Docência em filosofia: : pensando na prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14971 |
Resumo: | Docência em filosofia: pensando na prática Resumo: Este trabalho enfoca a temática pertinente ao ensino de filosofia pelo viés do exercício docente. Problematiza a prática de ensino de conteúdos filosóficos. Foi realizado sob as diretrizes da pesquisa filosófica. Baseou-se na literatura especializada da área, com foco naqueles trabalhos que abordam a problemática do ensino de Filosofia na Educação Básica. Propõe indicações para debate sobre a necessidade de se superar o cânone tradicional de pesquisa e ensino no âmbito do saber filosófico. Palavras-chave: Filosofia. Ensino. Prática. Abstract: This work focuses on the theme relevant to the teaching of Philosophy by the bias of the teaching exercise. It questions the practice of teaching of philosophical content. Was performed under the guidelines of philosophical inquiry. Based on the literature of the area, focusing on those works that address the problem of teaching Philosophy in Education. Proposed indications for debate on the need to overcome the traditional canon of research and teaching in the context of philosophical knowledge. Keywords: Philosophy. Education. Practice. Data de registro:23/04/2012 Data de aceite:03/10/2012 |
id |
UFU-2_91602b4626a59ed43a7f57ddca333334 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14971 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência em filosofia: : pensando na práticaFilosofia. Ensino. Prática.Docência em filosofia: pensando na prática Resumo: Este trabalho enfoca a temática pertinente ao ensino de filosofia pelo viés do exercício docente. Problematiza a prática de ensino de conteúdos filosóficos. Foi realizado sob as diretrizes da pesquisa filosófica. Baseou-se na literatura especializada da área, com foco naqueles trabalhos que abordam a problemática do ensino de Filosofia na Educação Básica. Propõe indicações para debate sobre a necessidade de se superar o cânone tradicional de pesquisa e ensino no âmbito do saber filosófico. Palavras-chave: Filosofia. Ensino. Prática. Abstract: This work focuses on the theme relevant to the teaching of Philosophy by the bias of the teaching exercise. It questions the practice of teaching of philosophical content. Was performed under the guidelines of philosophical inquiry. Based on the literature of the area, focusing on those works that address the problem of teaching Philosophy in Education. Proposed indications for debate on the need to overcome the traditional canon of research and teaching in the context of philosophical knowledge. Keywords: Philosophy. Education. Practice. Data de registro:23/04/2012 Data de aceite:03/10/2012 EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2013-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de Literatura, Pesquisa Filosófico-Conceitualapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1497110.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p525a538Educação e Filosofia; v. 27 n. 54 (2013): v.27 n.54 jul./dez. 2013; 525-5381982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14971/12699Copyright (c) 2016 Wilson Francisco Correiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Wilson Francisco2022-10-10T18:07:29Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14971Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-10T18:07:29Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência em filosofia: : pensando na prática |
title |
Docência em filosofia: : pensando na prática |
spellingShingle |
Docência em filosofia: : pensando na prática Correia, Wilson Francisco Filosofia. Ensino. Prática. |
title_short |
Docência em filosofia: : pensando na prática |
title_full |
Docência em filosofia: : pensando na prática |
title_fullStr |
Docência em filosofia: : pensando na prática |
title_full_unstemmed |
Docência em filosofia: : pensando na prática |
title_sort |
Docência em filosofia: : pensando na prática |
author |
Correia, Wilson Francisco |
author_facet |
Correia, Wilson Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Wilson Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia. Ensino. Prática. |
topic |
Filosofia. Ensino. Prática. |
description |
Docência em filosofia: pensando na prática Resumo: Este trabalho enfoca a temática pertinente ao ensino de filosofia pelo viés do exercício docente. Problematiza a prática de ensino de conteúdos filosóficos. Foi realizado sob as diretrizes da pesquisa filosófica. Baseou-se na literatura especializada da área, com foco naqueles trabalhos que abordam a problemática do ensino de Filosofia na Educação Básica. Propõe indicações para debate sobre a necessidade de se superar o cânone tradicional de pesquisa e ensino no âmbito do saber filosófico. Palavras-chave: Filosofia. Ensino. Prática. Abstract: This work focuses on the theme relevant to the teaching of Philosophy by the bias of the teaching exercise. It questions the practice of teaching of philosophical content. Was performed under the guidelines of philosophical inquiry. Based on the literature of the area, focusing on those works that address the problem of teaching Philosophy in Education. Proposed indications for debate on the need to overcome the traditional canon of research and teaching in the context of philosophical knowledge. Keywords: Philosophy. Education. Practice. Data de registro:23/04/2012 Data de aceite:03/10/2012 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Revisão de Literatura, Pesquisa Filosófico-Conceitual |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14971 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p525a538 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14971 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p525a538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14971/12699 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Wilson Francisco Correia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Wilson Francisco Correia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 27 n. 54 (2013): v.27 n.54 jul./dez. 2013; 525-538 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355383653302272 |