Educar pela experiência: aprender para existir no mundo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28955 |
Resumo: | Experiência e educação são os temas principais abordados neste trabalho. Nesse sentido, por refletir a educação para além do âmbito escolar, este estudo reorienta o nosso pensar educacional. O texto reflete a importância de educar com base nas experiências cotidianas dos sujeitos, sem, com isso, apartar aquelas vivenciadas nos espaços formais de educação. A perspectiva principal é focalizar a educação dentro de uma dimensão existencial, indicando que a aprendizagem acontece no e para o mundo. Assim, a reflexão posta procura evidenciar que a educação pela via da experiência implica um aspecto moral dos seres humanos, pois, somente por meio da análise das experiências vividas, é possível interpretar a historicidade do mundo e repensá-lo como possibilidade de mudança. Nesses termos, a experiência tem um importante potencial educativo, pois desloca o sujeito da condição de inércia para repensar o mundo, as pessoas, as culturas e o universo. |
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Educar pela experiência: aprender para existir no mundoEducação. Experiência. Existência. Experiência e educação são os temas principais abordados neste trabalho. Nesse sentido, por refletir a educação para além do âmbito escolar, este estudo reorienta o nosso pensar educacional. O texto reflete a importância de educar com base nas experiências cotidianas dos sujeitos, sem, com isso, apartar aquelas vivenciadas nos espaços formais de educação. A perspectiva principal é focalizar a educação dentro de uma dimensão existencial, indicando que a aprendizagem acontece no e para o mundo. Assim, a reflexão posta procura evidenciar que a educação pela via da experiência implica um aspecto moral dos seres humanos, pois, somente por meio da análise das experiências vividas, é possível interpretar a historicidade do mundo e repensá-lo como possibilidade de mudança. Nesses termos, a experiência tem um importante potencial educativo, pois desloca o sujeito da condição de inércia para repensar o mundo, as pessoas, as culturas e o universo.Universidade Federal de Uberlândia2015-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2895510.14393/rep-v14n12015-art01Revista de Educação Popular; v. 14 n. 1 (2015): Revista de Educação Popular; 10-181982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28955/pdfhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Caetano, HugoRibeiro Mota Souza, Sueli2023-03-17T17:55:34Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28955Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-17T17:55:34Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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