Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Jefferson Ildefonso
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/934
Resumo: Os programas de Mestrado tiveram significativo desenvolvimento nos últimos anos e têm mostrado sua grande contribuição na formação de profissionais qualificados capazes de conduzir, com competência, a pesquisa na áreas da Educação. A preocupação com essa qualificação levou os Programas de Mestrado a assumirem a tarefa de suplementar os conhecimentos mal adquiridos nos cursos de graduação. A atenção aos cursos e aos créditos, como etapa anterior ao trabalho de pesquisa da Dissertação, polarizou as preocupações tanto dos Programas como dos alunos. A organização curricular rígida, com disciplinas numerosas e variadas, foi imprimindo aos Programas o caráter de curso de aperfeiçoamento ou especialização. Os alunos se empenharam fortemente nos estudos exigidos pelos cursos, quase que esgotando neles as parcas reservadas de tempo e forças de que os professores podem dispor. [...] Palavras-chave: Formação de pesquisadores; Pós-graduação; Ensino Superior
id UFU-2_473843f31053f8347a663732ffd93f89
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/934
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFUFormação de PesquisadoresPós-graduaçãoEnsino SuperiorOs programas de Mestrado tiveram significativo desenvolvimento nos últimos anos e têm mostrado sua grande contribuição na formação de profissionais qualificados capazes de conduzir, com competência, a pesquisa na áreas da Educação. A preocupação com essa qualificação levou os Programas de Mestrado a assumirem a tarefa de suplementar os conhecimentos mal adquiridos nos cursos de graduação. A atenção aos cursos e aos créditos, como etapa anterior ao trabalho de pesquisa da Dissertação, polarizou as preocupações tanto dos Programas como dos alunos. A organização curricular rígida, com disciplinas numerosas e variadas, foi imprimindo aos Programas o caráter de curso de aperfeiçoamento ou especialização. Os alunos se empenharam fortemente nos estudos exigidos pelos cursos, quase que esgotando neles as parcas reservadas de tempo e forças de que os professores podem dispor. [...] Palavras-chave: Formação de pesquisadores; Pós-graduação; Ensino SuperiorEDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/93410.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-934Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 225-2281982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/934/848Copyright (c) 2016 Jefferson Ildefonso da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Jefferson Ildefonso2022-11-07T15:39:56Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/934Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-11-07T15:39:56Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU
title Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU
spellingShingle Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU
da Silva, Jefferson Ildefonso
Formação de Pesquisadores
Pós-graduação
Ensino Superior
title_short Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU
title_full Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU
title_fullStr Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU
title_full_unstemmed Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU
title_sort Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU
author da Silva, Jefferson Ildefonso
author_facet da Silva, Jefferson Ildefonso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Jefferson Ildefonso
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Pesquisadores
Pós-graduação
Ensino Superior
topic Formação de Pesquisadores
Pós-graduação
Ensino Superior
description Os programas de Mestrado tiveram significativo desenvolvimento nos últimos anos e têm mostrado sua grande contribuição na formação de profissionais qualificados capazes de conduzir, com competência, a pesquisa na áreas da Educação. A preocupação com essa qualificação levou os Programas de Mestrado a assumirem a tarefa de suplementar os conhecimentos mal adquiridos nos cursos de graduação. A atenção aos cursos e aos créditos, como etapa anterior ao trabalho de pesquisa da Dissertação, polarizou as preocupações tanto dos Programas como dos alunos. A organização curricular rígida, com disciplinas numerosas e variadas, foi imprimindo aos Programas o caráter de curso de aperfeiçoamento ou especialização. Os alunos se empenharam fortemente nos estudos exigidos pelos cursos, quase que esgotando neles as parcas reservadas de tempo e forças de que os professores podem dispor. [...] Palavras-chave: Formação de pesquisadores; Pós-graduação; Ensino Superior
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/934
10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-934
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/934
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/934/848
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Jefferson Ildefonso da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Jefferson Ildefonso da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 225-228
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355382160130048