Imagens eloqüentes: a primeira missa no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Maria de Fátima Morethy
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3230
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar três pinturas a óleo sobre o tema da Primeira missa no Brasil, refletindo em especial sobre a repercussão deste tema no imaginário cultural brasileiro. São elas: uma composição de Vítor Meirelles iniciada em 1859 e apresentada no Salão Oficial de Paris de 1861, uma pintura mural de Portinari, datada de 1948 e encomendada pelo Banco Boavista de Rio de Janeiro, e uma obra da série Carta de Pero Vaz de Caminha, concebida por Glauco Rodrigues na década de 1970. Como objetivos gerais, pretendo examinar como uma imagem considerada "oficialâ€?, representativa de um programa de Estado, foi anos mais tarde recuperada por um pintor modernista, para ser em seguida subvertida em um momento de grande tensão política e social devido à implantação da ditadura militar, sendo então utilizada com vistas a demonstrar o fim de um projeto coletivo de nação. PALAVRAS-CHAVE: pintura de história; arte moderna; a primeira missa no Brasil. ABSTRACT: This article analyze three oil paintings that represent the first mass held in Brazil, soon after its "discoveryâ€? by Pedro Alvares Cabral, discussing the impact of this subject in the Brazilian culture of the 19th and 20th centuries. They are: a canvas exhibited in the Salon Officiel de Paris in 1861, made by the academic painter Victor Meirelles, a mural painting of Portinari, which was commissioned by the Boavista Bank of Rio de Janeiro in the end of the 1940s, and a piece from the series Letter of Pero Vaz de Caminha, created by Glauco Rodrigues in the 1970s. The objective of this text is to examine how an "officialâ€? image, representative of an important historical event, was years later recovered by a modernist painter to be afterwards used in order to demonstrate the end of a collective project of Nation, in a period of great political tension. KEYWORDS: historical painting; modern art; the first mass in Brazil.
id UFU-15_10e8102bdaf093543d13dab496e1b3c3
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3230
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling Imagens eloqüentes: a primeira missa no BrasilEste artigo tem por objetivo analisar três pinturas a óleo sobre o tema da Primeira missa no Brasil, refletindo em especial sobre a repercussão deste tema no imaginário cultural brasileiro. São elas: uma composição de Vítor Meirelles iniciada em 1859 e apresentada no Salão Oficial de Paris de 1861, uma pintura mural de Portinari, datada de 1948 e encomendada pelo Banco Boavista de Rio de Janeiro, e uma obra da série Carta de Pero Vaz de Caminha, concebida por Glauco Rodrigues na década de 1970. Como objetivos gerais, pretendo examinar como uma imagem considerada "oficialâ€?, representativa de um programa de Estado, foi anos mais tarde recuperada por um pintor modernista, para ser em seguida subvertida em um momento de grande tensão política e social devido à implantação da ditadura militar, sendo então utilizada com vistas a demonstrar o fim de um projeto coletivo de nação. PALAVRAS-CHAVE: pintura de história; arte moderna; a primeira missa no Brasil. ABSTRACT: This article analyze three oil paintings that represent the first mass held in Brazil, soon after its "discoveryâ€? by Pedro Alvares Cabral, discussing the impact of this subject in the Brazilian culture of the 19th and 20th centuries. They are: a canvas exhibited in the Salon Officiel de Paris in 1861, made by the academic painter Victor Meirelles, a mural painting of Portinari, which was commissioned by the Boavista Bank of Rio de Janeiro in the end of the 1940s, and a piece from the series Letter of Pero Vaz de Caminha, created by Glauco Rodrigues in the 1970s. The objective of this text is to examine how an "officialâ€? image, representative of an important historical event, was years later recovered by a modernist painter to be afterwards used in order to demonstrate the end of a collective project of Nation, in a period of great political tension. KEYWORDS: historical painting; modern art; the first mass in Brazil. Universidade Federal de Uberlândia2009-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3230ArtCultura; Vol. 10 No. 17 (2008): ArtCulturaArtCultura; Vol. 10 Núm. 17 (2008): ArtCulturaArtCultura; v. 10 n. 17 (2008): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3230/2413Couto, Maria de Fátima Morethyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:45:42Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3230Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:45:42ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens eloqüentes: a primeira missa no Brasil
title Imagens eloqüentes: a primeira missa no Brasil
spellingShingle Imagens eloqüentes: a primeira missa no Brasil
Couto, Maria de Fátima Morethy
title_short Imagens eloqüentes: a primeira missa no Brasil
title_full Imagens eloqüentes: a primeira missa no Brasil
title_fullStr Imagens eloqüentes: a primeira missa no Brasil
title_full_unstemmed Imagens eloqüentes: a primeira missa no Brasil
title_sort Imagens eloqüentes: a primeira missa no Brasil
author Couto, Maria de Fátima Morethy
author_facet Couto, Maria de Fátima Morethy
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Maria de Fátima Morethy
description Este artigo tem por objetivo analisar três pinturas a óleo sobre o tema da Primeira missa no Brasil, refletindo em especial sobre a repercussão deste tema no imaginário cultural brasileiro. São elas: uma composição de Vítor Meirelles iniciada em 1859 e apresentada no Salão Oficial de Paris de 1861, uma pintura mural de Portinari, datada de 1948 e encomendada pelo Banco Boavista de Rio de Janeiro, e uma obra da série Carta de Pero Vaz de Caminha, concebida por Glauco Rodrigues na década de 1970. Como objetivos gerais, pretendo examinar como uma imagem considerada "oficialâ€?, representativa de um programa de Estado, foi anos mais tarde recuperada por um pintor modernista, para ser em seguida subvertida em um momento de grande tensão política e social devido à implantação da ditadura militar, sendo então utilizada com vistas a demonstrar o fim de um projeto coletivo de nação. PALAVRAS-CHAVE: pintura de história; arte moderna; a primeira missa no Brasil. ABSTRACT: This article analyze three oil paintings that represent the first mass held in Brazil, soon after its "discoveryâ€? by Pedro Alvares Cabral, discussing the impact of this subject in the Brazilian culture of the 19th and 20th centuries. They are: a canvas exhibited in the Salon Officiel de Paris in 1861, made by the academic painter Victor Meirelles, a mural painting of Portinari, which was commissioned by the Boavista Bank of Rio de Janeiro in the end of the 1940s, and a piece from the series Letter of Pero Vaz de Caminha, created by Glauco Rodrigues in the 1970s. The objective of this text is to examine how an "officialâ€? image, representative of an important historical event, was years later recovered by a modernist painter to be afterwards used in order to demonstrate the end of a collective project of Nation, in a period of great political tension. KEYWORDS: historical painting; modern art; the first mass in Brazil.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3230
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3230/2413
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 10 No. 17 (2008): ArtCultura
ArtCultura; Vol. 10 Núm. 17 (2008): ArtCultura
ArtCultura; v. 10 n. 17 (2008): ArtCultura
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1797069140139180032