Proposta e avaliação de um Corredor Cultural para o ensino superior do sudeste brasileiro: novas interfaces entre cultura, educação e extensão universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Paulo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/44545
Resumo: This paper aims to report and evaluate the implementation of the Corredor Cultural (FORPROEX 2016/2017). The project en compassed a series of artistic-cultural actions produced in the Universities of the Brazilian Southeastern Region. From the mapping and diagnosis of local demands, its calendar of activities was organized in annual format and involved 16different institutions. In order to share the experiences acquired and evaluate the project implications for the development of the artistic-cultural field in public national higher education, this paper will present the methodology, the content of actions and the result of a series of five structured interviews made with the project managers. The information was organized in six categories of analysis and dealt with different themes, putting the project as an important landmark for cultural policies geared towards higher education in Brazil.
id UFU-13_81eb83c051dda44a90f5d89b992af8b1
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/44545
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling Proposta e avaliação de um Corredor Cultural para o ensino superior do sudeste brasileiro: novas interfaces entre cultura, educação e extensão universitáriaCulturaEnsino SuperiorGestão universitáriaAtividades culturaisCultureHigher educationUniversity managementCultural activitiesThis paper aims to report and evaluate the implementation of the Corredor Cultural (FORPROEX 2016/2017). The project en compassed a series of artistic-cultural actions produced in the Universities of the Brazilian Southeastern Region. From the mapping and diagnosis of local demands, its calendar of activities was organized in annual format and involved 16different institutions. In order to share the experiences acquired and evaluate the project implications for the development of the artistic-cultural field in public national higher education, this paper will present the methodology, the content of actions and the result of a series of five structured interviews made with the project managers. The information was organized in six categories of analysis and dealt with different themes, putting the project as an important landmark for cultural policies geared towards higher education in Brazil.O artigo busca relatar e avaliar a implementação do Corredor Cultural (FORPROEX 2016/2017). O projeto englobou uma série de ações para a circulação dos fazeres artístico-culturais produzidos nas universidades da região sudeste brasileira. A partir do mapeamento e diagnóstico das demandas locais, seu calendário de atividades foi organizado em formato anual e envolveu 16 diferentes instituições. No intuito de partilhar as experiências adquiridas e avaliar as implicações do projeto para o desenvolvimento do campo artístico-cultural no ensino superior público nacional serão apresentados: a metodologia de trabalho, o balanço das ações e o resultado de uma série de cinco entrevistas semiestruturadas realizadas com os gestores do projeto. As informações foram organizadas em seis categorias de análise e versam a respeito de diferentes temas, posicionando o projeto como um marco importante para as políticas culturais voltadas ao ensino superior do Brasil.Universidade Federal de Uberlândia2019-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos editoresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/4454510.14393/rep-v0n02019-44545Revista de Educação Popular; 2019: Edição Especial "Políticas de Cultura nas Universidades"; 18-291982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/44545/26095Copyright (c) 2019 Paulo Nuneshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Paulo2023-03-22T16:29:02Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/44545Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-22T16:29:02Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta e avaliação de um Corredor Cultural para o ensino superior do sudeste brasileiro: novas interfaces entre cultura, educação e extensão universitária
title Proposta e avaliação de um Corredor Cultural para o ensino superior do sudeste brasileiro: novas interfaces entre cultura, educação e extensão universitária
spellingShingle Proposta e avaliação de um Corredor Cultural para o ensino superior do sudeste brasileiro: novas interfaces entre cultura, educação e extensão universitária
Nunes, Paulo
Cultura
Ensino Superior
Gestão universitária
Atividades culturais
Culture
Higher education
University management
Cultural activities
title_short Proposta e avaliação de um Corredor Cultural para o ensino superior do sudeste brasileiro: novas interfaces entre cultura, educação e extensão universitária
title_full Proposta e avaliação de um Corredor Cultural para o ensino superior do sudeste brasileiro: novas interfaces entre cultura, educação e extensão universitária
title_fullStr Proposta e avaliação de um Corredor Cultural para o ensino superior do sudeste brasileiro: novas interfaces entre cultura, educação e extensão universitária
title_full_unstemmed Proposta e avaliação de um Corredor Cultural para o ensino superior do sudeste brasileiro: novas interfaces entre cultura, educação e extensão universitária
title_sort Proposta e avaliação de um Corredor Cultural para o ensino superior do sudeste brasileiro: novas interfaces entre cultura, educação e extensão universitária
author Nunes, Paulo
author_facet Nunes, Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Ensino Superior
Gestão universitária
Atividades culturais
Culture
Higher education
University management
Cultural activities
topic Cultura
Ensino Superior
Gestão universitária
Atividades culturais
Culture
Higher education
University management
Cultural activities
description This paper aims to report and evaluate the implementation of the Corredor Cultural (FORPROEX 2016/2017). The project en compassed a series of artistic-cultural actions produced in the Universities of the Brazilian Southeastern Region. From the mapping and diagnosis of local demands, its calendar of activities was organized in annual format and involved 16different institutions. In order to share the experiences acquired and evaluate the project implications for the development of the artistic-cultural field in public national higher education, this paper will present the methodology, the content of actions and the result of a series of five structured interviews made with the project managers. The information was organized in six categories of analysis and dealt with different themes, putting the project as an important landmark for cultural policies geared towards higher education in Brazil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos editores
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/44545
10.14393/rep-v0n02019-44545
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/44545
identifier_str_mv 10.14393/rep-v0n02019-44545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/44545/26095
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Paulo Nunes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Paulo Nunes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; 2019: Edição Especial "Políticas de Cultura nas Universidades"; 18-29
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068897946435584