Educar pela experiência: aprender para existir no mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Caetano, Hugo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ribeiro Mota Souza, Sueli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28955
Resumo: Experiência e educação são os temas principais abordados neste trabalho. Nesse sentido, por refletir a educação para além do âmbito escolar, este estudo reorienta o nosso pensar educacional. O texto reflete a importância de educar com base nas experiências cotidianas dos sujeitos, sem, com isso, apartar aquelas vivenciadas nos espaços formais de educação. A perspectiva principal é focalizar a educação dentro de uma dimensão existencial, indicando que a aprendizagem acontece no e para o mundo. Assim, a reflexão posta procura evidenciar que a educação pela via da experiência implica um aspecto moral dos seres humanos, pois, somente por meio da análise das experiências vividas, é possível interpretar a historicidade do mundo e repensá-lo como possibilidade de mudança. Nesses termos, a experiência tem um importante potencial educativo, pois desloca o sujeito da condição de inércia para repensar o mundo, as pessoas, as culturas e o universo.
id UFU-13_182f4edebcc40c9f9d050779be20ba3e
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28955
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling Educar pela experiência: aprender para existir no mundoEducação. Experiência. Existência. Experiência e educação são os temas principais abordados neste trabalho. Nesse sentido, por refletir a educação para além do âmbito escolar, este estudo reorienta o nosso pensar educacional. O texto reflete a importância de educar com base nas experiências cotidianas dos sujeitos, sem, com isso, apartar aquelas vivenciadas nos espaços formais de educação. A perspectiva principal é focalizar a educação dentro de uma dimensão existencial, indicando que a aprendizagem acontece no e para o mundo. Assim, a reflexão posta procura evidenciar que a educação pela via da experiência implica um aspecto moral dos seres humanos, pois, somente por meio da análise das experiências vividas, é possível interpretar a historicidade do mundo e repensá-lo como possibilidade de mudança. Nesses termos, a experiência tem um importante potencial educativo, pois desloca o sujeito da condição de inércia para repensar o mundo, as pessoas, as culturas e o universo.Universidade Federal de Uberlândia2015-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2895510.14393/rep-v14n12015-art01Revista de Educação Popular; v. 14 n. 1 (2015): Revista de Educação Popular; 10-181982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28955/pdfhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Caetano, HugoRibeiro Mota Souza, Sueli2023-03-17T17:55:34Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28955Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-17T17:55:34Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Educar pela experiência: aprender para existir no mundo
title Educar pela experiência: aprender para existir no mundo
spellingShingle Educar pela experiência: aprender para existir no mundo
da Silva Caetano, Hugo
Educação. Experiência. Existência.
title_short Educar pela experiência: aprender para existir no mundo
title_full Educar pela experiência: aprender para existir no mundo
title_fullStr Educar pela experiência: aprender para existir no mundo
title_full_unstemmed Educar pela experiência: aprender para existir no mundo
title_sort Educar pela experiência: aprender para existir no mundo
author da Silva Caetano, Hugo
author_facet da Silva Caetano, Hugo
Ribeiro Mota Souza, Sueli
author_role author
author2 Ribeiro Mota Souza, Sueli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Caetano, Hugo
Ribeiro Mota Souza, Sueli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Experiência. Existência.
topic Educação. Experiência. Existência.
description Experiência e educação são os temas principais abordados neste trabalho. Nesse sentido, por refletir a educação para além do âmbito escolar, este estudo reorienta o nosso pensar educacional. O texto reflete a importância de educar com base nas experiências cotidianas dos sujeitos, sem, com isso, apartar aquelas vivenciadas nos espaços formais de educação. A perspectiva principal é focalizar a educação dentro de uma dimensão existencial, indicando que a aprendizagem acontece no e para o mundo. Assim, a reflexão posta procura evidenciar que a educação pela via da experiência implica um aspecto moral dos seres humanos, pois, somente por meio da análise das experiências vividas, é possível interpretar a historicidade do mundo e repensá-lo como possibilidade de mudança. Nesses termos, a experiência tem um importante potencial educativo, pois desloca o sujeito da condição de inércia para repensar o mundo, as pessoas, as culturas e o universo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28955
10.14393/rep-v14n12015-art01
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28955
identifier_str_mv 10.14393/rep-v14n12015-art01
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28955/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 14 n. 1 (2015): Revista de Educação Popular; 10-18
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068897426341888