Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco Mariano, Flávia Gabriella
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26124
Resumo: Este texto apresenta uma reflexão sobre a construção da educação dialógica a partir do contexto de propagação e apropriação de novas tecnologias de informação e comunicação nas relações cotidianas e educativas. Fundamentamos a importância da reflexão crítica sobre os processos de ensino-aprendizagem a distância, crescentes nas universidades brasileiras, e da identificação do afastamento do pensamento crítico no modelo global de educação formal hegemônico. Dialogamos com pesquisadores que discutem a educação popular e a utilização de tecnologias nos processos educacionais, sobretudo, na educação superior a distância. Ressaltamos a centralidade da contribuição da teoria e da prática de Paulo Freire (1979) sobre a função social da educação e a criação de condições para a formação de sujeitos críticos, ativos e reflexivos.
id UFU-13_7cc2defc4ef4d715401aa30aafde9d96
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26124
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologiasEducação PopularTICEaDEste texto apresenta uma reflexão sobre a construção da educação dialógica a partir do contexto de propagação e apropriação de novas tecnologias de informação e comunicação nas relações cotidianas e educativas. Fundamentamos a importância da reflexão crítica sobre os processos de ensino-aprendizagem a distância, crescentes nas universidades brasileiras, e da identificação do afastamento do pensamento crítico no modelo global de educação formal hegemônico. Dialogamos com pesquisadores que discutem a educação popular e a utilização de tecnologias nos processos educacionais, sobretudo, na educação superior a distância. Ressaltamos a centralidade da contribuição da teoria e da prática de Paulo Freire (1979) sobre a função social da educação e a criação de condições para a formação de sujeitos críticos, ativos e reflexivos.Universidade Federal de Uberlândia2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2612410.14393/rep-v13n22014-art09Revista de Educação Popular; v. 13 n. 2 (2014): Revista de Educação Popular; 124-1321982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26124/15926https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranco Mariano, Flávia Gabriella2023-03-29T17:42:43Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26124Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T17:42:43Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias
title Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias
spellingShingle Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias
Franco Mariano, Flávia Gabriella
Educação Popular
TIC
EaD
title_short Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias
title_full Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias
title_fullStr Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias
title_full_unstemmed Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias
title_sort Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias
author Franco Mariano, Flávia Gabriella
author_facet Franco Mariano, Flávia Gabriella
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco Mariano, Flávia Gabriella
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Popular
TIC
EaD
topic Educação Popular
TIC
EaD
description Este texto apresenta uma reflexão sobre a construção da educação dialógica a partir do contexto de propagação e apropriação de novas tecnologias de informação e comunicação nas relações cotidianas e educativas. Fundamentamos a importância da reflexão crítica sobre os processos de ensino-aprendizagem a distância, crescentes nas universidades brasileiras, e da identificação do afastamento do pensamento crítico no modelo global de educação formal hegemônico. Dialogamos com pesquisadores que discutem a educação popular e a utilização de tecnologias nos processos educacionais, sobretudo, na educação superior a distância. Ressaltamos a centralidade da contribuição da teoria e da prática de Paulo Freire (1979) sobre a função social da educação e a criação de condições para a formação de sujeitos críticos, ativos e reflexivos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26124
10.14393/rep-v13n22014-art09
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26124
identifier_str_mv 10.14393/rep-v13n22014-art09
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26124/15926
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 13 n. 2 (2014): Revista de Educação Popular; 124-132
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068897389641728