Attention-Deficit Hyperactivity disorder in the psychoanalytic clinic: a narrative review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: verissimo, juliana mistrini
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: dos Reis, Maria Elizabeth Barreto Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/47265
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem sido a descrição diagnóstica mais utilizada para explicar os comportamentos considerados inadequados das crianças, sendo o uso do medicamento oferecido como principal meio de intervenção, apesar das possíveis consequências ao desenvolvimento infantil. Realizou-se uma revisão narrativa sobre o tema, do ponto de vista da psicanálise, com o objetivo de compreender como tem sido o olhar dos profissionais que se utilizam da teoria psicanalítica no atendimento à criança que recebe o diagnóstico de TDAH. Foi possível perceber a necessidade de melhor compreender as questões emocionais subjacentes à manifestação dos sintomas. Além disso, verificou-se que a clínica psicanalítica tem sido utilizada como uma alternativa favorável, pois considera a subjetividade da criança e suas relações parentais e sociais.
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