Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perine, Cristiane Manzan
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19605
Resumo: A motivação é listada como uma das variáveis afetivas da qual depende o sucesso na aprendizagem. Segundo Dörnyei (2005), a motivação está relacionada a um dos aspectos mais básicos da mente humana, e boa parte dos professores e pesquisadores concordam que a motivação tem papel importante na determinação de sucesso ou fracasso em qualquer situação de aprendizagem. A palavra motivação tem origem no verbo latino movere, que significa mover, sendo definida, então, como o que leva o indivíduo a fazer escolhas, a se engajar em certas atividades e a persistir nessa ação. O surgimento dos videogames nos remete aos Estados Unidos da década de 40. Esses jogos revolucionam a indústria de entretenimento e se proliferaram por todo o mundo, chegando aos aparelhos que conhecemos hoje, modernos, com alta tecnologia e mais, mediadores da aprendizagem de línguas. Este estudo tem por objetivo propor uma leitura dos princípios de aprendizagem de James Paul Gee em relação à aprendizagem por meio de videogames a partir das estratégias motivacionais para aprendizagem de língua estrangeira propostas pelo psicólogo Zóltan Dörnyei. Trata-se de uma tentativa de melhor compreender o papel facilitador para a aprendizagem de línguas inerentes aos videogames aliados ao seu potencial motivacional.
id UFU-12_4a09b4a37a42f4d5809bfeacbb3176d4
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/19605
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeiramotivaçãovideogamesaprendizagemlíngua estrangeiraA motivação é listada como uma das variáveis afetivas da qual depende o sucesso na aprendizagem. Segundo Dörnyei (2005), a motivação está relacionada a um dos aspectos mais básicos da mente humana, e boa parte dos professores e pesquisadores concordam que a motivação tem papel importante na determinação de sucesso ou fracasso em qualquer situação de aprendizagem. A palavra motivação tem origem no verbo latino movere, que significa mover, sendo definida, então, como o que leva o indivíduo a fazer escolhas, a se engajar em certas atividades e a persistir nessa ação. O surgimento dos videogames nos remete aos Estados Unidos da década de 40. Esses jogos revolucionam a indústria de entretenimento e se proliferaram por todo o mundo, chegando aos aparelhos que conhecemos hoje, modernos, com alta tecnologia e mais, mediadores da aprendizagem de línguas. Este estudo tem por objetivo propor uma leitura dos princípios de aprendizagem de James Paul Gee em relação à aprendizagem por meio de videogames a partir das estratégias motivacionais para aprendizagem de língua estrangeira propostas pelo psicólogo Zóltan Dörnyei. Trata-se de uma tentativa de melhor compreender o papel facilitador para a aprendizagem de línguas inerentes aos videogames aliados ao seu potencial motivacional.PP/UFU2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1960510.14393/DL13-v6n2a2012-13Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 No. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 207-232Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 Núm. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 207-232Domínios de Lingu@gem; v. 6 n. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 207-2321980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19605/11146Copyright (c) 2012 Cristiane Manzan Perineinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerine, Cristiane Manzan2017-02-21T13:42:11Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/19605Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2017-02-21T13:42:11Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeira
title Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeira
spellingShingle Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeira
Perine, Cristiane Manzan
motivação
videogames
aprendizagem
língua estrangeira
title_short Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeira
title_full Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeira
title_fullStr Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeira
title_full_unstemmed Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeira
title_sort Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeira
author Perine, Cristiane Manzan
author_facet Perine, Cristiane Manzan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perine, Cristiane Manzan
dc.subject.por.fl_str_mv motivação
videogames
aprendizagem
língua estrangeira
topic motivação
videogames
aprendizagem
língua estrangeira
description A motivação é listada como uma das variáveis afetivas da qual depende o sucesso na aprendizagem. Segundo Dörnyei (2005), a motivação está relacionada a um dos aspectos mais básicos da mente humana, e boa parte dos professores e pesquisadores concordam que a motivação tem papel importante na determinação de sucesso ou fracasso em qualquer situação de aprendizagem. A palavra motivação tem origem no verbo latino movere, que significa mover, sendo definida, então, como o que leva o indivíduo a fazer escolhas, a se engajar em certas atividades e a persistir nessa ação. O surgimento dos videogames nos remete aos Estados Unidos da década de 40. Esses jogos revolucionam a indústria de entretenimento e se proliferaram por todo o mundo, chegando aos aparelhos que conhecemos hoje, modernos, com alta tecnologia e mais, mediadores da aprendizagem de línguas. Este estudo tem por objetivo propor uma leitura dos princípios de aprendizagem de James Paul Gee em relação à aprendizagem por meio de videogames a partir das estratégias motivacionais para aprendizagem de língua estrangeira propostas pelo psicólogo Zóltan Dörnyei. Trata-se de uma tentativa de melhor compreender o papel facilitador para a aprendizagem de línguas inerentes aos videogames aliados ao seu potencial motivacional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19605
10.14393/DL13-v6n2a2012-13
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19605
identifier_str_mv 10.14393/DL13-v6n2a2012-13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19605/11146
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Cristiane Manzan Perine
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Cristiane Manzan Perine
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 No. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 207-232
Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 Núm. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 207-232
Domínios de Lingu@gem; v. 6 n. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 207-232
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067713664778240