A criatividade em geografia, prática pedagógica e avaliação: lanternas geográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Emerson
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/104
Resumo: O trabalho realizado especifica uma abordagem diferente sobre a criatividade, a prática pedagógica e a avaliação. Sabemos dos riscos empreendidos no diferente, mas é necessário quando pretendemos realizar algo novo. Para a realização desse trabalho apostamos na construção da avaliação, essa é pautada no processo de criação onde o conteúdo é pesquisado e depois materializado num objeto que de significado ao tema estudado, fazendo com que os alunos trabalhem por associação. Os materiais utilizados são aqueles encontrados no cotidiano. Na obra em questão, os alunos utilizaram de quatro fotos preto/branco tiradas em campo que contextualizassem a saúde na cidade com uma abordagem crítica referendadas nas contradições do espaço. A apresentação /avaliação se deu na forma de instalações nos corredores da universidade levando o público a refletir sobre o tema abordado. O encontro com novas práticas pedagógicas que levem a desvendar outra metodologia de avaliação, pode nos levar ao encontro de um novo processo de ensino aprendizagem, baseado no teórico/ prático sem esquecermo-nos da manifestação criativa.
id UFC-8_fdf6e109ffd7b0ff0f97e8b8c6001587
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/104
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling A criatividade em geografia, prática pedagógica e avaliação: lanternas geográficasGeografia:EducaçãoAvaliação; Prática Pedagógica; Instalações; Arte; Geografia; Educação.O trabalho realizado especifica uma abordagem diferente sobre a criatividade, a prática pedagógica e a avaliação. Sabemos dos riscos empreendidos no diferente, mas é necessário quando pretendemos realizar algo novo. Para a realização desse trabalho apostamos na construção da avaliação, essa é pautada no processo de criação onde o conteúdo é pesquisado e depois materializado num objeto que de significado ao tema estudado, fazendo com que os alunos trabalhem por associação. Os materiais utilizados são aqueles encontrados no cotidiano. Na obra em questão, os alunos utilizaram de quatro fotos preto/branco tiradas em campo que contextualizassem a saúde na cidade com uma abordagem crítica referendadas nas contradições do espaço. A apresentação /avaliação se deu na forma de instalações nos corredores da universidade levando o público a refletir sobre o tema abordado. O encontro com novas práticas pedagógicas que levem a desvendar outra metodologia de avaliação, pode nos levar ao encontro de um novo processo de ensino aprendizagem, baseado no teórico/ prático sem esquecermo-nos da manifestação criativa. Universidade Federal do Ceará2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/104Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 61-75Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 61-75Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 61-752178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/104/92RIBEIRO, Emersoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:42:23Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/104Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:42:23Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade em geografia, prática pedagógica e avaliação: lanternas geográficas
title A criatividade em geografia, prática pedagógica e avaliação: lanternas geográficas
spellingShingle A criatividade em geografia, prática pedagógica e avaliação: lanternas geográficas
RIBEIRO, Emerson
Geografia:Educação
Avaliação; Prática Pedagógica; Instalações; Arte; Geografia; Educação.
title_short A criatividade em geografia, prática pedagógica e avaliação: lanternas geográficas
title_full A criatividade em geografia, prática pedagógica e avaliação: lanternas geográficas
title_fullStr A criatividade em geografia, prática pedagógica e avaliação: lanternas geográficas
title_full_unstemmed A criatividade em geografia, prática pedagógica e avaliação: lanternas geográficas
title_sort A criatividade em geografia, prática pedagógica e avaliação: lanternas geográficas
author RIBEIRO, Emerson
author_facet RIBEIRO, Emerson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Emerson
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia:Educação
Avaliação; Prática Pedagógica; Instalações; Arte; Geografia; Educação.
topic Geografia:Educação
Avaliação; Prática Pedagógica; Instalações; Arte; Geografia; Educação.
description O trabalho realizado especifica uma abordagem diferente sobre a criatividade, a prática pedagógica e a avaliação. Sabemos dos riscos empreendidos no diferente, mas é necessário quando pretendemos realizar algo novo. Para a realização desse trabalho apostamos na construção da avaliação, essa é pautada no processo de criação onde o conteúdo é pesquisado e depois materializado num objeto que de significado ao tema estudado, fazendo com que os alunos trabalhem por associação. Os materiais utilizados são aqueles encontrados no cotidiano. Na obra em questão, os alunos utilizaram de quatro fotos preto/branco tiradas em campo que contextualizassem a saúde na cidade com uma abordagem crítica referendadas nas contradições do espaço. A apresentação /avaliação se deu na forma de instalações nos corredores da universidade levando o público a refletir sobre o tema abordado. O encontro com novas práticas pedagógicas que levem a desvendar outra metodologia de avaliação, pode nos levar ao encontro de um novo processo de ensino aprendizagem, baseado no teórico/ prático sem esquecermo-nos da manifestação criativa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/104
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/104/92
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 61-75
Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 61-75
Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 61-75
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643720245248