Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/934 |
Resumo: | Os programas de Mestrado tiveram significativo desenvolvimento nos últimos anos e têm mostrado sua grande contribuição na formação de profissionais qualificados capazes de conduzir, com competência, a pesquisa na áreas da Educação. A preocupação com essa qualificação levou os Programas de Mestrado a assumirem a tarefa de suplementar os conhecimentos mal adquiridos nos cursos de graduação. A atenção aos cursos e aos créditos, como etapa anterior ao trabalho de pesquisa da Dissertação, polarizou as preocupações tanto dos Programas como dos alunos. A organização curricular rígida, com disciplinas numerosas e variadas, foi imprimindo aos Programas o caráter de curso de aperfeiçoamento ou especialização. Os alunos se empenharam fortemente nos estudos exigidos pelos cursos, quase que esgotando neles as parcas reservadas de tempo e forças de que os professores podem dispor. [...] Palavras-chave: Formação de pesquisadores; Pós-graduação; Ensino Superior |
id |
UFU-2_473843f31053f8347a663732ffd93f89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/934 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFUFormação de PesquisadoresPós-graduaçãoEnsino SuperiorOs programas de Mestrado tiveram significativo desenvolvimento nos últimos anos e têm mostrado sua grande contribuição na formação de profissionais qualificados capazes de conduzir, com competência, a pesquisa na áreas da Educação. A preocupação com essa qualificação levou os Programas de Mestrado a assumirem a tarefa de suplementar os conhecimentos mal adquiridos nos cursos de graduação. A atenção aos cursos e aos créditos, como etapa anterior ao trabalho de pesquisa da Dissertação, polarizou as preocupações tanto dos Programas como dos alunos. A organização curricular rígida, com disciplinas numerosas e variadas, foi imprimindo aos Programas o caráter de curso de aperfeiçoamento ou especialização. Os alunos se empenharam fortemente nos estudos exigidos pelos cursos, quase que esgotando neles as parcas reservadas de tempo e forças de que os professores podem dispor. [...] Palavras-chave: Formação de pesquisadores; Pós-graduação; Ensino SuperiorEDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/93410.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-934Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 225-2281982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/934/848Copyright (c) 2016 Jefferson Ildefonso da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Jefferson Ildefonso2022-11-07T15:39:56Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/934Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-11-07T15:39:56Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU |
title |
Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU |
spellingShingle |
Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU da Silva, Jefferson Ildefonso Formação de Pesquisadores Pós-graduação Ensino Superior |
title_short |
Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU |
title_full |
Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU |
title_fullStr |
Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU |
title_full_unstemmed |
Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU |
title_sort |
Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU |
author |
da Silva, Jefferson Ildefonso |
author_facet |
da Silva, Jefferson Ildefonso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Jefferson Ildefonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Pesquisadores Pós-graduação Ensino Superior |
topic |
Formação de Pesquisadores Pós-graduação Ensino Superior |
description |
Os programas de Mestrado tiveram significativo desenvolvimento nos últimos anos e têm mostrado sua grande contribuição na formação de profissionais qualificados capazes de conduzir, com competência, a pesquisa na áreas da Educação. A preocupação com essa qualificação levou os Programas de Mestrado a assumirem a tarefa de suplementar os conhecimentos mal adquiridos nos cursos de graduação. A atenção aos cursos e aos créditos, como etapa anterior ao trabalho de pesquisa da Dissertação, polarizou as preocupações tanto dos Programas como dos alunos. A organização curricular rígida, com disciplinas numerosas e variadas, foi imprimindo aos Programas o caráter de curso de aperfeiçoamento ou especialização. Os alunos se empenharam fortemente nos estudos exigidos pelos cursos, quase que esgotando neles as parcas reservadas de tempo e forças de que os professores podem dispor. [...] Palavras-chave: Formação de pesquisadores; Pós-graduação; Ensino Superior |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/934 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-934 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/934 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/934/848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Jefferson Ildefonso da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Jefferson Ildefonso da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 225-228 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355382160130048 |