Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66173 |
Resumo: | Resumo: Este artigo, escrito na forma de um ensaio, tem como objetivo traçar uma discussão a respeito de um binômio particular ao magistério: ofício ou vocação. Nossa pergunta chave é: seria a docência um exercício de vocação, baseado no dom de ensinar e no apreço pelas pessoas? Por meio de três princípios da e para a docência, produzimos um diálogo articulado entre as premissas mais gerais a respeito do trabalho docente e as reflexões originadas da experiência cotidiana como professores formadores. Ao final, esperamos destacar a complexidade da profissão que é ofício e vocação. Palavras-chave: Educação; Formação Docente; Ensino Delving into meanings of teaching from three principles Abstract: This paper, written as an essay, aims to outline a discussion about a particular binomial to the teaching profession: profession or calling. Our key question is: would teaching be an exercise of vocation, based on the gift of teaching and appreciation for people? Through three principles of and for teaching, we produced an articulated dialogue between the most general premises regarding teaching work and the reflections originated from the daily experience as teacher educators. In the end, we hope to highlight the complexity of the profession that is both profession and calling. Keywords: Education; Teacher Education; Teaching Profundizando en significados de la enseñanza desde tres principios Resumen: Este artículo, escrito en forma de ensayo, tiene como objetivo esbozar una discusión sobre un binomio particular a la profesión docente: oficio o vocación. Nuestra pregunta clave es: ¿sería la docencia un ejercicio de vocación, basado en el don de la enseñanza y el aprecio por las personas? A través de tres principios de y para la docencia, producimos un diálogo articulado entre los presupuestos más generales en torno al trabajo docente y las reflexiones originadas desde la experiencia cotidiana como formadores de docentes. Al final, esperamos resaltar la complejidad de la profesión que es a la vez oficio y vocación. Palabras clave: Educación; Formación de Profesores; Enseñanza Data de registro: 29/06/2022 Data de aceite: 26/10/2022 |
id |
UFU-2_55969d0facf7498060aac93208eee6c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/66173 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocaçãoEducaçãoEnsinoFormação DocenteResumo: Este artigo, escrito na forma de um ensaio, tem como objetivo traçar uma discussão a respeito de um binômio particular ao magistério: ofício ou vocação. Nossa pergunta chave é: seria a docência um exercício de vocação, baseado no dom de ensinar e no apreço pelas pessoas? Por meio de três princípios da e para a docência, produzimos um diálogo articulado entre as premissas mais gerais a respeito do trabalho docente e as reflexões originadas da experiência cotidiana como professores formadores. Ao final, esperamos destacar a complexidade da profissão que é ofício e vocação. Palavras-chave: Educação; Formação Docente; Ensino Delving into meanings of teaching from three principles Abstract: This paper, written as an essay, aims to outline a discussion about a particular binomial to the teaching profession: profession or calling. Our key question is: would teaching be an exercise of vocation, based on the gift of teaching and appreciation for people? Through three principles of and for teaching, we produced an articulated dialogue between the most general premises regarding teaching work and the reflections originated from the daily experience as teacher educators. In the end, we hope to highlight the complexity of the profession that is both profession and calling. Keywords: Education; Teacher Education; Teaching Profundizando en significados de la enseñanza desde tres principios Resumen: Este artículo, escrito en forma de ensayo, tiene como objetivo esbozar una discusión sobre un binomio particular a la profesión docente: oficio o vocación. Nuestra pregunta clave es: ¿sería la docencia un ejercicio de vocación, basado en el don de la enseñanza y el aprecio por las personas? A través de tres principios de y para la docencia, producimos un diálogo articulado entre los presupuestos más generales en torno al trabajo docente y las reflexiones originadas desde la experiencia cotidiana como formadores de docentes. Al final, esperamos resaltar la complejidad de la profesión que es a la vez oficio y vocación. Palabras clave: Educación; Formación de Profesores; Enseñanza Data de registro: 29/06/2022 Data de aceite: 26/10/2022EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2023-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6617310.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66173Educação e Filosofia; v. 37 n. 80 (2023); 875-8981982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66173/37294Copyright (c) 2023 Ivan Fortunato, Osmar Hélio Alves Araújo, Emerson Augusto de Medeiroshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFortunato, IvanAraújo, Osmar Hélio AlvesMedeiros, Emerson Augusto de2023-12-12T17:01:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/66173Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-12-12T17:01:18Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação |
title |
Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação |
spellingShingle |
Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação Fortunato, Ivan Educação Ensino Formação Docente |
title_short |
Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação |
title_full |
Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação |
title_fullStr |
Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação |
title_full_unstemmed |
Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação |
title_sort |
Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação |
author |
Fortunato, Ivan |
author_facet |
Fortunato, Ivan Araújo, Osmar Hélio Alves Medeiros, Emerson Augusto de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Osmar Hélio Alves Medeiros, Emerson Augusto de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortunato, Ivan Araújo, Osmar Hélio Alves Medeiros, Emerson Augusto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino Formação Docente |
topic |
Educação Ensino Formação Docente |
description |
Resumo: Este artigo, escrito na forma de um ensaio, tem como objetivo traçar uma discussão a respeito de um binômio particular ao magistério: ofício ou vocação. Nossa pergunta chave é: seria a docência um exercício de vocação, baseado no dom de ensinar e no apreço pelas pessoas? Por meio de três princípios da e para a docência, produzimos um diálogo articulado entre as premissas mais gerais a respeito do trabalho docente e as reflexões originadas da experiência cotidiana como professores formadores. Ao final, esperamos destacar a complexidade da profissão que é ofício e vocação. Palavras-chave: Educação; Formação Docente; Ensino Delving into meanings of teaching from three principles Abstract: This paper, written as an essay, aims to outline a discussion about a particular binomial to the teaching profession: profession or calling. Our key question is: would teaching be an exercise of vocation, based on the gift of teaching and appreciation for people? Through three principles of and for teaching, we produced an articulated dialogue between the most general premises regarding teaching work and the reflections originated from the daily experience as teacher educators. In the end, we hope to highlight the complexity of the profession that is both profession and calling. Keywords: Education; Teacher Education; Teaching Profundizando en significados de la enseñanza desde tres principios Resumen: Este artículo, escrito en forma de ensayo, tiene como objetivo esbozar una discusión sobre un binomio particular a la profesión docente: oficio o vocación. Nuestra pregunta clave es: ¿sería la docencia un ejercicio de vocación, basado en el don de la enseñanza y el aprecio por las personas? A través de tres principios de y para la docencia, producimos un diálogo articulado entre los presupuestos más generales en torno al trabajo docente y las reflexiones originadas desde la experiencia cotidiana como formadores de docentes. Al final, esperamos resaltar la complejidad de la profesión que es a la vez oficio y vocación. Palabras clave: Educación; Formación de Profesores; Enseñanza Data de registro: 29/06/2022 Data de aceite: 26/10/2022 |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66173 10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66173 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66173 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66173/37294 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ivan Fortunato, Osmar Hélio Alves Araújo, Emerson Augusto de Medeiros http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ivan Fortunato, Osmar Hélio Alves Araújo, Emerson Augusto de Medeiros http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 37 n. 80 (2023); 875-898 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207234365652992 |