A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonio Santiago da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Vieira Neto, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16255
Resumo: Este artigo trata-se de uma pesquisa empírica realizada durante do Estágio Curricular Supervisionado, na disciplina de Didática e Prática do Ensino de Geografia, que buscou elucidar os motivos levaram os educandos a pararem e retornarem seus estudos. Busca ainda, ressaltar a importância dos conceitos e teorias da Geografia como suporte a uma visão de mundo emancipadora na Educação de Jovens e Adultos - EJA, bem como, mostrar a forma como os estudantes chegam à escola e a compreensão que trazem sobre a disciplina, bem como as práticas nesta modalidade de ensino, observando se esta condiz com as reais aspirações destes alunos. Os resultados apontam que do total, 20% dos estudantes estão satisfeitos com a aula que recebem, em contrapartida 36% afirmaram que querem aulas práticas/campo, e 14% querem mais aulas com uso de vídeos, músicas e fotos, e 6% dos entrevistados querem que o professor aprofunde nos conteúdos da Geografia, ter mais aulas por semana, e o restante dos entrevistados 3% responderam ser necessário o livro didático para o EJA, mais 3% responderam que querem espaço para os alunos participarem das aulas.
id UFU-16_d12cdbc81074a040c72947bf05daff49
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16255
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GOGeografiaeducaçãoEJA.Este artigo trata-se de uma pesquisa empírica realizada durante do Estágio Curricular Supervisionado, na disciplina de Didática e Prática do Ensino de Geografia, que buscou elucidar os motivos levaram os educandos a pararem e retornarem seus estudos. Busca ainda, ressaltar a importância dos conceitos e teorias da Geografia como suporte a uma visão de mundo emancipadora na Educação de Jovens e Adultos - EJA, bem como, mostrar a forma como os estudantes chegam à escola e a compreensão que trazem sobre a disciplina, bem como as práticas nesta modalidade de ensino, observando se esta condiz com as reais aspirações destes alunos. Os resultados apontam que do total, 20% dos estudantes estão satisfeitos com a aula que recebem, em contrapartida 36% afirmaram que querem aulas práticas/campo, e 14% querem mais aulas com uso de vídeos, músicas e fotos, e 6% dos entrevistados querem que o professor aprofunde nos conteúdos da Geografia, ter mais aulas por semana, e o restante dos entrevistados 3% responderam ser necessário o livro didático para o EJA, mais 3% responderam que querem espaço para os alunos participarem das aulas.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2011-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1625510.14393/RCG113616255Caminhos de Geografia; Vol. 11 No. 36 (2010): Dezembro ; 23-36 Caminhos de Geografia; Vol. 11 Núm. 36 (2010): Dezembro ; 23-36 Caminhos de Geografia; v. 11 n. 36 (2010): Dezembro ; 23-36 1678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16255/9130Copyright (c) 2011 Antonio Santiago da Silva, José Vieira Netohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Antonio Santiago daVieira Neto, José2022-11-10T12:12:29Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16255Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-10T12:12:29Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GO
title A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GO
spellingShingle A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GO
Silva, Antonio Santiago da
Geografia
educação
EJA.
title_short A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GO
title_full A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GO
title_fullStr A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GO
title_full_unstemmed A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GO
title_sort A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GO
author Silva, Antonio Santiago da
author_facet Silva, Antonio Santiago da
Vieira Neto, José
author_role author
author2 Vieira Neto, José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonio Santiago da
Vieira Neto, José
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
educação
EJA.
topic Geografia
educação
EJA.
description Este artigo trata-se de uma pesquisa empírica realizada durante do Estágio Curricular Supervisionado, na disciplina de Didática e Prática do Ensino de Geografia, que buscou elucidar os motivos levaram os educandos a pararem e retornarem seus estudos. Busca ainda, ressaltar a importância dos conceitos e teorias da Geografia como suporte a uma visão de mundo emancipadora na Educação de Jovens e Adultos - EJA, bem como, mostrar a forma como os estudantes chegam à escola e a compreensão que trazem sobre a disciplina, bem como as práticas nesta modalidade de ensino, observando se esta condiz com as reais aspirações destes alunos. Os resultados apontam que do total, 20% dos estudantes estão satisfeitos com a aula que recebem, em contrapartida 36% afirmaram que querem aulas práticas/campo, e 14% querem mais aulas com uso de vídeos, músicas e fotos, e 6% dos entrevistados querem que o professor aprofunde nos conteúdos da Geografia, ter mais aulas por semana, e o restante dos entrevistados 3% responderam ser necessário o livro didático para o EJA, mais 3% responderam que querem espaço para os alunos participarem das aulas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16255
10.14393/RCG113616255
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16255
identifier_str_mv 10.14393/RCG113616255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16255/9130
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Antonio Santiago da Silva, José Vieira Neto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Antonio Santiago da Silva, José Vieira Neto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 11 No. 36 (2010): Dezembro ; 23-36
Caminhos de Geografia; Vol. 11 Núm. 36 (2010): Dezembro ; 23-36
Caminhos de Geografia; v. 11 n. 36 (2010): Dezembro ; 23-36
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067013236981760