A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16255 |
Resumo: | Este artigo trata-se de uma pesquisa empírica realizada durante do Estágio Curricular Supervisionado, na disciplina de Didática e Prática do Ensino de Geografia, que buscou elucidar os motivos levaram os educandos a pararem e retornarem seus estudos. Busca ainda, ressaltar a importância dos conceitos e teorias da Geografia como suporte a uma visão de mundo emancipadora na Educação de Jovens e Adultos - EJA, bem como, mostrar a forma como os estudantes chegam à escola e a compreensão que trazem sobre a disciplina, bem como as práticas nesta modalidade de ensino, observando se esta condiz com as reais aspirações destes alunos. Os resultados apontam que do total, 20% dos estudantes estão satisfeitos com a aula que recebem, em contrapartida 36% afirmaram que querem aulas práticas/campo, e 14% querem mais aulas com uso de vídeos, músicas e fotos, e 6% dos entrevistados querem que o professor aprofunde nos conteúdos da Geografia, ter mais aulas por semana, e o restante dos entrevistados 3% responderam ser necessário o livro didático para o EJA, mais 3% responderam que querem espaço para os alunos participarem das aulas. |
id |
UFU-16_d12cdbc81074a040c72947bf05daff49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16255 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GOGeografiaeducaçãoEJA.Este artigo trata-se de uma pesquisa empírica realizada durante do Estágio Curricular Supervisionado, na disciplina de Didática e Prática do Ensino de Geografia, que buscou elucidar os motivos levaram os educandos a pararem e retornarem seus estudos. Busca ainda, ressaltar a importância dos conceitos e teorias da Geografia como suporte a uma visão de mundo emancipadora na Educação de Jovens e Adultos - EJA, bem como, mostrar a forma como os estudantes chegam à escola e a compreensão que trazem sobre a disciplina, bem como as práticas nesta modalidade de ensino, observando se esta condiz com as reais aspirações destes alunos. Os resultados apontam que do total, 20% dos estudantes estão satisfeitos com a aula que recebem, em contrapartida 36% afirmaram que querem aulas práticas/campo, e 14% querem mais aulas com uso de vídeos, músicas e fotos, e 6% dos entrevistados querem que o professor aprofunde nos conteúdos da Geografia, ter mais aulas por semana, e o restante dos entrevistados 3% responderam ser necessário o livro didático para o EJA, mais 3% responderam que querem espaço para os alunos participarem das aulas.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2011-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1625510.14393/RCG113616255Caminhos de Geografia; Vol. 11 No. 36 (2010): Dezembro ; 23-36 Caminhos de Geografia; Vol. 11 Núm. 36 (2010): Dezembro ; 23-36 Caminhos de Geografia; v. 11 n. 36 (2010): Dezembro ; 23-36 1678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16255/9130Copyright (c) 2011 Antonio Santiago da Silva, José Vieira Netohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Antonio Santiago daVieira Neto, José2022-11-10T12:12:29Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16255Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-10T12:12:29Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GO |
title |
A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GO |
spellingShingle |
A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GO Silva, Antonio Santiago da Geografia educação EJA. |
title_short |
A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GO |
title_full |
A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GO |
title_fullStr |
A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GO |
title_full_unstemmed |
A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GO |
title_sort |
A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GO |
author |
Silva, Antonio Santiago da |
author_facet |
Silva, Antonio Santiago da Vieira Neto, José |
author_role |
author |
author2 |
Vieira Neto, José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Antonio Santiago da Vieira Neto, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia educação EJA. |
topic |
Geografia educação EJA. |
description |
Este artigo trata-se de uma pesquisa empírica realizada durante do Estágio Curricular Supervisionado, na disciplina de Didática e Prática do Ensino de Geografia, que buscou elucidar os motivos levaram os educandos a pararem e retornarem seus estudos. Busca ainda, ressaltar a importância dos conceitos e teorias da Geografia como suporte a uma visão de mundo emancipadora na Educação de Jovens e Adultos - EJA, bem como, mostrar a forma como os estudantes chegam à escola e a compreensão que trazem sobre a disciplina, bem como as práticas nesta modalidade de ensino, observando se esta condiz com as reais aspirações destes alunos. Os resultados apontam que do total, 20% dos estudantes estão satisfeitos com a aula que recebem, em contrapartida 36% afirmaram que querem aulas práticas/campo, e 14% querem mais aulas com uso de vídeos, músicas e fotos, e 6% dos entrevistados querem que o professor aprofunde nos conteúdos da Geografia, ter mais aulas por semana, e o restante dos entrevistados 3% responderam ser necessário o livro didático para o EJA, mais 3% responderam que querem espaço para os alunos participarem das aulas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16255 10.14393/RCG113616255 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16255 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG113616255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16255/9130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Antonio Santiago da Silva, José Vieira Neto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Antonio Santiago da Silva, José Vieira Neto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 11 No. 36 (2010): Dezembro ; 23-36 Caminhos de Geografia; Vol. 11 Núm. 36 (2010): Dezembro ; 23-36 Caminhos de Geografia; v. 11 n. 36 (2010): Dezembro ; 23-36 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067013236981760 |