Imagens eloqüentes: a primeira missa no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ArtCultura (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3230 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar três pinturas a óleo sobre o tema da Primeira missa no Brasil, refletindo em especial sobre a repercussão deste tema no imaginário cultural brasileiro. São elas: uma composição de Vítor Meirelles iniciada em 1859 e apresentada no Salão Oficial de Paris de 1861, uma pintura mural de Portinari, datada de 1948 e encomendada pelo Banco Boavista de Rio de Janeiro, e uma obra da série Carta de Pero Vaz de Caminha, concebida por Glauco Rodrigues na década de 1970. Como objetivos gerais, pretendo examinar como uma imagem considerada "oficialâ€?, representativa de um programa de Estado, foi anos mais tarde recuperada por um pintor modernista, para ser em seguida subvertida em um momento de grande tensão política e social devido à implantação da ditadura militar, sendo então utilizada com vistas a demonstrar o fim de um projeto coletivo de nação. PALAVRAS-CHAVE: pintura de história; arte moderna; a primeira missa no Brasil. ABSTRACT: This article analyze three oil paintings that represent the first mass held in Brazil, soon after its "discoveryâ€? by Pedro Alvares Cabral, discussing the impact of this subject in the Brazilian culture of the 19th and 20th centuries. They are: a canvas exhibited in the Salon Officiel de Paris in 1861, made by the academic painter Victor Meirelles, a mural painting of Portinari, which was commissioned by the Boavista Bank of Rio de Janeiro in the end of the 1940s, and a piece from the series Letter of Pero Vaz de Caminha, created by Glauco Rodrigues in the 1970s. The objective of this text is to examine how an "officialâ€? image, representative of an important historical event, was years later recovered by a modernist painter to be afterwards used in order to demonstrate the end of a collective project of Nation, in a period of great political tension. KEYWORDS: historical painting; modern art; the first mass in Brazil. |
id |
UFU-15_10e8102bdaf093543d13dab496e1b3c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3230 |
network_acronym_str |
UFU-15 |
network_name_str |
ArtCultura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Imagens eloqüentes: a primeira missa no BrasilEste artigo tem por objetivo analisar três pinturas a óleo sobre o tema da Primeira missa no Brasil, refletindo em especial sobre a repercussão deste tema no imaginário cultural brasileiro. São elas: uma composição de Vítor Meirelles iniciada em 1859 e apresentada no Salão Oficial de Paris de 1861, uma pintura mural de Portinari, datada de 1948 e encomendada pelo Banco Boavista de Rio de Janeiro, e uma obra da série Carta de Pero Vaz de Caminha, concebida por Glauco Rodrigues na década de 1970. Como objetivos gerais, pretendo examinar como uma imagem considerada "oficialâ€?, representativa de um programa de Estado, foi anos mais tarde recuperada por um pintor modernista, para ser em seguida subvertida em um momento de grande tensão política e social devido à implantação da ditadura militar, sendo então utilizada com vistas a demonstrar o fim de um projeto coletivo de nação. PALAVRAS-CHAVE: pintura de história; arte moderna; a primeira missa no Brasil. ABSTRACT: This article analyze three oil paintings that represent the first mass held in Brazil, soon after its "discoveryâ€? by Pedro Alvares Cabral, discussing the impact of this subject in the Brazilian culture of the 19th and 20th centuries. They are: a canvas exhibited in the Salon Officiel de Paris in 1861, made by the academic painter Victor Meirelles, a mural painting of Portinari, which was commissioned by the Boavista Bank of Rio de Janeiro in the end of the 1940s, and a piece from the series Letter of Pero Vaz de Caminha, created by Glauco Rodrigues in the 1970s. The objective of this text is to examine how an "officialâ€? image, representative of an important historical event, was years later recovered by a modernist painter to be afterwards used in order to demonstrate the end of a collective project of Nation, in a period of great political tension. KEYWORDS: historical painting; modern art; the first mass in Brazil. Universidade Federal de Uberlândia2009-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3230ArtCultura; Vol. 10 No. 17 (2008): ArtCulturaArtCultura; Vol. 10 Núm. 17 (2008): ArtCulturaArtCultura; v. 10 n. 17 (2008): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3230/2413Couto, Maria de Fátima Morethyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:45:42Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3230Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:45:42ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagens eloqüentes: a primeira missa no Brasil |
title |
Imagens eloqüentes: a primeira missa no Brasil |
spellingShingle |
Imagens eloqüentes: a primeira missa no Brasil Couto, Maria de Fátima Morethy |
title_short |
Imagens eloqüentes: a primeira missa no Brasil |
title_full |
Imagens eloqüentes: a primeira missa no Brasil |
title_fullStr |
Imagens eloqüentes: a primeira missa no Brasil |
title_full_unstemmed |
Imagens eloqüentes: a primeira missa no Brasil |
title_sort |
Imagens eloqüentes: a primeira missa no Brasil |
author |
Couto, Maria de Fátima Morethy |
author_facet |
Couto, Maria de Fátima Morethy |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Maria de Fátima Morethy |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar três pinturas a óleo sobre o tema da Primeira missa no Brasil, refletindo em especial sobre a repercussão deste tema no imaginário cultural brasileiro. São elas: uma composição de Vítor Meirelles iniciada em 1859 e apresentada no Salão Oficial de Paris de 1861, uma pintura mural de Portinari, datada de 1948 e encomendada pelo Banco Boavista de Rio de Janeiro, e uma obra da série Carta de Pero Vaz de Caminha, concebida por Glauco Rodrigues na década de 1970. Como objetivos gerais, pretendo examinar como uma imagem considerada "oficialâ€?, representativa de um programa de Estado, foi anos mais tarde recuperada por um pintor modernista, para ser em seguida subvertida em um momento de grande tensão política e social devido à implantação da ditadura militar, sendo então utilizada com vistas a demonstrar o fim de um projeto coletivo de nação. PALAVRAS-CHAVE: pintura de história; arte moderna; a primeira missa no Brasil. ABSTRACT: This article analyze three oil paintings that represent the first mass held in Brazil, soon after its "discoveryâ€? by Pedro Alvares Cabral, discussing the impact of this subject in the Brazilian culture of the 19th and 20th centuries. They are: a canvas exhibited in the Salon Officiel de Paris in 1861, made by the academic painter Victor Meirelles, a mural painting of Portinari, which was commissioned by the Boavista Bank of Rio de Janeiro in the end of the 1940s, and a piece from the series Letter of Pero Vaz de Caminha, created by Glauco Rodrigues in the 1970s. The objective of this text is to examine how an "officialâ€? image, representative of an important historical event, was years later recovered by a modernist painter to be afterwards used in order to demonstrate the end of a collective project of Nation, in a period of great political tension. KEYWORDS: historical painting; modern art; the first mass in Brazil. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3230 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3230/2413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ArtCultura; Vol. 10 No. 17 (2008): ArtCultura ArtCultura; Vol. 10 Núm. 17 (2008): ArtCultura ArtCultura; v. 10 n. 17 (2008): ArtCultura 2178-3845 reponame:ArtCultura (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
ArtCultura (Online) |
collection |
ArtCultura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
akparanhos@uol.com.br|| |
_version_ |
1797069140139180032 |