Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizza, Mario Otávio Morales
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/1834
Resumo: Este estudo foi realizado tendo como base uma pesquisa de marketing na empresa Laranja Gomes, situada na cidade de Marabá-PA. Atuando no mercado desde 2012 e atualmente é a principal fornecedora de laranjas do sul do Pará. Neste sentido, este artigo teve como objetivo geral, analisar a viabilidade de mercado para a inserção de novos produtos em uma distribuidora de frutas. Do mesmo modo, se propõe a identificar o mercado potencial local e quais as frutas e verduras de maior preferência dos clientes. Assim, esta pesquisa promoveu a elaboração de um estudo único e específico e desta forma gerou um estudo de caso. Como procedimento metodológico realizou-se a princípio uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos, sites e revistas, em seguida efetuou-se a pesquisa de campo, que foi desenvolvida através da aplicação de um questionário para averiguar a satisfação e o interesse dos clientes da empresa para inserção de novos produtos. Teve ainda uma abordagem qualitativa-quantitativa. Tais procedimentos possibilitaram identificar que a maioria dos clientes estão dispostos a trabalhar com novos produtos futuramente comercializados pela empresa Laranja Gomes. Além disso, percebeu-se que há uma demanda considerável para novos produtos dentre os clientes da empresa.
id UFT_c7d59260c7d3c5ea735b2a26ff78985d
oai_identifier_str oai:repositorio.uft.edu.br:11612/1834
network_acronym_str UFT
network_name_str Repositório Institucional da UFT
repository_id_str
spelling Pizza, Mario Otávio MoralesMedanha, José Francisco2020-03-04T19:27:09Z2020-03-04T19:27:09Z2020-03-04PIZZA, Mario Otávio Morales. Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA. 2017. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.http://hdl.handle.net/11612/1834Este estudo foi realizado tendo como base uma pesquisa de marketing na empresa Laranja Gomes, situada na cidade de Marabá-PA. Atuando no mercado desde 2012 e atualmente é a principal fornecedora de laranjas do sul do Pará. Neste sentido, este artigo teve como objetivo geral, analisar a viabilidade de mercado para a inserção de novos produtos em uma distribuidora de frutas. Do mesmo modo, se propõe a identificar o mercado potencial local e quais as frutas e verduras de maior preferência dos clientes. Assim, esta pesquisa promoveu a elaboração de um estudo único e específico e desta forma gerou um estudo de caso. Como procedimento metodológico realizou-se a princípio uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos, sites e revistas, em seguida efetuou-se a pesquisa de campo, que foi desenvolvida através da aplicação de um questionário para averiguar a satisfação e o interesse dos clientes da empresa para inserção de novos produtos. Teve ainda uma abordagem qualitativa-quantitativa. Tais procedimentos possibilitaram identificar que a maioria dos clientes estão dispostos a trabalhar com novos produtos futuramente comercializados pela empresa Laranja Gomes. Além disso, percebeu-se que há uma demanda considerável para novos produtos dentre os clientes da empresa.This study was carried out based on a marketing research at the company Orange Gomes, located in the city of Marabá-PA. In the market since 2012 and currently is the main supplier of oranges in the south of Pará. In this sense, this article had as general objective, to analyze the market viability for the insertion of new products in this distributor. Likewise, it proposes to identify the potential local market and the most preferred fruits and vegetables of the customers in the local market. Thus, this research promoted the elaboration of a single and specific study and in this way generated a case study. As methodological procedures, a bibliographic research was carried out in books, articles, websites and magazines, and the field research was carried out, which was developed through the application of a questionnaire to ascertain the satisfaction and interest of the clients of the Company for insertion of new products. It also had a qualitative-quantitative. Such procedures made it possible to identify that most of the customers are willing to work with new products in the future marketed by the company Orange Gomes. In addition, it has been noticed that there is considerable demand for new products among the company's customers.Universidade Federal do TocantinsAraguaínaCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICAAraguaínaGraduaçãoAcesso livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOPesquisa de marketingNovos produtosSatisfação dos clientesMarketing ResearchNew productsClients satisfactionPesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALMARIO OTÁVIO MORALES PIZZA - TCC - LOGÍSTICA.pdfMARIO OTÁVIO MORALES PIZZA - TCC - LOGÍSTICA.pdfapplication/pdf891716http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1834/1/MARIO%20OT%c3%81VIO%20MORALES%20PIZZA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf96aa93db1387c5dfc6edd64812978a0eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1834/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTMARIO OTÁVIO MORALES PIZZA - TCC - LOGÍSTICA.pdf.txtMARIO OTÁVIO MORALES PIZZA - TCC - LOGÍSTICA.pdf.txtExtracted texttext/plain49896http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1834/3/MARIO%20OT%c3%81VIO%20MORALES%20PIZZA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.txtddfae80bbed66563e6bc5aa009b93829MD53THUMBNAILMARIO OTÁVIO MORALES PIZZA - TCC - LOGÍSTICA.pdf.jpgMARIO OTÁVIO MORALES PIZZA - TCC - LOGÍSTICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1834/4/MARIO%20OT%c3%81VIO%20MORALES%20PIZZA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.jpg2fb9bbd463aaf89fb32b95089a2607efMD5411612/18342020-03-05 03:00:59.121oai:repositorio.uft.edu.br:11612/1834Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2020-03-05T06:00:59Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA.
title Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA.
spellingShingle Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA.
Pizza, Mario Otávio Morales
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Pesquisa de marketing
Novos produtos
Satisfação dos clientes
Marketing Research
New products
Clients satisfaction
title_short Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA.
title_full Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA.
title_fullStr Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA.
title_full_unstemmed Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA.
title_sort Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA.
author Pizza, Mario Otávio Morales
author_facet Pizza, Mario Otávio Morales
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizza, Mario Otávio Morales
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medanha, José Francisco
contributor_str_mv Medanha, José Francisco
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Pesquisa de marketing
Novos produtos
Satisfação dos clientes
Marketing Research
New products
Clients satisfaction
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa de marketing
Novos produtos
Satisfação dos clientes
Marketing Research
New products
Clients satisfaction
description Este estudo foi realizado tendo como base uma pesquisa de marketing na empresa Laranja Gomes, situada na cidade de Marabá-PA. Atuando no mercado desde 2012 e atualmente é a principal fornecedora de laranjas do sul do Pará. Neste sentido, este artigo teve como objetivo geral, analisar a viabilidade de mercado para a inserção de novos produtos em uma distribuidora de frutas. Do mesmo modo, se propõe a identificar o mercado potencial local e quais as frutas e verduras de maior preferência dos clientes. Assim, esta pesquisa promoveu a elaboração de um estudo único e específico e desta forma gerou um estudo de caso. Como procedimento metodológico realizou-se a princípio uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos, sites e revistas, em seguida efetuou-se a pesquisa de campo, que foi desenvolvida através da aplicação de um questionário para averiguar a satisfação e o interesse dos clientes da empresa para inserção de novos produtos. Teve ainda uma abordagem qualitativa-quantitativa. Tais procedimentos possibilitaram identificar que a maioria dos clientes estão dispostos a trabalhar com novos produtos futuramente comercializados pela empresa Laranja Gomes. Além disso, percebeu-se que há uma demanda considerável para novos produtos dentre os clientes da empresa.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-04T19:27:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-04T19:27:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PIZZA, Mario Otávio Morales. Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA. 2017. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11612/1834
identifier_str_mv PIZZA, Mario Otávio Morales. Pesquisa de marketing para a inserção de novos produtos: um estudo de caso numa distribuidora de frutas em Marabá - PA. 2017. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.
url http://hdl.handle.net/11612/1834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso livre.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso livre.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Araguaína
CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Araguaína
Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Araguaína
CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Araguaína
Graduação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFT
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Repositório Institucional da UFT
collection Repositório Institucional da UFT
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1834/1/MARIO%20OT%c3%81VIO%20MORALES%20PIZZA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1834/2/license.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1834/3/MARIO%20OT%c3%81VIO%20MORALES%20PIZZA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1834/4/MARIO%20OT%c3%81VIO%20MORALES%20PIZZA%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 96aa93db1387c5dfc6edd64812978a0e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
ddfae80bbed66563e6bc5aa009b93829
2fb9bbd463aaf89fb32b95089a2607ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br
_version_ 1802111553624866816