Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Carmen Teresa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40437
Resumo: Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar? Resumo: Em diálogo com a abordagem discursiva pós-fundacional, o objetivo deste artigo é investigar como a articulação entre conhecimento escolar, escola pública e currículo comum vem sendo mobilizada nos debates em torno da construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise permitiu apontar, a despeito do posicionamento em relação à necessidade ou à pertinência dessa proposta curricular específica, estabilidades na definição de conhecimento escolar em meio às lutas pela significação dos significantes comum e público que adjetivam respectivamente currículo e escola nos textos analisados. O artigo acena para outras possibilidades abertas para a definição desses termos e para a articulação entre os mesmos, deslocando assim, o foco da reflexão da defesa ou da crítica a esse documento para a importância de continuar operando com esses significantes tanto para a produção da leitura política do campo curricular quanto para a afirmação de um sentido de escola pública democrática. Palavras-chave: Conhecimento escolar; Escola pública democrática; Abordagem pós-fundacional; BNCC. Public and common sense in curricular policies: what are the effects on the definition of school knowledge? Abstract: In dialogue with the post-foundational discursive approach, the objective of this article is to investigate how the articulation between school knowledge, public school and common curriculum has been mobilized in the the debates about the construction of the National Curricular Common Base (NCCB). In spite of the positioning in relation to the necessity or the pertinence of this specific curricular proposal, the analysis allowed to point stabilities in the definition of school knowledge amid the struggles for the signification of the common and public signifiers that respectively adjectivate curriculum and school in the texts analyzed. The article points to other possibilities opened to the definition of these terms and to the articulation between them, thus displacing the focus of the defense or criticism reflection to this document for the importance of continuing to operate with these signifiers both for the production of political reading of the curricular field as well as for the affirmation of a sense of a democratic public school. Keywords: School knowledge; Democratic public school; Post-foundational approach; NCCB. Sentidos de público y común en las políticas curriculares: ¿Qué efectos tienen en la definición de conocimiento escolar? Resumen: En diálogo con el enfoque discursivo posfundacional, el propósito de este artículo es investigar la relación entre conocimiento escolar, escuela pública y plan de estudios común, se ha utilizado en los debates sobre la construcción de la Base Nacional Común Curricular (BNCC). El análisis permitió señalar, a pesar del posicionamiento con relación a la necesidad o pertinencia de la propuesta curricular específica, estabilidades en la definición de conocimiento escolar, en medio a las disputas por la significación de los significantes común y público que califican respectivamente a plan de estudio y escuela en los textos estudiados. El artículo apunta hacia otras posibilidades planteadas para la definición de estos términos y la articulación entre los mismos, desplazando así el foco de la reflexión de la defensa o la crítica de este documento para la importancia de continuar operando estos significantes, tanto para la producción de la lectura política del campo curricular como para la afirmación de un sentido de escuela pública y democrática. Palabras clave: Conocimiento escola; Escuela pública y democrática; Enfoque posfundacional; BNCC. Data de submissão: 06/11/2017 Data de aceite: 23/05/2018
id UFU-2_0aff7cd216809b305622fabaa9affbcf
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40437
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar?Conhecimento escolarEscola pública democráticaAbordagem pós-fundacionalBNCCSentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar? Resumo: Em diálogo com a abordagem discursiva pós-fundacional, o objetivo deste artigo é investigar como a articulação entre conhecimento escolar, escola pública e currículo comum vem sendo mobilizada nos debates em torno da construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise permitiu apontar, a despeito do posicionamento em relação à necessidade ou à pertinência dessa proposta curricular específica, estabilidades na definição de conhecimento escolar em meio às lutas pela significação dos significantes comum e público que adjetivam respectivamente currículo e escola nos textos analisados. O artigo acena para outras possibilidades abertas para a definição desses termos e para a articulação entre os mesmos, deslocando assim, o foco da reflexão da defesa ou da crítica a esse documento para a importância de continuar operando com esses significantes tanto para a produção da leitura política do campo curricular quanto para a afirmação de um sentido de escola pública democrática. Palavras-chave: Conhecimento escolar; Escola pública democrática; Abordagem pós-fundacional; BNCC. Public and common sense in curricular policies: what are the effects on the definition of school knowledge? Abstract: In dialogue with the post-foundational discursive approach, the objective of this article is to investigate how the articulation between school knowledge, public school and common curriculum has been mobilized in the the debates about the construction of the National Curricular Common Base (NCCB). In spite of the positioning in relation to the necessity or the pertinence of this specific curricular proposal, the analysis allowed to point stabilities in the definition of school knowledge amid the struggles for the signification of the common and public signifiers that respectively adjectivate curriculum and school in the texts analyzed. The article points to other possibilities opened to the definition of these terms and to the articulation between them, thus displacing the focus of the defense or criticism reflection to this document for the importance of continuing to operate with these signifiers both for the production of political reading of the curricular field as well as for the affirmation of a sense of a democratic public school. Keywords: School knowledge; Democratic public school; Post-foundational approach; NCCB. Sentidos de público y común en las políticas curriculares: ¿Qué efectos tienen en la definición de conocimiento escolar? Resumen: En diálogo con el enfoque discursivo posfundacional, el propósito de este artículo es investigar la relación entre conocimiento escolar, escuela pública y plan de estudios común, se ha utilizado en los debates sobre la construcción de la Base Nacional Común Curricular (BNCC). El análisis permitió señalar, a pesar del posicionamiento con relación a la necesidad o pertinencia de la propuesta curricular específica, estabilidades en la definición de conocimiento escolar, en medio a las disputas por la significación de los significantes común y público que califican respectivamente a plan de estudio y escuela en los textos estudiados. El artículo apunta hacia otras posibilidades planteadas para la definición de estos términos y la articulación entre los mismos, desplazando así el foco de la reflexión de la defensa o la crítica de este documento para la importancia de continuar operando estos significantes, tanto para la producción de la lectura política del campo curricular como para la afirmación de un sentido de escuela pública y democrática. Palabras clave: Conocimiento escola; Escuela pública y democrática; Enfoque posfundacional; BNCC. Data de submissão: 06/11/2017 Data de aceite: 23/05/2018EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4043710.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-03Educação e Filosofia; v. 32 n. 64 (2018): v.32 n.64 jan./abr. 2018; 25-581982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40437/38164https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40437/38165Copyright (c) 2018 Carmen Teresa Gabrielhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGabriel, Carmen Teresa2024-02-20T13:36:42Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40437Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-20T13:36:42Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar?
title Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar?
spellingShingle Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar?
Gabriel, Carmen Teresa
Conhecimento escolar
Escola pública democrática
Abordagem pós-fundacional
BNCC
title_short Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar?
title_full Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar?
title_fullStr Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar?
title_full_unstemmed Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar?
title_sort Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar?
author Gabriel, Carmen Teresa
author_facet Gabriel, Carmen Teresa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel, Carmen Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento escolar
Escola pública democrática
Abordagem pós-fundacional
BNCC
topic Conhecimento escolar
Escola pública democrática
Abordagem pós-fundacional
BNCC
description Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar? Resumo: Em diálogo com a abordagem discursiva pós-fundacional, o objetivo deste artigo é investigar como a articulação entre conhecimento escolar, escola pública e currículo comum vem sendo mobilizada nos debates em torno da construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise permitiu apontar, a despeito do posicionamento em relação à necessidade ou à pertinência dessa proposta curricular específica, estabilidades na definição de conhecimento escolar em meio às lutas pela significação dos significantes comum e público que adjetivam respectivamente currículo e escola nos textos analisados. O artigo acena para outras possibilidades abertas para a definição desses termos e para a articulação entre os mesmos, deslocando assim, o foco da reflexão da defesa ou da crítica a esse documento para a importância de continuar operando com esses significantes tanto para a produção da leitura política do campo curricular quanto para a afirmação de um sentido de escola pública democrática. Palavras-chave: Conhecimento escolar; Escola pública democrática; Abordagem pós-fundacional; BNCC. Public and common sense in curricular policies: what are the effects on the definition of school knowledge? Abstract: In dialogue with the post-foundational discursive approach, the objective of this article is to investigate how the articulation between school knowledge, public school and common curriculum has been mobilized in the the debates about the construction of the National Curricular Common Base (NCCB). In spite of the positioning in relation to the necessity or the pertinence of this specific curricular proposal, the analysis allowed to point stabilities in the definition of school knowledge amid the struggles for the signification of the common and public signifiers that respectively adjectivate curriculum and school in the texts analyzed. The article points to other possibilities opened to the definition of these terms and to the articulation between them, thus displacing the focus of the defense or criticism reflection to this document for the importance of continuing to operate with these signifiers both for the production of political reading of the curricular field as well as for the affirmation of a sense of a democratic public school. Keywords: School knowledge; Democratic public school; Post-foundational approach; NCCB. Sentidos de público y común en las políticas curriculares: ¿Qué efectos tienen en la definición de conocimiento escolar? Resumen: En diálogo con el enfoque discursivo posfundacional, el propósito de este artículo es investigar la relación entre conocimiento escolar, escuela pública y plan de estudios común, se ha utilizado en los debates sobre la construcción de la Base Nacional Común Curricular (BNCC). El análisis permitió señalar, a pesar del posicionamiento con relación a la necesidad o pertinencia de la propuesta curricular específica, estabilidades en la definición de conocimiento escolar, en medio a las disputas por la significación de los significantes común y público que califican respectivamente a plan de estudio y escuela en los textos estudiados. El artículo apunta hacia otras posibilidades planteadas para la definición de estos términos y la articulación entre los mismos, desplazando así el foco de la reflexión de la defensa o la crítica de este documento para la importancia de continuar operando estos significantes, tanto para la producción de la lectura política del campo curricular como para la afirmación de un sentido de escuela pública y democrática. Palabras clave: Conocimiento escola; Escuela pública y democrática; Enfoque posfundacional; BNCC. Data de submissão: 06/11/2017 Data de aceite: 23/05/2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40437
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-03
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40437
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-03
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40437/38164
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40437/38165
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Carmen Teresa Gabriel
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Carmen Teresa Gabriel
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 32 n. 64 (2018): v.32 n.64 jan./abr. 2018; 25-58
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211166590402560