Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
DOI: | 10.14393/rep-v13n22014-art09 |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26124 |
Resumo: | Este texto apresenta uma reflexão sobre a construção da educação dialógica a partir do contexto de propagação e apropriação de novas tecnologias de informação e comunicação nas relações cotidianas e educativas. Fundamentamos a importância da reflexão crítica sobre os processos de ensino-aprendizagem a distância, crescentes nas universidades brasileiras, e da identificação do afastamento do pensamento crítico no modelo global de educação formal hegemônico. Dialogamos com pesquisadores que discutem a educação popular e a utilização de tecnologias nos processos educacionais, sobretudo, na educação superior a distância. Ressaltamos a centralidade da contribuição da teoria e da prática de Paulo Freire (1979) sobre a função social da educação e a criação de condições para a formação de sujeitos críticos, ativos e reflexivos. |
id |
UFU-13_7cc2defc4ef4d715401aa30aafde9d96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26124 |
network_acronym_str |
UFU-13 |
network_name_str |
Revista de educação popular (Online) |
spelling |
Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologiasEducação PopularTICEaDEste texto apresenta uma reflexão sobre a construção da educação dialógica a partir do contexto de propagação e apropriação de novas tecnologias de informação e comunicação nas relações cotidianas e educativas. Fundamentamos a importância da reflexão crítica sobre os processos de ensino-aprendizagem a distância, crescentes nas universidades brasileiras, e da identificação do afastamento do pensamento crítico no modelo global de educação formal hegemônico. Dialogamos com pesquisadores que discutem a educação popular e a utilização de tecnologias nos processos educacionais, sobretudo, na educação superior a distância. Ressaltamos a centralidade da contribuição da teoria e da prática de Paulo Freire (1979) sobre a função social da educação e a criação de condições para a formação de sujeitos críticos, ativos e reflexivos.Universidade Federal de Uberlândia2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2612410.14393/rep-v13n22014-art09Revista de Educação Popular; v. 13 n. 2 (2014): Revista de Educação Popular; 124-1321982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26124/15926https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranco Mariano, Flávia Gabriella2023-03-29T17:42:43Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26124Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T17:42:43Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias |
title |
Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias |
spellingShingle |
Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias Franco Mariano, Flávia Gabriella Educação Popular TIC EaD Franco Mariano, Flávia Gabriella Educação Popular TIC EaD |
title_short |
Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias |
title_full |
Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias |
title_fullStr |
Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias |
title_full_unstemmed |
Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias |
title_sort |
Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias |
author |
Franco Mariano, Flávia Gabriella |
author_facet |
Franco Mariano, Flávia Gabriella Franco Mariano, Flávia Gabriella |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco Mariano, Flávia Gabriella |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Popular TIC EaD |
topic |
Educação Popular TIC EaD |
description |
Este texto apresenta uma reflexão sobre a construção da educação dialógica a partir do contexto de propagação e apropriação de novas tecnologias de informação e comunicação nas relações cotidianas e educativas. Fundamentamos a importância da reflexão crítica sobre os processos de ensino-aprendizagem a distância, crescentes nas universidades brasileiras, e da identificação do afastamento do pensamento crítico no modelo global de educação formal hegemônico. Dialogamos com pesquisadores que discutem a educação popular e a utilização de tecnologias nos processos educacionais, sobretudo, na educação superior a distância. Ressaltamos a centralidade da contribuição da teoria e da prática de Paulo Freire (1979) sobre a função social da educação e a criação de condições para a formação de sujeitos críticos, ativos e reflexivos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26124 10.14393/rep-v13n22014-art09 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26124 |
identifier_str_mv |
10.14393/rep-v13n22014-art09 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26124/15926 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Popular; v. 13 n. 2 (2014): Revista de Educação Popular; 124-132 1982-7660 1678-5622 reponame:Revista de educação popular (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista de educação popular (Online) |
collection |
Revista de educação popular (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br |
_version_ |
1822179637555363840 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14393/rep-v13n22014-art09 |