Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22719 |
Resumo: | Neste artigo, abordamos a educação e a Educação Física como processo de realização de uma comunidade sobre o desenvolvimento do homem, a fim de que ele possa atuar em uma sociedade conscientizada para aceitação dos objetivos coletivos. Assim, pensando a educação em uma perspectiva ontológica, a Educação Física pode ser um veículo para a formação do ser, por se tratar de um componente curricular da educação básica brasileira. Como tal, deve propiciar uma contribuição na formação integral dos educandos e na formação do homem, no que diz respeito à formação do sujeito crítico e autônomo. Para isso, com base na perspectiva crítico-superadora, iremos materializar proposições que visem à formação do homem a partir do caráter sociológico, filosófico e antropológico. |
id |
UFU-13_a3b74ccd538ef6679441f90a331a2cfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22719 |
network_acronym_str |
UFU-13 |
network_name_str |
Revista de educação popular (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismoFormação HumanaEducação FísicaCurrículoFormação de ProfessoresPerspectiva Crítico-SuperadoraNeste artigo, abordamos a educação e a Educação Física como processo de realização de uma comunidade sobre o desenvolvimento do homem, a fim de que ele possa atuar em uma sociedade conscientizada para aceitação dos objetivos coletivos. Assim, pensando a educação em uma perspectiva ontológica, a Educação Física pode ser um veículo para a formação do ser, por se tratar de um componente curricular da educação básica brasileira. Como tal, deve propiciar uma contribuição na formação integral dos educandos e na formação do homem, no que diz respeito à formação do sujeito crítico e autônomo. Para isso, com base na perspectiva crítico-superadora, iremos materializar proposições que visem à formação do homem a partir do caráter sociológico, filosófico e antropológico.Universidade Federal de Uberlândia2013-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2271910.14393/rep-v12n22013-art05Revista de Educação Popular; v. 12 n. 2 (2013): Revista de Educação Popular; 59-771982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22719/13471https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Paula, Alisson Slider do Nascimentoda Silva, André Luis FaçanhaLima, Kátia Regina Rodrigues2023-03-31T14:28:32Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22719Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-31T14:28:32Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo |
title |
Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo |
spellingShingle |
Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo de Paula, Alisson Slider do Nascimento Formação Humana Educação Física Currículo Formação de Professores Perspectiva Crítico-Superadora |
title_short |
Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo |
title_full |
Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo |
title_fullStr |
Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo |
title_full_unstemmed |
Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo |
title_sort |
Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo |
author |
de Paula, Alisson Slider do Nascimento |
author_facet |
de Paula, Alisson Slider do Nascimento da Silva, André Luis Façanha Lima, Kátia Regina Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, André Luis Façanha Lima, Kátia Regina Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Paula, Alisson Slider do Nascimento da Silva, André Luis Façanha Lima, Kátia Regina Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Humana Educação Física Currículo Formação de Professores Perspectiva Crítico-Superadora |
topic |
Formação Humana Educação Física Currículo Formação de Professores Perspectiva Crítico-Superadora |
description |
Neste artigo, abordamos a educação e a Educação Física como processo de realização de uma comunidade sobre o desenvolvimento do homem, a fim de que ele possa atuar em uma sociedade conscientizada para aceitação dos objetivos coletivos. Assim, pensando a educação em uma perspectiva ontológica, a Educação Física pode ser um veículo para a formação do ser, por se tratar de um componente curricular da educação básica brasileira. Como tal, deve propiciar uma contribuição na formação integral dos educandos e na formação do homem, no que diz respeito à formação do sujeito crítico e autônomo. Para isso, com base na perspectiva crítico-superadora, iremos materializar proposições que visem à formação do homem a partir do caráter sociológico, filosófico e antropológico. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22719 10.14393/rep-v12n22013-art05 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22719 |
identifier_str_mv |
10.14393/rep-v12n22013-art05 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22719/13471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Popular; v. 12 n. 2 (2013): Revista de Educação Popular; 59-77 1982-7660 1678-5622 reponame:Revista de educação popular (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista de educação popular (Online) |
collection |
Revista de educação popular (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br |
_version_ |
1797068897366573056 |