A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/951 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo avaliar e descrever, no ensino formal, em condições rotineiras de uma escola pública de 1° grau, as reais possibilidades de introdução da Educação Ambiental - EA, como um projeto interdisciplinar envolvendo professores, profissionais administrativos, alunos e seus familiares. Em consonância com este objetivo maior, estabeleceu-se outro a respeito da intervenção pedagógica que privilegiou, entre outros temas possíveis, a coleta seletiva de lixo. Utilizando-se de uma análise descritiva dos procedimentos da pesquisa-ação, buscou-se avaliar a consecução e o alcance dos objetivos educacionais dessa intervenção, voltada para os objetivos da EA. Como hipótese tentou-se verificar a necessidade do coordenador de EA para a ocorrência de ganhos qualitativos no desenvolvimento de um programa interdisciplinar dessa natureza, A pesquisa demonstrou a comprovação dessa hipótese além dos ganhos com a ação-intervenção, principalmente em relação aos objetivos educacionais do trabalho de EA desenvolvido na Escola Estadual Joaquim Saraiva. Palavras-chave: Educação; Escolas públicas; Ensino formal. |
id |
UFU-2_8079a11ccb0d2c32aeca6ca134057454 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/951 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MGEducaçãoEscolas públicasEnsino formalEste trabalho teve como objetivo avaliar e descrever, no ensino formal, em condições rotineiras de uma escola pública de 1° grau, as reais possibilidades de introdução da Educação Ambiental - EA, como um projeto interdisciplinar envolvendo professores, profissionais administrativos, alunos e seus familiares. Em consonância com este objetivo maior, estabeleceu-se outro a respeito da intervenção pedagógica que privilegiou, entre outros temas possíveis, a coleta seletiva de lixo. Utilizando-se de uma análise descritiva dos procedimentos da pesquisa-ação, buscou-se avaliar a consecução e o alcance dos objetivos educacionais dessa intervenção, voltada para os objetivos da EA. Como hipótese tentou-se verificar a necessidade do coordenador de EA para a ocorrência de ganhos qualitativos no desenvolvimento de um programa interdisciplinar dessa natureza, A pesquisa demonstrou a comprovação dessa hipótese além dos ganhos com a ação-intervenção, principalmente em relação aos objetivos educacionais do trabalho de EA desenvolvido na Escola Estadual Joaquim Saraiva. Palavras-chave: Educação; Escolas públicas; Ensino formal.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/951Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 2901982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/951/862Copyright (c) 2016 Washington Luiz Assunçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssunção, Washington Luiz2023-07-03T11:54:45Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/951Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-03T11:54:45Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG |
title |
A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG |
spellingShingle |
A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG Assunção, Washington Luiz Educação Escolas públicas Ensino formal |
title_short |
A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG |
title_full |
A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG |
title_fullStr |
A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG |
title_sort |
A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG |
author |
Assunção, Washington Luiz |
author_facet |
Assunção, Washington Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assunção, Washington Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escolas públicas Ensino formal |
topic |
Educação Escolas públicas Ensino formal |
description |
Este trabalho teve como objetivo avaliar e descrever, no ensino formal, em condições rotineiras de uma escola pública de 1° grau, as reais possibilidades de introdução da Educação Ambiental - EA, como um projeto interdisciplinar envolvendo professores, profissionais administrativos, alunos e seus familiares. Em consonância com este objetivo maior, estabeleceu-se outro a respeito da intervenção pedagógica que privilegiou, entre outros temas possíveis, a coleta seletiva de lixo. Utilizando-se de uma análise descritiva dos procedimentos da pesquisa-ação, buscou-se avaliar a consecução e o alcance dos objetivos educacionais dessa intervenção, voltada para os objetivos da EA. Como hipótese tentou-se verificar a necessidade do coordenador de EA para a ocorrência de ganhos qualitativos no desenvolvimento de um programa interdisciplinar dessa natureza, A pesquisa demonstrou a comprovação dessa hipótese além dos ganhos com a ação-intervenção, principalmente em relação aos objetivos educacionais do trabalho de EA desenvolvido na Escola Estadual Joaquim Saraiva. Palavras-chave: Educação; Escolas públicas; Ensino formal. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/951 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/951/862 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Washington Luiz Assunção http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Washington Luiz Assunção http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 290 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207232217120768 |