Docência em filosofia: : pensando na prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Wilson Francisco
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14971
Resumo: Docência em filosofia: pensando na prática Resumo: Este trabalho enfoca a temática pertinente ao ensino de filosofia pelo viés do exercício docente. Problematiza a prática de ensino de conteúdos filosóficos. Foi realizado sob as diretrizes da pesquisa filosófica. Baseou-se na literatura especializada da área, com foco naqueles trabalhos que abordam a problemática do ensino de Filosofia na Educação Básica. Propõe indicações para debate sobre a necessidade de se superar o cânone tradicional de pesquisa e ensino no âmbito do saber filosófico. Palavras-chave: Filosofia. Ensino. Prática. Abstract: This work focuses on the theme relevant to the teaching of Philosophy by the bias of the teaching exercise. It questions the practice of teaching of philosophical content. Was performed under the guidelines of philosophical inquiry. Based on the literature of the area, focusing on those works that address the problem of teaching Philosophy in Education. Proposed indications for debate on the need to overcome the traditional canon of research and teaching in the context of philosophical knowledge. Keywords: Philosophy. Education. Practice. Data de registro:23/04/2012 Data de aceite:03/10/2012  
id UFU-2_91602b4626a59ed43a7f57ddca333334
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14971
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Docência em filosofia: : pensando na práticaFilosofia. Ensino. Prática.Docência em filosofia: pensando na prática Resumo: Este trabalho enfoca a temática pertinente ao ensino de filosofia pelo viés do exercício docente. Problematiza a prática de ensino de conteúdos filosóficos. Foi realizado sob as diretrizes da pesquisa filosófica. Baseou-se na literatura especializada da área, com foco naqueles trabalhos que abordam a problemática do ensino de Filosofia na Educação Básica. Propõe indicações para debate sobre a necessidade de se superar o cânone tradicional de pesquisa e ensino no âmbito do saber filosófico. Palavras-chave: Filosofia. Ensino. Prática. Abstract: This work focuses on the theme relevant to the teaching of Philosophy by the bias of the teaching exercise. It questions the practice of teaching of philosophical content. Was performed under the guidelines of philosophical inquiry. Based on the literature of the area, focusing on those works that address the problem of teaching Philosophy in Education. Proposed indications for debate on the need to overcome the traditional canon of research and teaching in the context of philosophical knowledge. Keywords: Philosophy. Education. Practice. Data de registro:23/04/2012 Data de aceite:03/10/2012  EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2013-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de Literatura, Pesquisa Filosófico-Conceitualapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1497110.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p525a538Educação e Filosofia; v. 27 n. 54 (2013): v.27 n.54 jul./dez. 2013; 525-5381982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14971/12699Copyright (c) 2016 Wilson Francisco Correiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Wilson Francisco2022-10-10T18:07:29Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14971Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-10T18:07:29Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência em filosofia: : pensando na prática
title Docência em filosofia: : pensando na prática
spellingShingle Docência em filosofia: : pensando na prática
Correia, Wilson Francisco
Filosofia. Ensino. Prática.
title_short Docência em filosofia: : pensando na prática
title_full Docência em filosofia: : pensando na prática
title_fullStr Docência em filosofia: : pensando na prática
title_full_unstemmed Docência em filosofia: : pensando na prática
title_sort Docência em filosofia: : pensando na prática
author Correia, Wilson Francisco
author_facet Correia, Wilson Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Wilson Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia. Ensino. Prática.
topic Filosofia. Ensino. Prática.
description Docência em filosofia: pensando na prática Resumo: Este trabalho enfoca a temática pertinente ao ensino de filosofia pelo viés do exercício docente. Problematiza a prática de ensino de conteúdos filosóficos. Foi realizado sob as diretrizes da pesquisa filosófica. Baseou-se na literatura especializada da área, com foco naqueles trabalhos que abordam a problemática do ensino de Filosofia na Educação Básica. Propõe indicações para debate sobre a necessidade de se superar o cânone tradicional de pesquisa e ensino no âmbito do saber filosófico. Palavras-chave: Filosofia. Ensino. Prática. Abstract: This work focuses on the theme relevant to the teaching of Philosophy by the bias of the teaching exercise. It questions the practice of teaching of philosophical content. Was performed under the guidelines of philosophical inquiry. Based on the literature of the area, focusing on those works that address the problem of teaching Philosophy in Education. Proposed indications for debate on the need to overcome the traditional canon of research and teaching in the context of philosophical knowledge. Keywords: Philosophy. Education. Practice. Data de registro:23/04/2012 Data de aceite:03/10/2012  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Revisão de Literatura, Pesquisa Filosófico-Conceitual
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14971
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p525a538
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14971
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p525a538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14971/12699
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Wilson Francisco Correia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Wilson Francisco Correia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 27 n. 54 (2013): v.27 n.54 jul./dez. 2013; 525-538
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355383653302272