Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em Espanglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/26558 |
Resumo: | Neste estudo, focalizamos o complexo processo de migração em nossa contemporaneidade e as consequentes questões de linguagem, subjetividade e o processo de aquisição/aprendizagem de línguas envolvidos. Nosso trajeto se inicia com reflexões a respeito das contribuições da sétima arte para a compreensão e potencialização do processo de ensino-aprendizagem, aborda brevemente as principais teorias e modelos de aquisição/aprendizagem de línguas que vão da perspectiva linguística à sociocultural e termina focado na análise do filme Espanglês (BROOKS, L. James. [Dir.] Spanglish. DVD, EUA: 2004) que leva à tela de projeção Flor, uma mexicana, que junto com sua filha de 12 anos parte para os Estados Unidos em busca de trabalho. Esta obra cinematográfica enfatiza as dificuldades que as pessoas têm de se comunicar e dá destaque às situações de línguas em contato, bem como à relação entre língua, identidade e à aquisição/aprendizagem de uma língua outra em contexto de imersão, tendo a necessidade de sobrevivência naquela nova comunidade linguística como principal elemento motivador e nos permite, a partir principalmente de Revuz (1998), uma contínua reflexão a respeito da língua e seu papel na formação da identidade e bem como aprender uma língua sempre implica, em parte, tornar-se outro. |
id |
UFU-12_c246872b262e0fba181afb5240863f13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26558 |
network_acronym_str |
UFU-12 |
network_name_str |
Domínios de Lingu@gem |
repository_id_str |
|
spelling |
Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em EspanglêsAquisição/Aprendizagem de Línguas EstrangeirasCinemaSpanglês.Neste estudo, focalizamos o complexo processo de migração em nossa contemporaneidade e as consequentes questões de linguagem, subjetividade e o processo de aquisição/aprendizagem de línguas envolvidos. Nosso trajeto se inicia com reflexões a respeito das contribuições da sétima arte para a compreensão e potencialização do processo de ensino-aprendizagem, aborda brevemente as principais teorias e modelos de aquisição/aprendizagem de línguas que vão da perspectiva linguística à sociocultural e termina focado na análise do filme Espanglês (BROOKS, L. James. [Dir.] Spanglish. DVD, EUA: 2004) que leva à tela de projeção Flor, uma mexicana, que junto com sua filha de 12 anos parte para os Estados Unidos em busca de trabalho. Esta obra cinematográfica enfatiza as dificuldades que as pessoas têm de se comunicar e dá destaque às situações de línguas em contato, bem como à relação entre língua, identidade e à aquisição/aprendizagem de uma língua outra em contexto de imersão, tendo a necessidade de sobrevivência naquela nova comunidade linguística como principal elemento motivador e nos permite, a partir principalmente de Revuz (1998), uma contínua reflexão a respeito da língua e seu papel na formação da identidade e bem como aprender uma língua sempre implica, em parte, tornar-se outro.PP/UFU2014-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2655810.14393/DLesp-v8n3a2014-9Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 No. 3 (2014): Especial: Migração, Linguagem e Subjetividade; 149-165Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 Núm. 3 (2014): Especial: Migração, Linguagem e Subjetividade; 149-165Domínios de Lingu@gem; v. 8 n. 3 (2014): Especial: Migração, Linguagem e Subjetividade; 149-1651980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/26558/15197de Souza, Fábio Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-12T18:38:26Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26558Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:38:26Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em Espanglês |
title |
Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em Espanglês |
spellingShingle |
Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em Espanglês de Souza, Fábio Marques Aquisição/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras Cinema Spanglês. |
title_short |
Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em Espanglês |
title_full |
Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em Espanglês |
title_fullStr |
Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em Espanglês |
title_full_unstemmed |
Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em Espanglês |
title_sort |
Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em Espanglês |
author |
de Souza, Fábio Marques |
author_facet |
de Souza, Fábio Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Fábio Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquisição/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras Cinema Spanglês. |
topic |
Aquisição/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras Cinema Spanglês. |
description |
Neste estudo, focalizamos o complexo processo de migração em nossa contemporaneidade e as consequentes questões de linguagem, subjetividade e o processo de aquisição/aprendizagem de línguas envolvidos. Nosso trajeto se inicia com reflexões a respeito das contribuições da sétima arte para a compreensão e potencialização do processo de ensino-aprendizagem, aborda brevemente as principais teorias e modelos de aquisição/aprendizagem de línguas que vão da perspectiva linguística à sociocultural e termina focado na análise do filme Espanglês (BROOKS, L. James. [Dir.] Spanglish. DVD, EUA: 2004) que leva à tela de projeção Flor, uma mexicana, que junto com sua filha de 12 anos parte para os Estados Unidos em busca de trabalho. Esta obra cinematográfica enfatiza as dificuldades que as pessoas têm de se comunicar e dá destaque às situações de línguas em contato, bem como à relação entre língua, identidade e à aquisição/aprendizagem de uma língua outra em contexto de imersão, tendo a necessidade de sobrevivência naquela nova comunidade linguística como principal elemento motivador e nos permite, a partir principalmente de Revuz (1998), uma contínua reflexão a respeito da língua e seu papel na formação da identidade e bem como aprender uma língua sempre implica, em parte, tornar-se outro. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/26558 10.14393/DLesp-v8n3a2014-9 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/26558 |
identifier_str_mv |
10.14393/DLesp-v8n3a2014-9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/26558/15197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 No. 3 (2014): Especial: Migração, Linguagem e Subjetividade; 149-165 Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 Núm. 3 (2014): Especial: Migração, Linguagem e Subjetividade; 149-165 Domínios de Lingu@gem; v. 8 n. 3 (2014): Especial: Migração, Linguagem e Subjetividade; 149-165 1980-5799 reponame:Domínios de Lingu@gem instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Domínios de Lingu@gem |
collection |
Domínios de Lingu@gem |
repository.name.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadominios@ileel.ufu.br|| |
_version_ |
1797067714268758016 |