Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortunato, Ivan
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Araújo, Osmar Hélio Alves, Medeiros, Emerson Augusto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66173
Resumo: Resumo: Este artigo, escrito na forma de um ensaio, tem como objetivo traçar uma discussão a respeito de um binômio particular ao magistério: ofício ou vocação. Nossa pergunta chave é: seria a docência um exercício de vocação, baseado no dom de ensinar e no apreço pelas pessoas? Por meio de três princípios da e para a docência, produzimos um diálogo articulado entre as premissas mais gerais a respeito do trabalho docente e as reflexões originadas da experiência cotidiana como professores formadores. Ao final, esperamos destacar a complexidade da profissão que é ofício e vocação. Palavras-chave: Educação; Formação Docente; Ensino Delving into meanings of teaching from three principles Abstract: This paper, written as an essay, aims to outline a discussion about a particular binomial to the teaching profession: profession or calling. Our key question is: would teaching be an exercise of vocation, based on the gift of teaching and appreciation for people? Through three principles of and for teaching, we produced an articulated dialogue between the most general premises regarding teaching work and the reflections originated from the daily experience as teacher educators. In the end, we hope to highlight the complexity of the profession that is both profession and calling. Keywords: Education; Teacher Education; Teaching Profundizando en significados de la enseñanza desde tres principios Resumen: Este artículo, escrito en forma de ensayo, tiene como objetivo esbozar una discusión sobre un binomio particular a la profesión docente: oficio o vocación. Nuestra pregunta clave es: ¿sería la docencia un ejercicio de vocación, basado en el don de la enseñanza y el aprecio por las personas? A través de tres principios de y para la docencia, producimos un diálogo articulado entre los presupuestos más generales en torno al trabajo docente y las reflexiones originadas desde la experiencia cotidiana como formadores de docentes. Al final, esperamos resaltar la complejidad de la profesión que es a la vez oficio y vocación. Palabras clave: Educación; Formación de Profesores; Enseñanza Data de registro: 29/06/2022 Data de aceite: 26/10/2022
id UFU-2_55969d0facf7498060aac93208eee6c0
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/66173
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocaçãoEducaçãoEnsinoFormação DocenteResumo: Este artigo, escrito na forma de um ensaio, tem como objetivo traçar uma discussão a respeito de um binômio particular ao magistério: ofício ou vocação. Nossa pergunta chave é: seria a docência um exercício de vocação, baseado no dom de ensinar e no apreço pelas pessoas? Por meio de três princípios da e para a docência, produzimos um diálogo articulado entre as premissas mais gerais a respeito do trabalho docente e as reflexões originadas da experiência cotidiana como professores formadores. Ao final, esperamos destacar a complexidade da profissão que é ofício e vocação. Palavras-chave: Educação; Formação Docente; Ensino Delving into meanings of teaching from three principles Abstract: This paper, written as an essay, aims to outline a discussion about a particular binomial to the teaching profession: profession or calling. Our key question is: would teaching be an exercise of vocation, based on the gift of teaching and appreciation for people? Through three principles of and for teaching, we produced an articulated dialogue between the most general premises regarding teaching work and the reflections originated from the daily experience as teacher educators. In the end, we hope to highlight the complexity of the profession that is both profession and calling. Keywords: Education; Teacher Education; Teaching Profundizando en significados de la enseñanza desde tres principios Resumen: Este artículo, escrito en forma de ensayo, tiene como objetivo esbozar una discusión sobre un binomio particular a la profesión docente: oficio o vocación. Nuestra pregunta clave es: ¿sería la docencia un ejercicio de vocación, basado en el don de la enseñanza y el aprecio por las personas? A través de tres principios de y para la docencia, producimos un diálogo articulado entre los presupuestos más generales en torno al trabajo docente y las reflexiones originadas desde la experiencia cotidiana como formadores de docentes. Al final, esperamos resaltar la complejidad de la profesión que es a la vez oficio y vocación. Palabras clave: Educación; Formación de Profesores; Enseñanza Data de registro: 29/06/2022 Data de aceite: 26/10/2022EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2023-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6617310.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66173Educação e Filosofia; v. 37 n. 80 (2023); 875-8981982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66173/37294Copyright (c) 2023 Ivan Fortunato, Osmar Hélio Alves Araújo, Emerson Augusto de Medeiroshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFortunato, IvanAraújo, Osmar Hélio AlvesMedeiros, Emerson Augusto de2023-12-12T17:01:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/66173Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-12-12T17:01:18Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação
title Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação
spellingShingle Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação
Fortunato, Ivan
Educação
Ensino
Formação Docente
title_short Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação
title_full Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação
title_fullStr Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação
title_full_unstemmed Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação
title_sort Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação
author Fortunato, Ivan
author_facet Fortunato, Ivan
Araújo, Osmar Hélio Alves
Medeiros, Emerson Augusto de
author_role author
author2 Araújo, Osmar Hélio Alves
Medeiros, Emerson Augusto de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortunato, Ivan
Araújo, Osmar Hélio Alves
Medeiros, Emerson Augusto de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino
Formação Docente
topic Educação
Ensino
Formação Docente
description Resumo: Este artigo, escrito na forma de um ensaio, tem como objetivo traçar uma discussão a respeito de um binômio particular ao magistério: ofício ou vocação. Nossa pergunta chave é: seria a docência um exercício de vocação, baseado no dom de ensinar e no apreço pelas pessoas? Por meio de três princípios da e para a docência, produzimos um diálogo articulado entre as premissas mais gerais a respeito do trabalho docente e as reflexões originadas da experiência cotidiana como professores formadores. Ao final, esperamos destacar a complexidade da profissão que é ofício e vocação. Palavras-chave: Educação; Formação Docente; Ensino Delving into meanings of teaching from three principles Abstract: This paper, written as an essay, aims to outline a discussion about a particular binomial to the teaching profession: profession or calling. Our key question is: would teaching be an exercise of vocation, based on the gift of teaching and appreciation for people? Through three principles of and for teaching, we produced an articulated dialogue between the most general premises regarding teaching work and the reflections originated from the daily experience as teacher educators. In the end, we hope to highlight the complexity of the profession that is both profession and calling. Keywords: Education; Teacher Education; Teaching Profundizando en significados de la enseñanza desde tres principios Resumen: Este artículo, escrito en forma de ensayo, tiene como objetivo esbozar una discusión sobre un binomio particular a la profesión docente: oficio o vocación. Nuestra pregunta clave es: ¿sería la docencia un ejercicio de vocación, basado en el don de la enseñanza y el aprecio por las personas? A través de tres principios de y para la docencia, producimos un diálogo articulado entre los presupuestos más generales en torno al trabajo docente y las reflexiones originadas desde la experiencia cotidiana como formadores de docentes. Al final, esperamos resaltar la complejidad de la profesión que es a la vez oficio y vocación. Palabras clave: Educación; Formación de Profesores; Enseñanza Data de registro: 29/06/2022 Data de aceite: 26/10/2022
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66173
10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66173
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66173
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66173/37294
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ivan Fortunato, Osmar Hélio Alves Araújo, Emerson Augusto de Medeiros
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ivan Fortunato, Osmar Hélio Alves Araújo, Emerson Augusto de Medeiros
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 37 n. 80 (2023); 875-898
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207234365652992