Dissertação de vestibular: um enfoque funcional sobre a organização do gênero
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12456 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado de pesquisa desenvolvida como dissertação de mestrado, enfocando a organização do gênero “dissertação escolar” sob o escopo da gramática sistêmico-funcional de Halliday (1985). O material de análise é composto por 44 textos de alunos de pré-vestibular divididos em dois grupos: O primeiro grupo é composto por 22 textos aos quais foi atribuída nota maior que 6,0 (seis) e o segundo grupo é composto também por 22 textos aos quais foi atribuída nota igual ou menor que 6,0 (seis). São colocadas em evidência as estruturas de mensagem (tema e rema) e seu modus operandis no texto como elementos que contribuem para os processos de significação a partir dos padrões de desenvolvimento temático. Os resultados apontam para o fato de que não há diferença entre os tipos de Temas escolhidos nos dois grupos, mas os elementos temáticos e o método de desenvolvimento diferem. No que diz respeito aos padrões de desenvolvimento, nos textos do primeiro grupo, a maior incidência foi do padrão zig-zag e, nos do segundo grupo, do tema reiterado. |
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Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado de pesquisa desenvolvida como dissertação de mestrado, enfocando a organização do gênero “dissertação escolar” sob o escopo da gramática sistêmico-funcional de Halliday (1985). O material de análise é composto por 44 textos de alunos de pré-vestibular divididos em dois grupos: O primeiro grupo é composto por 22 textos aos quais foi atribuída nota maior que 6,0 (seis) e o segundo grupo é composto também por 22 textos aos quais foi atribuída nota igual ou menor que 6,0 (seis). São colocadas em evidência as estruturas de mensagem (tema e rema) e seu modus operandis no texto como elementos que contribuem para os processos de significação a partir dos padrões de desenvolvimento temático. Os resultados apontam para o fato de que não há diferença entre os tipos de Temas escolhidos nos dois grupos, mas os elementos temáticos e o método de desenvolvimento diferem. No que diz respeito aos padrões de desenvolvimento, nos textos do primeiro grupo, a maior incidência foi do padrão zig-zag e, nos do segundo grupo, do tema reiterado. |
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