIO%20MORALES%20PIZZA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1834/2/license.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1834/3/MARIO%20OT%c3%81VIO%20MORALES%20PIZZA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1834/4/MARIO%20OT%c3%81VIO%20MORALES%20PIZZA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
96aa93db1387c5dfc6edd64812978a0e 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 ddfae80bbed66563e6bc5aa009b93829 2fb9bbd463aaf89fb32b95089a2607ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br |
_version_ |
1802111553624866816 |