Considerações sobre a Análise Crítica do Discurso no ensino de Português Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sérgio Sérgio Duarte Julião da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11396
Resumo: Uma análise do material de ensino de Português-Língua Estrangeira (PLE) ora existente no mercado revelará que as situações de conversação a que são expostos os alunos prendem-se, em sua maioria, paradoxalmente apenas à sintaxe do português culto escrito. Tal modalidade da língua acaba por distanciar-se do português oral utilizado pelos brasileiros em sua prática cotidiana. A sintaxe do português falado, essencial para a comunicação, é pouco explorada no material didático de PLE. Levando-se em conta a proposta da Análise Crítica do Discurso de estudar a linguagem como prática social e, para tal, considerar o papel crucial do contexto, a relação entre linguagem e poder e respectivas marcas ideológicas, investigamos até que ponto isso poderia ser útil nos materiais de PLE, haja vista o forte viés intercultural naturalmente presente no ensino de língua estrangeira.
id UFU-12_be39cca03e335e03e6803740296116be
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11396
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling Considerações sobre a Análise Crítica do Discurso no ensino de Português Língua EstrangeiraAnálise Crítica do DiscursoSintaxePortuguês Língua Estrangeira (PLE)Uma análise do material de ensino de Português-Língua Estrangeira (PLE) ora existente no mercado revelará que as situações de conversação a que são expostos os alunos prendem-se, em sua maioria, paradoxalmente apenas à sintaxe do português culto escrito. Tal modalidade da língua acaba por distanciar-se do português oral utilizado pelos brasileiros em sua prática cotidiana. A sintaxe do português falado, essencial para a comunicação, é pouco explorada no material didático de PLE. Levando-se em conta a proposta da Análise Crítica do Discurso de estudar a linguagem como prática social e, para tal, considerar o papel crucial do contexto, a relação entre linguagem e poder e respectivas marcas ideológicas, investigamos até que ponto isso poderia ser útil nos materiais de PLE, haja vista o forte viés intercultural naturalmente presente no ensino de língua estrangeira.PP/UFU2011-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1139610.14393/DL1-v1n1a2007-5Domínios de Lingu@gem; Vol. 1 No. 1 (2007): Número atemáticoDomínios de Lingu@gem; Vol. 1 Núm. 1 (2007): Número atemáticoDomínios de Lingu@gem; v. 1 n. 1 (2007): Número atemático1980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11396/6684Copyright (c) 2007 Sérgio Sérgio Duarte Julião da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sérgio Sérgio Duarte Julião da2022-09-13T11:52:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11396Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2022-09-13T11:52:49Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre a Análise Crítica do Discurso no ensino de Português Língua Estrangeira
title Considerações sobre a Análise Crítica do Discurso no ensino de Português Língua Estrangeira
spellingShingle Considerações sobre a Análise Crítica do Discurso no ensino de Português Língua Estrangeira
Silva, Sérgio Sérgio Duarte Julião da
Análise Crítica do Discurso
Sintaxe
Português Língua Estrangeira (PLE)
title_short Considerações sobre a Análise Crítica do Discurso no ensino de Português Língua Estrangeira
title_full Considerações sobre a Análise Crítica do Discurso no ensino de Português Língua Estrangeira
title_fullStr Considerações sobre a Análise Crítica do Discurso no ensino de Português Língua Estrangeira
title_full_unstemmed Considerações sobre a Análise Crítica do Discurso no ensino de Português Língua Estrangeira
title_sort Considerações sobre a Análise Crítica do Discurso no ensino de Português Língua Estrangeira
author Silva, Sérgio Sérgio Duarte Julião da
author_facet Silva, Sérgio Sérgio Duarte Julião da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sérgio Sérgio Duarte Julião da
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Crítica do Discurso
Sintaxe
Português Língua Estrangeira (PLE)
topic Análise Crítica do Discurso
Sintaxe
Português Língua Estrangeira (PLE)
description Uma análise do material de ensino de Português-Língua Estrangeira (PLE) ora existente no mercado revelará que as situações de conversação a que são expostos os alunos prendem-se, em sua maioria, paradoxalmente apenas à sintaxe do português culto escrito. Tal modalidade da língua acaba por distanciar-se do português oral utilizado pelos brasileiros em sua prática cotidiana. A sintaxe do português falado, essencial para a comunicação, é pouco explorada no material didático de PLE. Levando-se em conta a proposta da Análise Crítica do Discurso de estudar a linguagem como prática social e, para tal, considerar o papel crucial do contexto, a relação entre linguagem e poder e respectivas marcas ideológicas, investigamos até que ponto isso poderia ser útil nos materiais de PLE, haja vista o forte viés intercultural naturalmente presente no ensino de língua estrangeira.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11396
10.14393/DL1-v1n1a2007-5
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11396
identifier_str_mv 10.14393/DL1-v1n1a2007-5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11396/6684
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Sérgio Sérgio Duarte Julião da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Sérgio Sérgio Duarte Julião da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 1 No. 1 (2007): Número atemático
Domínios de Lingu@gem; Vol. 1 Núm. 1 (2007): Número atemático
Domínios de Lingu@gem; v. 1 n. 1 (2007): Número atemático
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067712666533888