Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paula, Alisson Slider do Nascimento
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: da Silva, André Luis Façanha, Lima, Kátia Regina Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22719
Resumo: Neste artigo, abordamos a educação e a Educação Física como processo de realização de uma comunidade sobre o desenvolvimento do homem, a fim de que ele possa atuar em uma sociedade conscientizada para aceitação dos objetivos coletivos. Assim, pensando a educação em uma perspectiva ontológica, a Educação Física pode ser um veículo para a formação do ser, por se tratar de um componente curricular da educação básica brasileira. Como tal, deve propiciar uma contribuição na formação integral dos educandos e na formação do homem, no que diz respeito à formação do sujeito crítico e autônomo. Para isso, com base na perspectiva crítico-superadora, iremos materializar proposições que visem à formação do homem a partir do caráter sociológico, filosófico e antropológico.
id UFU-13_a3b74ccd538ef6679441f90a331a2cfb
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22719
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismoFormação HumanaEducação FísicaCurrículoFormação de ProfessoresPerspectiva Crítico-SuperadoraNeste artigo, abordamos a educação e a Educação Física como processo de realização de uma comunidade sobre o desenvolvimento do homem, a fim de que ele possa atuar em uma sociedade conscientizada para aceitação dos objetivos coletivos. Assim, pensando a educação em uma perspectiva ontológica, a Educação Física pode ser um veículo para a formação do ser, por se tratar de um componente curricular da educação básica brasileira. Como tal, deve propiciar uma contribuição na formação integral dos educandos e na formação do homem, no que diz respeito à formação do sujeito crítico e autônomo. Para isso, com base na perspectiva crítico-superadora, iremos materializar proposições que visem à formação do homem a partir do caráter sociológico, filosófico e antropológico.Universidade Federal de Uberlândia2013-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2271910.14393/rep-v12n22013-art05Revista de Educação Popular; v. 12 n. 2 (2013): Revista de Educação Popular; 59-771982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22719/13471https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Paula, Alisson Slider do Nascimentoda Silva, André Luis FaçanhaLima, Kátia Regina Rodrigues2023-03-31T14:28:32Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22719Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-31T14:28:32Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo
title Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo
spellingShingle Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo
de Paula, Alisson Slider do Nascimento
Formação Humana
Educação Física
Currículo
Formação de Professores
Perspectiva Crítico-Superadora
title_short Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo
title_full Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo
title_fullStr Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo
title_full_unstemmed Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo
title_sort Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo
author de Paula, Alisson Slider do Nascimento
author_facet de Paula, Alisson Slider do Nascimento
da Silva, André Luis Façanha
Lima, Kátia Regina Rodrigues
author_role author
author2 da Silva, André Luis Façanha
Lima, Kátia Regina Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Paula, Alisson Slider do Nascimento
da Silva, André Luis Façanha
Lima, Kátia Regina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Humana
Educação Física
Currículo
Formação de Professores
Perspectiva Crítico-Superadora
topic Formação Humana
Educação Física
Currículo
Formação de Professores
Perspectiva Crítico-Superadora
description Neste artigo, abordamos a educação e a Educação Física como processo de realização de uma comunidade sobre o desenvolvimento do homem, a fim de que ele possa atuar em uma sociedade conscientizada para aceitação dos objetivos coletivos. Assim, pensando a educação em uma perspectiva ontológica, a Educação Física pode ser um veículo para a formação do ser, por se tratar de um componente curricular da educação básica brasileira. Como tal, deve propiciar uma contribuição na formação integral dos educandos e na formação do homem, no que diz respeito à formação do sujeito crítico e autônomo. Para isso, com base na perspectiva crítico-superadora, iremos materializar proposições que visem à formação do homem a partir do caráter sociológico, filosófico e antropológico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22719
10.14393/rep-v12n22013-art05
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22719
identifier_str_mv 10.14393/rep-v12n22013-art05
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22719/13471
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 12 n. 2 (2013): Revista de Educação Popular; 59-77
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068897366573056