Efeito de compostos orgânicos sobre podridões radiculares no feijoeiro comum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Riccely Ávila
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Miranda, Braycia Afonso, Júnior, Murillo Lobo, Araújo, Fernando Godinho, Cunha, Marcos Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14491
Resumo: Os fungos habitantes do solo, Rhizoctonia solani e Fusarium solani f.sp. phaseoli, constituem um complexo etiológico com interação sinérgica, responsável por perdas de produtividade de até 50% em feijoeiro. A matéria orgânica de diversas origens é utilizada na agricultura visando, entre outros motivos, estimular a atividade microbiana para limitar a atividade dos fitopatógenos habitantes do solo. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de doses de compostos orgânicos sobre podridões radiculares causadas por R. solani e F. solani f.sp. phaseoli, em feijoeiro cultivar Pérola, em condições de campo. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, em esquema fatorial de 2 x 6. Os compostos orgânicos à base de crotalária (Crotalaria juncea) e grama batatais (Paspalum notatum), associados com cama de frango, foram aplicados no sulco de plantio nas doses de 0, 20, 40, 80, 160 e 320 kg.ha-1. As avaliações de severidade foram realizadas, utilizando-se escala de notas. A maior severidade de F. solani f.sp. phaseoli em plantas de feijoeiro foi observada sob efeito da dose de 320 kg.ha-1 de crotalária + cama de frango e 80 kg.ha-1 para o composto à base de grama batatais + cama de frango. Para R. solani, os compostos orgânicos e doses não influenciaram a severidade de R. solani. A dose de 80 kg.ha-1, independente do composto orgânico, proporcionou a melhor produtividade.
id UFU-14_c47bd77daac1c528e737996b8c44de06
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14491
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Efeito de compostos orgânicos sobre podridões radiculares no feijoeiro comum Agricultural SciencesOs fungos habitantes do solo, Rhizoctonia solani e Fusarium solani f.sp. phaseoli, constituem um complexo etiológico com interação sinérgica, responsável por perdas de produtividade de até 50% em feijoeiro. A matéria orgânica de diversas origens é utilizada na agricultura visando, entre outros motivos, estimular a atividade microbiana para limitar a atividade dos fitopatógenos habitantes do solo. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de doses de compostos orgânicos sobre podridões radiculares causadas por R. solani e F. solani f.sp. phaseoli, em feijoeiro cultivar Pérola, em condições de campo. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, em esquema fatorial de 2 x 6. Os compostos orgânicos à base de crotalária (Crotalaria juncea) e grama batatais (Paspalum notatum), associados com cama de frango, foram aplicados no sulco de plantio nas doses de 0, 20, 40, 80, 160 e 320 kg.ha-1. As avaliações de severidade foram realizadas, utilizando-se escala de notas. A maior severidade de F. solani f.sp. phaseoli em plantas de feijoeiro foi observada sob efeito da dose de 320 kg.ha-1 de crotalária + cama de frango e 80 kg.ha-1 para o composto à base de grama batatais + cama de frango. Para R. solani, os compostos orgânicos e doses não influenciaram a severidade de R. solani. A dose de 80 kg.ha-1, independente do composto orgânico, proporcionou a melhor produtividade.EDUFU2014-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14491Bioscience Journal ; Vol. 30 No. 1 (2014): Jan./Feb.; 25-32Bioscience Journal ; v. 30 n. 1 (2014): Jan./Feb.; 25-321981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14491/13679Brazil; ContemporanyCopyright (c) 2014 Riccely Ávila Garcia, Braycia Afonso Miranda, Murillo Lobo Júnior, Fernando Godinho Araújo, Marcos Gomes Cunhahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Riccely ÁvilaMiranda, Braycia AfonsoJúnior, Murillo LoboAraújo, Fernando GodinhoCunha, Marcos Gomes2022-05-30T18:36:22Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14491Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-05-30T18:36:22Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de compostos orgânicos sobre podridões radiculares no feijoeiro comum
title Efeito de compostos orgânicos sobre podridões radiculares no feijoeiro comum
spellingShingle Efeito de compostos orgânicos sobre podridões radiculares no feijoeiro comum
Garcia, Riccely Ávila
Agricultural Sciences
title_short Efeito de compostos orgânicos sobre podridões radiculares no feijoeiro comum
title_full Efeito de compostos orgânicos sobre podridões radiculares no feijoeiro comum
title_fullStr Efeito de compostos orgânicos sobre podridões radiculares no feijoeiro comum
title_full_unstemmed Efeito de compostos orgânicos sobre podridões radiculares no feijoeiro comum
title_sort Efeito de compostos orgânicos sobre podridões radiculares no feijoeiro comum
author Garcia, Riccely Ávila
author_facet Garcia, Riccely Ávila
Miranda, Braycia Afonso
Júnior, Murillo Lobo
Araújo, Fernando Godinho
Cunha, Marcos Gomes
author_role author
author2 Miranda, Braycia Afonso
Júnior, Murillo Lobo
Araújo, Fernando Godinho
Cunha, Marcos Gomes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Riccely Ávila
Miranda, Braycia Afonso
Júnior, Murillo Lobo
Araújo, Fernando Godinho
Cunha, Marcos Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description Os fungos habitantes do solo, Rhizoctonia solani e Fusarium solani f.sp. phaseoli, constituem um complexo etiológico com interação sinérgica, responsável por perdas de produtividade de até 50% em feijoeiro. A matéria orgânica de diversas origens é utilizada na agricultura visando, entre outros motivos, estimular a atividade microbiana para limitar a atividade dos fitopatógenos habitantes do solo. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de doses de compostos orgânicos sobre podridões radiculares causadas por R. solani e F. solani f.sp. phaseoli, em feijoeiro cultivar Pérola, em condições de campo. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, em esquema fatorial de 2 x 6. Os compostos orgânicos à base de crotalária (Crotalaria juncea) e grama batatais (Paspalum notatum), associados com cama de frango, foram aplicados no sulco de plantio nas doses de 0, 20, 40, 80, 160 e 320 kg.ha-1. As avaliações de severidade foram realizadas, utilizando-se escala de notas. A maior severidade de F. solani f.sp. phaseoli em plantas de feijoeiro foi observada sob efeito da dose de 320 kg.ha-1 de crotalária + cama de frango e 80 kg.ha-1 para o composto à base de grama batatais + cama de frango. Para R. solani, os compostos orgânicos e doses não influenciaram a severidade de R. solani. A dose de 80 kg.ha-1, independente do composto orgânico, proporcionou a melhor produtividade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14491
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14491/13679
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporany
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 30 No. 1 (2014): Jan./Feb.; 25-32
Bioscience Journal ; v. 30 n. 1 (2014): Jan./Feb.; 25-32
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069072003760128