Da metáfora como mediação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Thiago
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26237
Resumo: *Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador dos cursos de Especialização (Lato Sensu) em História do Pensamento Político e Social; e Filosofia Contemporânea pela mesma instituição. Da metáfora como mediação pedagógicaResumo: O presente estudo visa ressaltar o papel da imagem como elemento mediador no processo de aprendizagem. É um pressuposto necessário a esta reflexão: o desequilíbrio existente entre a supervalorização dos aspectos lógico-racionais em detrimento de uma educação fundada na intuição e na espontaneidade, para isso é preciso, portanto, resgatar essa dimensão negligenciada; para tanto, uma postura problematizadora (antidogmatizante) se impõe; o que nos lança numa pedagogia centrada na (inter)subjetividade que resgata a dimensão patológica implicada no processo educacional.Palavras-chave: Páthos-filosófico. Lógos-racional. Antidogmatismo. Imagem.Subjetividade.Da metáfora como mediação pedagógicaAbstract: This study aims to highlight the role of the image as a mediating element in the learning process. Presupposition is required for this reflection: the imbalance between the overvaluation of logical-rational aspects at the expense of an education founded on intuition and spontaneity, it is therefore necessary to rescue this neglected dimension; for both, a based problem approach (no-dogmatism) is required; which places us in a centered pedagogy (between) subjectivities, which rescues the pathological dimension involved in the educational process.Keywords: Philosophical-pathos. Rational-logos. No-dogmatism. Picture. Subjectivity.Data de registro: 11/04/2014Data de aceite: 17/12/2014Referências:ALMEIDA, D. D. M. de. Subjetividade e discurso da qualidade educacional: contra a difamação do docente. Revista do COGEIME, Piracicaba, v. 14, n. 26, p. 95-105, Jun. 2005.BORGES, J. L. O fazedor. Tradução de Rolando Roque da Silva. 4. ed., São Paulo: Globo, 1987.CERLETI, A. A. Ensinar filosofia: da pergunta filosófica à proposta metodológica. In: KOHAN, W. O. (Org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.DIAS, R. M. Cultura e educação no pensamento de Nietzsche. Impulso, Piracicaba, v. 12, n. 28, p. 33-40, Jul. 2001.FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996. (Col. Leitura)._______. Pedagogia do oprimido. 17. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GENTIL, H. S. Para uma poética da modernidade: uma aproximação à arte do romance em Temps et Récit de Paul Ricoeur. São Paulo: Edições Loyola, 2004.KANT. I. Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Introdução e notas de Alexandre Fradique Morujão. 5. ed., Lisboa: Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.LORIERI, M. Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.MACHADO, R. Nietzsche e a verdade. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.MOUTINHO, L. D. S. Sartre: existencialismo e liberdade. São Paulo: Moderna Editora, 1995._______. Sartre: psicologia e fenomenologia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia no espírito da música. Tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. 2. ed., São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores).______. Schopenhauer como educador. In: ______. Considerações extemporâneas. Tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. 2. ed., São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores).______. A gaia ciência. Tradução e notas de Paulo César de Souza. SãoPaulo: Companhia das Letras, 2001.______. Sobre a verdade e a mentira no sentido extra-moral. Tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. 2. ed., São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores).PAIVA, R. Subjetividade e imagem: a literatura como horizonte da Filosofia em Henri Bergson. São Paulo: Associação Editorial Humanitas; Fapesp, 2005.PORCHAT, O. P. O conflito das filosofias. In: ______. A filosofia e a visão comum do mundo. São Paulo: Brasiliense, 1983.PORTA, M. A. G. A filosofia a partir de seus problemas. São Paulo: Edições Loyola, 2003.RICOEUR, P. Tempo e narrativa. Tradução de Claudia Berliner. WMF Martins Fontes, 2011. v. 3._________. Metáfora viva. São Paulo: Edições Loyola, 2005. RODRIGO, L. M. Filosofia em sala de aula: teorias e práticas para o ensino médio. São Paulo: Escritores Associados, 2009. (Col. Formação de Professores).SAINT-SERNIN, B. Philosophie et fiction. Temps Modernes - n. 531-3, Oct./Dec., 1990.SILVA, F. L. e. Ética e literatura em Sartre: ensaios introdutórios. São Paulo: Editora UNESP, 2004.SARTRE, J. P. Uma idéia fundamental da fenomenologia de Husserl: a intencionalidade. In: ______. Situações I. Tradução de Cristina Prado. Prefácio de Bento Prado Jr. São Paulo: Cosac Naif, 2005._______. Une idée fondamentale de la phénomenologie de Husserl: l'intentionalité. In: ______. La transcendance de l'ego. Paris: Vrin, 2003._______. A transcendência do ego. Seguido de consciência de si e conhecimento de si. Tradução e introdução de Pedro M. S. Alves. Lisboa: Edições Colibri, 1994._______. La transcendance de l'ego. Paris: Vrin, 2003._______. A imaginação. Tradução e notas de Vergílio Ferreira; Sel. José Américo Motta Pessanha. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores)._______. O imaginário. Tradução de Duda Machado. São Paulo: Ática, 1992.SAVIANI, D. Escola e democracia. 41. ed. revista. Campinas: Autores Associados, 2009.TORRES FILHO, R. R. Ensaios de filosofia ilustrada. São Paulo: Iluminuras, 2004.
id UFU-2_a5add7f46a77d26d03de38e6565eb1db
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26237
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Da metáfora como mediação pedagógicaPáthos-filosófico. Lógos-racional. Antidogmatismo. Im­agem. Subjetividade.*Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador dos cursos de Especialização (Lato Sensu) em História do Pensamento Político e Social; e Filosofia Contemporânea pela mesma instituição. Da metáfora como mediação pedagógicaResumo: O presente estudo visa ressaltar o papel da imagem como elemento mediador no processo de aprendizagem. É um pressuposto necessário a esta reflexão: o desequilíbrio existente entre a supervalorização dos aspectos lógico-racionais em detrimento de uma educação fundada na intuição e na espontaneidade, para isso é preciso, portanto, resgatar essa dimensão negligenciada; para tanto, uma postura problematizadora (antidogmatizante) se impõe; o que nos lança numa pedagogia centrada na (inter)subjetividade que resgata a dimensão patológica implicada no processo educacional.Palavras-chave: Páthos-filosófico. Lógos-racional. Antidogmatismo. Imagem.Subjetividade.Da metáfora como mediação pedagógicaAbstract: This study aims to highlight the role of the image as a mediating element in the learning process. Presupposition is required for this reflection: the imbalance between the overvaluation of logical-rational aspects at the expense of an education founded on intuition and spontaneity, it is therefore necessary to rescue this neglected dimension; for both, a based problem approach (no-dogmatism) is required; which places us in a centered pedagogy (between) subjectivities, which rescues the pathological dimension involved in the educational process.Keywords: Philosophical-pathos. Rational-logos. No-dogmatism. Picture. Subjectivity.Data de registro: 11/04/2014Data de aceite: 17/12/2014Referências:ALMEIDA, D. D. M. de. Subjetividade e discurso da qualidade educacional: contra a difamação do docente. Revista do COGEIME, Piracicaba, v. 14, n. 26, p. 95-105, Jun. 2005.BORGES, J. L. O fazedor. Tradução de Rolando Roque da Silva. 4. ed., São Paulo: Globo, 1987.CERLETI, A. A. Ensinar filosofia: da pergunta filosófica à proposta metodológica. In: KOHAN, W. O. (Org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.DIAS, R. M. Cultura e educação no pensamento de Nietzsche. Impulso, Piracicaba, v. 12, n. 28, p. 33-40, Jul. 2001.FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996. (Col. Leitura)._______. Pedagogia do oprimido. 17. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GENTIL, H. S. Para uma poética da modernidade: uma aproximação à arte do romance em Temps et Récit de Paul Ricoeur. São Paulo: Edições Loyola, 2004.KANT. I. Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Introdução e notas de Alexandre Fradique Morujão. 5. ed., Lisboa: Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.LORIERI, M. Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.MACHADO, R. Nietzsche e a verdade. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.MOUTINHO, L. D. S. Sartre: existencialismo e liberdade. São Paulo: Moderna Editora, 1995._______. Sartre: psicologia e fenomenologia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia no espírito da música. Tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. 2. ed., São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores).______. Schopenhauer como educador. In: ______. Considerações extemporâneas. Tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. 2. ed., São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores).______. A gaia ciência. Tradução e notas de Paulo César de Souza. SãoPaulo: Companhia das Letras, 2001.______. Sobre a verdade e a mentira no sentido extra-moral. Tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. 2. ed., São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores).PAIVA, R. Subjetividade e imagem: a literatura como horizonte da Filosofia em Henri Bergson. São Paulo: Associação Editorial Humanitas; Fapesp, 2005.PORCHAT, O. P. O conflito das filosofias. In: ______. A filosofia e a visão comum do mundo. São Paulo: Brasiliense, 1983.PORTA, M. A. G. A filosofia a partir de seus problemas. São Paulo: Edições Loyola, 2003.RICOEUR, P. Tempo e narrativa. Tradução de Claudia Berliner. WMF Martins Fontes, 2011. v. 3._________. Metáfora viva. São Paulo: Edições Loyola, 2005. RODRIGO, L. M. Filosofia em sala de aula: teorias e práticas para o ensino médio. São Paulo: Escritores Associados, 2009. (Col. Formação de Professores).SAINT-SERNIN, B. Philosophie et fiction. Temps Modernes - n. 531-3, Oct./Dec., 1990.SILVA, F. L. e. Ética e literatura em Sartre: ensaios introdutórios. São Paulo: Editora UNESP, 2004.SARTRE, J. P. Uma idéia fundamental da fenomenologia de Husserl: a intencionalidade. In: ______. Situações I. Tradução de Cristina Prado. Prefácio de Bento Prado Jr. São Paulo: Cosac Naif, 2005._______. Une idée fondamentale de la phénomenologie de Husserl: l'intentionalité. In: ______. La transcendance de l'ego. Paris: Vrin, 2003._______. A transcendência do ego. Seguido de consciência de si e conhecimento de si. Tradução e introdução de Pedro M. S. Alves. Lisboa: Edições Colibri, 1994._______. La transcendance de l'ego. Paris: Vrin, 2003._______. A imaginação. Tradução e notas de Vergílio Ferreira; Sel. José Américo Motta Pessanha. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores)._______. O imaginário. Tradução de Duda Machado. São Paulo: Ática, 1992.SAVIANI, D. Escola e democracia. 41. ed. revista. Campinas: Autores Associados, 2009.TORRES FILHO, R. R. Ensaios de filosofia ilustrada. São Paulo: Iluminuras, 2004.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2623710.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p687a701Educação e Filosofia; v. 29 n. 58 (2015): v.29 n.58 jul./dez. 2015; 687-7011982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26237/18040Copyright (c) 2016 Thiago Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Thiago2021-03-30T16:36:51Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26237Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:36:51Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Da metáfora como mediação pedagógica
title Da metáfora como mediação pedagógica
spellingShingle Da metáfora como mediação pedagógica
Rodrigues, Thiago
Páthos-filosófico. Lógos-racional. Antidogmatismo. Im­agem. Subjetividade.
title_short Da metáfora como mediação pedagógica
title_full Da metáfora como mediação pedagógica
title_fullStr Da metáfora como mediação pedagógica
title_full_unstemmed Da metáfora como mediação pedagógica
title_sort Da metáfora como mediação pedagógica
author Rodrigues, Thiago
author_facet Rodrigues, Thiago
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Páthos-filosófico. Lógos-racional. Antidogmatismo. Im­agem. Subjetividade.
topic Páthos-filosófico. Lógos-racional. Antidogmatismo. Im­agem. Subjetividade.
description *Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador dos cursos de Especialização (Lato Sensu) em História do Pensamento Político e Social; e Filosofia Contemporânea pela mesma instituição. Da metáfora como mediação pedagógicaResumo: O presente estudo visa ressaltar o papel da imagem como elemento mediador no processo de aprendizagem. É um pressuposto necessário a esta reflexão: o desequilíbrio existente entre a supervalorização dos aspectos lógico-racionais em detrimento de uma educação fundada na intuição e na espontaneidade, para isso é preciso, portanto, resgatar essa dimensão negligenciada; para tanto, uma postura problematizadora (antidogmatizante) se impõe; o que nos lança numa pedagogia centrada na (inter)subjetividade que resgata a dimensão patológica implicada no processo educacional.Palavras-chave: Páthos-filosófico. Lógos-racional. Antidogmatismo. Imagem.Subjetividade.Da metáfora como mediação pedagógicaAbstract: This study aims to highlight the role of the image as a mediating element in the learning process. Presupposition is required for this reflection: the imbalance between the overvaluation of logical-rational aspects at the expense of an education founded on intuition and spontaneity, it is therefore necessary to rescue this neglected dimension; for both, a based problem approach (no-dogmatism) is required; which places us in a centered pedagogy (between) subjectivities, which rescues the pathological dimension involved in the educational process.Keywords: Philosophical-pathos. Rational-logos. No-dogmatism. Picture. Subjectivity.Data de registro: 11/04/2014Data de aceite: 17/12/2014Referências:ALMEIDA, D. D. M. de. Subjetividade e discurso da qualidade educacional: contra a difamação do docente. Revista do COGEIME, Piracicaba, v. 14, n. 26, p. 95-105, Jun. 2005.BORGES, J. L. O fazedor. Tradução de Rolando Roque da Silva. 4. ed., São Paulo: Globo, 1987.CERLETI, A. A. Ensinar filosofia: da pergunta filosófica à proposta metodológica. In: KOHAN, W. O. (Org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.DIAS, R. M. Cultura e educação no pensamento de Nietzsche. Impulso, Piracicaba, v. 12, n. 28, p. 33-40, Jul. 2001.FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996. (Col. Leitura)._______. Pedagogia do oprimido. 17. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GENTIL, H. S. Para uma poética da modernidade: uma aproximação à arte do romance em Temps et Récit de Paul Ricoeur. São Paulo: Edições Loyola, 2004.KANT. I. Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Introdução e notas de Alexandre Fradique Morujão. 5. ed., Lisboa: Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.LORIERI, M. Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.MACHADO, R. Nietzsche e a verdade. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.MOUTINHO, L. D. S. Sartre: existencialismo e liberdade. São Paulo: Moderna Editora, 1995._______. Sartre: psicologia e fenomenologia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia no espírito da música. Tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. 2. ed., São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores).______. Schopenhauer como educador. In: ______. Considerações extemporâneas. Tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. 2. ed., São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores).______. A gaia ciência. Tradução e notas de Paulo César de Souza. SãoPaulo: Companhia das Letras, 2001.______. Sobre a verdade e a mentira no sentido extra-moral. Tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. 2. ed., São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores).PAIVA, R. Subjetividade e imagem: a literatura como horizonte da Filosofia em Henri Bergson. São Paulo: Associação Editorial Humanitas; Fapesp, 2005.PORCHAT, O. P. O conflito das filosofias. In: ______. A filosofia e a visão comum do mundo. São Paulo: Brasiliense, 1983.PORTA, M. A. G. A filosofia a partir de seus problemas. São Paulo: Edições Loyola, 2003.RICOEUR, P. Tempo e narrativa. Tradução de Claudia Berliner. WMF Martins Fontes, 2011. v. 3._________. Metáfora viva. São Paulo: Edições Loyola, 2005. RODRIGO, L. M. Filosofia em sala de aula: teorias e práticas para o ensino médio. São Paulo: Escritores Associados, 2009. (Col. Formação de Professores).SAINT-SERNIN, B. Philosophie et fiction. Temps Modernes - n. 531-3, Oct./Dec., 1990.SILVA, F. L. e. Ética e literatura em Sartre: ensaios introdutórios. São Paulo: Editora UNESP, 2004.SARTRE, J. P. Uma idéia fundamental da fenomenologia de Husserl: a intencionalidade. In: ______. Situações I. Tradução de Cristina Prado. Prefácio de Bento Prado Jr. São Paulo: Cosac Naif, 2005._______. Une idée fondamentale de la phénomenologie de Husserl: l'intentionalité. In: ______. La transcendance de l'ego. Paris: Vrin, 2003._______. A transcendência do ego. Seguido de consciência de si e conhecimento de si. Tradução e introdução de Pedro M. S. Alves. Lisboa: Edições Colibri, 1994._______. La transcendance de l'ego. Paris: Vrin, 2003._______. A imaginação. Tradução e notas de Vergílio Ferreira; Sel. José Américo Motta Pessanha. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores)._______. O imaginário. Tradução de Duda Machado. São Paulo: Ática, 1992.SAVIANI, D. Escola e democracia. 41. ed. revista. Campinas: Autores Associados, 2009.TORRES FILHO, R. R. Ensaios de filosofia ilustrada. São Paulo: Iluminuras, 2004.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26237
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p687a701
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26237
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p687a701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26237/18040
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Thiago Rodrigues
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Thiago Rodrigues
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 29 n. 58 (2015): v.29 n.58 jul./dez. 2015; 687-701
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355381799419904