Do nativo ao pomerano: as línguas, os dialetos e falares vivos de um Brasil pouco conhecido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beilke, Neubiana Silva Veloso
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21774
Resumo: No Brasil existe atualmente uma grande variedade de línguas faladas. Algumas não possuem formas escritas, outras vêm sendo catalogadas e fomentadas por iniciativas isoladas, porém muitas estão se perdendo pelo falecimento dos falantes e falta de interesse das novas gerações em praticar e preservar. Diante da quantidade de línguas presentes no nosso território, é possível afirmar que este ainda é um grande campo a ser desbravado. Alguns dialetos caem no esquecimento sem vir ao conhecimento do grande público, por haver carência de mais pesquisas nessas áreas e por desinformação sobre a diversidade cultural e linguística do país. É preciso criar condições para que dessa multiplicidade de línguas não restem apenas vestígios e, combater o perigo do desaparecimento completo de algumas variantes dialetais. Devemos motivar uma consciência coletiva a fim de registrar essa pluralidade linguística tão rica no nosso país. Este artigo visa discutir objetivamente a existência dessa diversidade de falares e revelar a necessidade de seu estudo e suas formas de transmissão, mostrando brevemente o que já tem sido feito (iniciativas de co-oficializações, atlas linguísticos, mapeamentos e inventários) e que ainda há muito a fazer para catalogar, analisar, preservar. E assim dar visibilidade a essa riqueza da nossa "plurilinguística brasilidade".
id UFU-12_6412563437aa695ebe9ea3bea1d006e6
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21774
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling Do nativo ao pomerano: as línguas, os dialetos e falares vivos de um Brasil pouco conhecidodialetosplurilinguismovariedades linguísticaslínguas de imigraçãopomerano (Pommersch)No Brasil existe atualmente uma grande variedade de línguas faladas. Algumas não possuem formas escritas, outras vêm sendo catalogadas e fomentadas por iniciativas isoladas, porém muitas estão se perdendo pelo falecimento dos falantes e falta de interesse das novas gerações em praticar e preservar. Diante da quantidade de línguas presentes no nosso território, é possível afirmar que este ainda é um grande campo a ser desbravado. Alguns dialetos caem no esquecimento sem vir ao conhecimento do grande público, por haver carência de mais pesquisas nessas áreas e por desinformação sobre a diversidade cultural e linguística do país. É preciso criar condições para que dessa multiplicidade de línguas não restem apenas vestígios e, combater o perigo do desaparecimento completo de algumas variantes dialetais. Devemos motivar uma consciência coletiva a fim de registrar essa pluralidade linguística tão rica no nosso país. Este artigo visa discutir objetivamente a existência dessa diversidade de falares e revelar a necessidade de seu estudo e suas formas de transmissão, mostrando brevemente o que já tem sido feito (iniciativas de co-oficializações, atlas linguísticos, mapeamentos e inventários) e que ainda há muito a fazer para catalogar, analisar, preservar. E assim dar visibilidade a essa riqueza da nossa "plurilinguística brasilidade".PP/UFU2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2177410.14393/DL13-v7n1a2013-14Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 No. 1 (2013): Número Atemático.; 263-283Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 Núm. 1 (2013): Número Atemático.; 263-283Domínios de Lingu@gem; v. 7 n. 1 (2013): Número Atemático.; 263-2831980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21774/12574Copyright (c) 2013 Neubiana Silva Veloso Beilkeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBeilke, Neubiana Silva Veloso2016-07-12T19:48:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21774Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T19:48:12Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Do nativo ao pomerano: as línguas, os dialetos e falares vivos de um Brasil pouco conhecido
title Do nativo ao pomerano: as línguas, os dialetos e falares vivos de um Brasil pouco conhecido
spellingShingle Do nativo ao pomerano: as línguas, os dialetos e falares vivos de um Brasil pouco conhecido
Beilke, Neubiana Silva Veloso
dialetos
plurilinguismo
variedades linguísticas
línguas de imigração
pomerano (Pommersch)
title_short Do nativo ao pomerano: as línguas, os dialetos e falares vivos de um Brasil pouco conhecido
title_full Do nativo ao pomerano: as línguas, os dialetos e falares vivos de um Brasil pouco conhecido
title_fullStr Do nativo ao pomerano: as línguas, os dialetos e falares vivos de um Brasil pouco conhecido
title_full_unstemmed Do nativo ao pomerano: as línguas, os dialetos e falares vivos de um Brasil pouco conhecido
title_sort Do nativo ao pomerano: as línguas, os dialetos e falares vivos de um Brasil pouco conhecido
author Beilke, Neubiana Silva Veloso
author_facet Beilke, Neubiana Silva Veloso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beilke, Neubiana Silva Veloso
dc.subject.por.fl_str_mv dialetos
plurilinguismo
variedades linguísticas
línguas de imigração
pomerano (Pommersch)
topic dialetos
plurilinguismo
variedades linguísticas
línguas de imigração
pomerano (Pommersch)
description No Brasil existe atualmente uma grande variedade de línguas faladas. Algumas não possuem formas escritas, outras vêm sendo catalogadas e fomentadas por iniciativas isoladas, porém muitas estão se perdendo pelo falecimento dos falantes e falta de interesse das novas gerações em praticar e preservar. Diante da quantidade de línguas presentes no nosso território, é possível afirmar que este ainda é um grande campo a ser desbravado. Alguns dialetos caem no esquecimento sem vir ao conhecimento do grande público, por haver carência de mais pesquisas nessas áreas e por desinformação sobre a diversidade cultural e linguística do país. É preciso criar condições para que dessa multiplicidade de línguas não restem apenas vestígios e, combater o perigo do desaparecimento completo de algumas variantes dialetais. Devemos motivar uma consciência coletiva a fim de registrar essa pluralidade linguística tão rica no nosso país. Este artigo visa discutir objetivamente a existência dessa diversidade de falares e revelar a necessidade de seu estudo e suas formas de transmissão, mostrando brevemente o que já tem sido feito (iniciativas de co-oficializações, atlas linguísticos, mapeamentos e inventários) e que ainda há muito a fazer para catalogar, analisar, preservar. E assim dar visibilidade a essa riqueza da nossa "plurilinguística brasilidade".
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21774
10.14393/DL13-v7n1a2013-14
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21774
identifier_str_mv 10.14393/DL13-v7n1a2013-14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21774/12574
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Neubiana Silva Veloso Beilke
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Neubiana Silva Veloso Beilke
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 No. 1 (2013): Número Atemático.; 263-283
Domínios de Lingu@gem; Vol. 7 Núm. 1 (2013): Número Atemático.; 263-283
Domínios de Lingu@gem; v. 7 n. 1 (2013): Número Atemático.; 263-283
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067713681555456