Educação de jovens e adultos e ensino de geografia: uma discussão metodológica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MANGUEIRA, Thiago Nogueira.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9481
Resumo: Este trabalho monográfico tem como objetivo discutir a Educação de Jovens e Adultos, tendo como referência as questões metodológicas que norteiam o Ensino de Geografia nessa modalidade de ensino. O mesmo decorre da necessidade de avaliar o ensino da Educação de Jovens e Adultos, proporcionando discussões a fim de melhorar a eficácia da mesma, conferindo - lhe uma qualidade, talvez ainda não alcançados, em função de alguns equívocos em sua concepção e métodos. Para abordar os objetivos propostos e debater as indagações aqui levantadas, de início foi realizada uma pesquisa bibliográfica com autores que tratam a temática, a fim de entender como a EJA está no contexto educacional brasileiro, objetivando avaliar suas mudanças, interesses, questões, perfis dos alunos, dos docentes, as metodologias, entre outros fatores. Conseguinte, foi feita uma análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos e as diretrizes para o ensino de geografia para a EJA. Assim almejou-se que a discussão aqui realizada contribua de maneira positiva como o ensino de geografia desta modalidade.
id UFCG_ae7540a20b19b83cb0f8c933305c9573
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9481
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação de jovens e adultos e ensino de geografia: uma discussão metodológica.Youth and adult education and geography teaching: a methodological discussion.EJA - diretrizesEnsino de geografiaGeografia - propostas metodológicasEJA - GuidelinesGeography TeachingGeography - Methodological ProposalsGeografia.Este trabalho monográfico tem como objetivo discutir a Educação de Jovens e Adultos, tendo como referência as questões metodológicas que norteiam o Ensino de Geografia nessa modalidade de ensino. O mesmo decorre da necessidade de avaliar o ensino da Educação de Jovens e Adultos, proporcionando discussões a fim de melhorar a eficácia da mesma, conferindo - lhe uma qualidade, talvez ainda não alcançados, em função de alguns equívocos em sua concepção e métodos. Para abordar os objetivos propostos e debater as indagações aqui levantadas, de início foi realizada uma pesquisa bibliográfica com autores que tratam a temática, a fim de entender como a EJA está no contexto educacional brasileiro, objetivando avaliar suas mudanças, interesses, questões, perfis dos alunos, dos docentes, as metodologias, entre outros fatores. Conseguinte, foi feita uma análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos e as diretrizes para o ensino de geografia para a EJA. Assim almejou-se que a discussão aqui realizada contribua de maneira positiva como o ensino de geografia desta modalidade.This monographic work aims to discuss Youth and Adult Education, having as reference the methodological questions that guide the Geography Teaching in this teaching modality. The same stems from the need to evaluate the teaching of Youth and Adult Education, providing discussions to improve effectiveness giving it a quality, perhaps not yet achieved, due to some misconceptions in their design and methods. To address the proposed objectives and To debate the questions raised here, a bibliographical search was initially performed with authors dealing with the theme, in order to understand how EJA is in the context Brazilian educational system, aiming to evaluate its changes, interests, issues, profiles students, teachers, methodologies, among other factors. So it was made documentary analysis of the National Curriculum Guidelines of Basic Education, the National Curriculum Guidelines for Youth and Adult Education and the guidelines for teaching geography to EJA. Thus it was intended that the discussion held here contribute positively to the teaching of geography of this modality.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.http://lattes.cnpq.br/1430960919769440LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.MANGUEIRA, Thiago Nogueira.20152019-11-25T14:06:07Z2019-11-252019-11-25T14:06:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9481MANGUEIRA, Thiago Nogueira. Educação de jovens e adultos e ensino de geografia: uma discussão metodológica. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-23T13:19:45Zoai:localhost:riufcg/9481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-23T13:19:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de jovens e adultos e ensino de geografia: uma discussão metodológica.
Youth and adult education and geography teaching: a methodological discussion.
title Educação de jovens e adultos e ensino de geografia: uma discussão metodológica.
spellingShingle Educação de jovens e adultos e ensino de geografia: uma discussão metodológica.
MANGUEIRA, Thiago Nogueira.
EJA - diretrizes
Ensino de geografia
Geografia - propostas metodológicas
EJA - Guidelines
Geography Teaching
Geography - Methodological Proposals
Geografia.
title_short Educação de jovens e adultos e ensino de geografia: uma discussão metodológica.
title_full Educação de jovens e adultos e ensino de geografia: uma discussão metodológica.
title_fullStr Educação de jovens e adultos e ensino de geografia: uma discussão metodológica.
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos e ensino de geografia: uma discussão metodológica.
title_sort Educação de jovens e adultos e ensino de geografia: uma discussão metodológica.
author MANGUEIRA, Thiago Nogueira.
author_facet MANGUEIRA, Thiago Nogueira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
http://lattes.cnpq.br/1430960919769440
LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.author.fl_str_mv MANGUEIRA, Thiago Nogueira.
dc.subject.por.fl_str_mv EJA - diretrizes
Ensino de geografia
Geografia - propostas metodológicas
EJA - Guidelines
Geography Teaching
Geography - Methodological Proposals
Geografia.
topic EJA - diretrizes
Ensino de geografia
Geografia - propostas metodológicas
EJA - Guidelines
Geography Teaching
Geography - Methodological Proposals
Geografia.
description Este trabalho monográfico tem como objetivo discutir a Educação de Jovens e Adultos, tendo como referência as questões metodológicas que norteiam o Ensino de Geografia nessa modalidade de ensino. O mesmo decorre da necessidade de avaliar o ensino da Educação de Jovens e Adultos, proporcionando discussões a fim de melhorar a eficácia da mesma, conferindo - lhe uma qualidade, talvez ainda não alcançados, em função de alguns equívocos em sua concepção e métodos. Para abordar os objetivos propostos e debater as indagações aqui levantadas, de início foi realizada uma pesquisa bibliográfica com autores que tratam a temática, a fim de entender como a EJA está no contexto educacional brasileiro, objetivando avaliar suas mudanças, interesses, questões, perfis dos alunos, dos docentes, as metodologias, entre outros fatores. Conseguinte, foi feita uma análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos e as diretrizes para o ensino de geografia para a EJA. Assim almejou-se que a discussão aqui realizada contribua de maneira positiva como o ensino de geografia desta modalidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-11-25T14:06:07Z
2019-11-25
2019-11-25T14:06:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9481
MANGUEIRA, Thiago Nogueira. Educação de jovens e adultos e ensino de geografia: uma discussão metodológica. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9481
identifier_str_mv MANGUEIRA, Thiago Nogueira. Educação de jovens e adultos e ensino de geografia: uma discussão metodológica. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744415920488448