ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29937 |
Resumo: | Esta investigação objetivou entender como os professores regentes de três escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Ituiutaba-MG contribuem para a formação dos futuros professores da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia FACIP-UFU. Sabe-se que uma das etapas da formação inicial do professor se dá na imersão da sala de aula, com a realização do Estágio Supervisionado, quando o futuro educador é conduzido a vivenciar a realidade e os desafios da profissão, além disso, tem a oportunidade de construir diversos saberes da docência por meio da articulação entre a teoria e a prática. Desse modo, o Estágio Supervisionado também pode ser compreendido como sendo um momento de formação no espaço escolar, um momento de refletir sobre as teorias vistas na graduação sob o direcionamento de um profissional experiente; o professor regente. Entretanto, percebe-se que este profissional, muitas vezes, não se sente inserido no processo. Para o alcance dos objetivos de pesquisa utilizou-se a aplicação de questionários aos professores regentes. Estudou-se, também, teorias sobre os fundamentos de estágio e sobre a formação do professor reflexivo. Concluiu-se que ainda são muitos os problemas relacionados ao Estágio Supervisionado, os professores regentes, sujeitos da pesquisa não se compreendem como profissionais imprescindíveis para a formação do futuro educador. |
id |
UFU-16_068335f74bbc7833d65eefbd56994d58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29937 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOSFormação de ProfessoresEstágio SupervisionadoProfessor Regente.Esta investigação objetivou entender como os professores regentes de três escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Ituiutaba-MG contribuem para a formação dos futuros professores da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia FACIP-UFU. Sabe-se que uma das etapas da formação inicial do professor se dá na imersão da sala de aula, com a realização do Estágio Supervisionado, quando o futuro educador é conduzido a vivenciar a realidade e os desafios da profissão, além disso, tem a oportunidade de construir diversos saberes da docência por meio da articulação entre a teoria e a prática. Desse modo, o Estágio Supervisionado também pode ser compreendido como sendo um momento de formação no espaço escolar, um momento de refletir sobre as teorias vistas na graduação sob o direcionamento de um profissional experiente; o professor regente. Entretanto, percebe-se que este profissional, muitas vezes, não se sente inserido no processo. Para o alcance dos objetivos de pesquisa utilizou-se a aplicação de questionários aos professores regentes. Estudou-se, também, teorias sobre os fundamentos de estágio e sobre a formação do professor reflexivo. Concluiu-se que ainda são muitos os problemas relacionados ao Estágio Supervisionado, os professores regentes, sujeitos da pesquisa não se compreendem como profissionais imprescindíveis para a formação do futuro educador. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2993710.14393/RCG165529937Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 55 (2015): Setembro ; 89-103Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 55 (2015): Setembro ; 89-103Caminhos de Geografia; v. 16 n. 55 (2015): Setembro ; 89-1031678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29937/17257http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Renata VieiraBernardes, Maria Beatriz Junqueira2022-11-09T18:25:43Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29937Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-09T18:25:43Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS |
title |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS |
spellingShingle |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS Souza, Renata Vieira Formação de Professores Estágio Supervisionado Professor Regente. |
title_short |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS |
title_full |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS |
title_fullStr |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS |
title_full_unstemmed |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS |
title_sort |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS |
author |
Souza, Renata Vieira |
author_facet |
Souza, Renata Vieira Bernardes, Maria Beatriz Junqueira |
author_role |
author |
author2 |
Bernardes, Maria Beatriz Junqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Renata Vieira Bernardes, Maria Beatriz Junqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Estágio Supervisionado Professor Regente. |
topic |
Formação de Professores Estágio Supervisionado Professor Regente. |
description |
Esta investigação objetivou entender como os professores regentes de três escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Ituiutaba-MG contribuem para a formação dos futuros professores da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia FACIP-UFU. Sabe-se que uma das etapas da formação inicial do professor se dá na imersão da sala de aula, com a realização do Estágio Supervisionado, quando o futuro educador é conduzido a vivenciar a realidade e os desafios da profissão, além disso, tem a oportunidade de construir diversos saberes da docência por meio da articulação entre a teoria e a prática. Desse modo, o Estágio Supervisionado também pode ser compreendido como sendo um momento de formação no espaço escolar, um momento de refletir sobre as teorias vistas na graduação sob o direcionamento de um profissional experiente; o professor regente. Entretanto, percebe-se que este profissional, muitas vezes, não se sente inserido no processo. Para o alcance dos objetivos de pesquisa utilizou-se a aplicação de questionários aos professores regentes. Estudou-se, também, teorias sobre os fundamentos de estágio e sobre a formação do professor reflexivo. Concluiu-se que ainda são muitos os problemas relacionados ao Estágio Supervisionado, os professores regentes, sujeitos da pesquisa não se compreendem como profissionais imprescindíveis para a formação do futuro educador. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29937 10.14393/RCG165529937 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29937 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG165529937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29937/17257 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 55 (2015): Setembro ; 89-103 Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 55 (2015): Setembro ; 89-103 Caminhos de Geografia; v. 16 n. 55 (2015): Setembro ; 89-103 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067015202013184 |