Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em Espanglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Fábio Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/26558
Resumo: Neste estudo, focalizamos o complexo processo de migração em nossa contemporaneidade e as consequentes questões de linguagem, subjetividade e o processo de aquisição/aprendizagem de línguas envolvidos. Nosso trajeto se inicia com reflexões a respeito das contribuições da sétima arte para a compreensão e potencialização do processo de ensino-aprendizagem, aborda brevemente as principais teorias e modelos de aquisição/aprendizagem de línguas que vão da perspectiva linguística à sociocultural e termina focado na análise do filme Espanglês (BROOKS, L. James. [Dir.] Spanglish. DVD, EUA: 2004) que leva à tela de projeção Flor, uma mexicana, que junto com sua filha de 12 anos parte para os Estados Unidos em busca de trabalho. Esta obra cinematográfica enfatiza as dificuldades que as pessoas têm de se comunicar e dá destaque às situações de línguas em contato, bem como à relação entre língua, identidade e à aquisição/aprendizagem de uma língua outra em contexto de imersão, tendo a necessidade de sobrevivência naquela nova comunidade linguística como principal elemento motivador e nos permite, a partir principalmente de Revuz (1998), uma contínua reflexão a respeito da língua e seu papel na formação da identidade e bem como aprender uma língua sempre implica, em parte, tornar-se outro.
id UFU-12_c246872b262e0fba181afb5240863f13
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26558
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em EspanglêsAquisição/Aprendizagem de Línguas EstrangeirasCinemaSpanglês.Neste estudo, focalizamos o complexo processo de migração em nossa contemporaneidade e as consequentes questões de linguagem, subjetividade e o processo de aquisição/aprendizagem de línguas envolvidos. Nosso trajeto se inicia com reflexões a respeito das contribuições da sétima arte para a compreensão e potencialização do processo de ensino-aprendizagem, aborda brevemente as principais teorias e modelos de aquisição/aprendizagem de línguas que vão da perspectiva linguística à sociocultural e termina focado na análise do filme Espanglês (BROOKS, L. James. [Dir.] Spanglish. DVD, EUA: 2004) que leva à tela de projeção Flor, uma mexicana, que junto com sua filha de 12 anos parte para os Estados Unidos em busca de trabalho. Esta obra cinematográfica enfatiza as dificuldades que as pessoas têm de se comunicar e dá destaque às situações de línguas em contato, bem como à relação entre língua, identidade e à aquisição/aprendizagem de uma língua outra em contexto de imersão, tendo a necessidade de sobrevivência naquela nova comunidade linguística como principal elemento motivador e nos permite, a partir principalmente de Revuz (1998), uma contínua reflexão a respeito da língua e seu papel na formação da identidade e bem como aprender uma língua sempre implica, em parte, tornar-se outro.PP/UFU2014-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2655810.14393/DLesp-v8n3a2014-9Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 No. 3 (2014): Especial: Migração, Linguagem e Subjetividade; 149-165Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 Núm. 3 (2014): Especial: Migração, Linguagem e Subjetividade; 149-165Domínios de Lingu@gem; v. 8 n. 3 (2014): Especial: Migração, Linguagem e Subjetividade; 149-1651980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/26558/15197de Souza, Fábio Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-12T18:38:26Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26558Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:38:26Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em Espanglês
title Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em Espanglês
spellingShingle Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em Espanglês
de Souza, Fábio Marques
Aquisição/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
Cinema
Spanglês.
title_short Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em Espanglês
title_full Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em Espanglês
title_fullStr Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em Espanglês
title_full_unstemmed Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em Espanglês
title_sort Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em Espanglês
author de Souza, Fábio Marques
author_facet de Souza, Fábio Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Fábio Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
Cinema
Spanglês.
topic Aquisição/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
Cinema
Spanglês.
description Neste estudo, focalizamos o complexo processo de migração em nossa contemporaneidade e as consequentes questões de linguagem, subjetividade e o processo de aquisição/aprendizagem de línguas envolvidos. Nosso trajeto se inicia com reflexões a respeito das contribuições da sétima arte para a compreensão e potencialização do processo de ensino-aprendizagem, aborda brevemente as principais teorias e modelos de aquisição/aprendizagem de línguas que vão da perspectiva linguística à sociocultural e termina focado na análise do filme Espanglês (BROOKS, L. James. [Dir.] Spanglish. DVD, EUA: 2004) que leva à tela de projeção Flor, uma mexicana, que junto com sua filha de 12 anos parte para os Estados Unidos em busca de trabalho. Esta obra cinematográfica enfatiza as dificuldades que as pessoas têm de se comunicar e dá destaque às situações de línguas em contato, bem como à relação entre língua, identidade e à aquisição/aprendizagem de uma língua outra em contexto de imersão, tendo a necessidade de sobrevivência naquela nova comunidade linguística como principal elemento motivador e nos permite, a partir principalmente de Revuz (1998), uma contínua reflexão a respeito da língua e seu papel na formação da identidade e bem como aprender uma língua sempre implica, em parte, tornar-se outro.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/26558
10.14393/DLesp-v8n3a2014-9
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/26558
identifier_str_mv 10.14393/DLesp-v8n3a2014-9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/26558/15197
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 No. 3 (2014): Especial: Migração, Linguagem e Subjetividade; 149-165
Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 Núm. 3 (2014): Especial: Migração, Linguagem e Subjetividade; 149-165
Domínios de Lingu@gem; v. 8 n. 3 (2014): Especial: Migração, Linguagem e Subjetividade; 149-165
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067714268758016